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Dissertação
Multiculturalismo e práxis pedagógica na escola pública
A presente Dissertação, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Área de Concentração – Processos Educativos e Identidades Amazônicas, apresenta o resultado do projeto de pesquisa intitulado Multiculturalismo e Práxis Pedagógica na Escola Públ...
Autor principal: | Pantoja, Nilce Cleide Ribeiro |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/8138198900617461, https://orcid.org/0000-0001-6985-1215 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2023
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9525 |
Resumo: |
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A presente Dissertação, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da
Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Área de Concentração – Processos
Educativos e Identidades Amazônicas, apresenta o resultado do projeto de pesquisa
intitulado Multiculturalismo e Práxis Pedagógica na Escola Pública que teve como
questão central: Como as práxis pedagógicas dos/as professores/as estão sendo
desenvolvidas frente a diversidade multicultural dos alunos na escola pública? Definiu-se como
objetivo geral: Analisar o contexto da escola pública, enfocando as práxis
pedagógicas pelo viés do multiculturalismo. Para responder a este objetivo, o trabalho foi
dividido em três seções, no qual cada uma corresponde aos seguintes objetivos
específicos: Analisar o papel do/a professor/a perante o multiculturalismo no contexto
escolar; identificar a existência de projetos pedagógicos com enfoque na
multiculturalidade; verificar outras formas e expressões do saber na escola pública no
cenário multicultural. A metodologia utilizada, quanto à abordagem, foi a qualitativa de
natureza analítica e método Hermenêutico-Dialético. O local da pesquisa foi a Escola
Estadual Luiz Vaz de Camões na cidade de Manaus-AM. A análise articulou-se ao longo
do texto, considerando o multiculturalismo e as práxis pedagógicas na realidade dos/as
alunos/as imigrantes. Nessa perspectiva, evidenciamos a necessidade de uma atenção à
multiculturalidade na escola pública, na qual destacamos os avanços e os retrocessos
nesse âmbito escolar. No campo pedagógico, às ações de formação sobre o
multiculturalismo ainda são muito incipientes, visto, que há uma grande ausência de ações
deste tipo no ensino-aprendizagem. Portanto, a pesquisa trouxe contribuições para as
práxis pedagógicas no âmbito escolar público na perspectiva do multiculturalismo
apontando um suporte teórico/prático a Pedagogia dos Multiletramentos para reconhecer e
potencializar a diversidade cultural do alunado imigrante |