Dissertação

Antígonas possíveis: dramaturgias na sala de aula como experiências de convívio

Quantas “Antígonas” são necessárias para a autoconstrução do ser-humano? Do docente? Do pesquisador? Do estudante? Quais as possibilidades de exercitar a criação poética e crítica a partir da construção de uma dramaturgia baseada no convívio e na troca de experiências pessoais socializadas em sala d...

ver descrição completa

Autor principal: Martins, Paulo de Queiroz
Outros Autores: https://lattes.cnpq.br/9255147873411623
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2023
Assuntos:
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9483
id oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-9483
recordtype dspace
spelling oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-94832023-07-18T05:04:08Z Antígonas possíveis: dramaturgias na sala de aula como experiências de convívio Martins, Paulo de Queiroz Santos, Eneila Almeida dos https://lattes.cnpq.br/9255147873411623 http://lattes.cnpq.br/8047829434629710 Barros, Rosemara Staub de Pozzetti, Gislaine Regina Teatro - Estudo e ensino Teatro escolar LINGUISTICA, LETRAS E ARTES Dramaturgia Convívio Ensino de Teatro Experiência Quantas “Antígonas” são necessárias para a autoconstrução do ser-humano? Do docente? Do pesquisador? Do estudante? Quais as possibilidades de exercitar a criação poética e crítica a partir da construção de uma dramaturgia baseada no convívio e na troca de experiências pessoais socializadas em sala de aula? O presente trabalho, pretende buscar as respostas a estas perguntas e organizá-las como uma metodologia de ensino de dramaturgia para os Anos Finais do Ensino Fundamental. Para alcançar tal objetivo partirei de minhas experiências pessoais de autoconstrução, em convívio, relacionando-as aos conceitos propostos por Dubatti e Bondía. Paralelamente, descreverei as experiências em sala de aula com duas turmas do 9º ano do ensino fundamental, durante o percurso de experimentação da proposta metodológica sob minha mediação. A pesquisa foi afetada pelo período pandêmico no qual o tecnovívio substituiu o convívio trazendo consequências que serão apontadas devido à sua relevância dentro do processo. How many “Antigones” are necessary for the self-construction of the human being? Of the teacher? Of the researcher? Of the student? What are the possibilities of exercising poetic and critical creation from the construction of a dramaturgy based on living together and exchanging personal experiences socialized in the classroom? The present work intends to seek the answers to these questions and organize them as a dramaturgy teaching methodology for the Final Years of Elementary School. To achieve this objective, I will start from my personal experiences of self-construction, in conviviality, relating them to the concepts proposed by Dubatti and Bondía. At the same time, I will describe the experiences in the classroom with two classes of the 9th grade of elementary school, during the period of experimentation with the methodological proposal under my mediation. The research was affected by the pandemic period in which techno-living replaced conviviality, bringing consequences that will be pointed out due to its relevance within the process. CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior 2023-07-17T15:11:00Z 2023-02-15 Dissertação MARTINS, Paulo de Queiroz. Antígonas possíveis : dramaturgias na sala de aula como experiências de convívio. 2023. 158 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Faculdade de Artes - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2023. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9483 por Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Artes Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Artes
institution TEDE - Universidade Federal do Amazonas
collection TEDE-UFAM
language por
topic Teatro - Estudo e ensino
Teatro escolar
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Dramaturgia
Convívio
Ensino de Teatro
Experiência
spellingShingle Teatro - Estudo e ensino
Teatro escolar
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Dramaturgia
Convívio
Ensino de Teatro
Experiência
Martins, Paulo de Queiroz
Antígonas possíveis: dramaturgias na sala de aula como experiências de convívio
topic_facet Teatro - Estudo e ensino
Teatro escolar
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Dramaturgia
Convívio
Ensino de Teatro
Experiência
description Quantas “Antígonas” são necessárias para a autoconstrução do ser-humano? Do docente? Do pesquisador? Do estudante? Quais as possibilidades de exercitar a criação poética e crítica a partir da construção de uma dramaturgia baseada no convívio e na troca de experiências pessoais socializadas em sala de aula? O presente trabalho, pretende buscar as respostas a estas perguntas e organizá-las como uma metodologia de ensino de dramaturgia para os Anos Finais do Ensino Fundamental. Para alcançar tal objetivo partirei de minhas experiências pessoais de autoconstrução, em convívio, relacionando-as aos conceitos propostos por Dubatti e Bondía. Paralelamente, descreverei as experiências em sala de aula com duas turmas do 9º ano do ensino fundamental, durante o percurso de experimentação da proposta metodológica sob minha mediação. A pesquisa foi afetada pelo período pandêmico no qual o tecnovívio substituiu o convívio trazendo consequências que serão apontadas devido à sua relevância dentro do processo.
author_additional Santos, Eneila Almeida dos
author_additionalStr Santos, Eneila Almeida dos
format Dissertação
author Martins, Paulo de Queiroz
author2 https://lattes.cnpq.br/9255147873411623
author2Str https://lattes.cnpq.br/9255147873411623
title Antígonas possíveis: dramaturgias na sala de aula como experiências de convívio
title_short Antígonas possíveis: dramaturgias na sala de aula como experiências de convívio
title_full Antígonas possíveis: dramaturgias na sala de aula como experiências de convívio
title_fullStr Antígonas possíveis: dramaturgias na sala de aula como experiências de convívio
title_full_unstemmed Antígonas possíveis: dramaturgias na sala de aula como experiências de convívio
title_sort antígonas possíveis: dramaturgias na sala de aula como experiências de convívio
publisher Universidade Federal do Amazonas
publishDate 2023
url https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9483
_version_ 1831970187311579136
score 11.753735