/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Dissertação
Multiculturalismo e práxis pedagógica na escola pública
A presente Dissertação, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Área de Concentração – Processos Educativos e Identidades Amazônicas, apresenta o resultado do projeto de pesquisa intitulado Multiculturalismo e Práxis Pedagógica na Escola Públ...
Autor principal: | Pantoja, Nilce Cleide Ribeiro |
---|---|
Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/8138198900617461, https://orcid.org/0000-0001-6985-1215 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2023
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9525 |
id |
oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-9525 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-95252023-08-01T05:03:41Z Multiculturalismo e práxis pedagógica na escola pública Pantoja, Nilce Cleide Ribeiro Weigel, Valéria Augusta Cerqueira de Medeiros http://lattes.cnpq.br/8138198900617461 http://lattes.cnpq.br/6273580825792084 Ribeiro, Maria do Perpetuo Socorro Nobrega http://lattes.cnpq.br/3174564469084599 Silva, Camila Ferreira da http://lattes.cnpq.br/3520518346076110 https://orcid.org/0000-0001-6985-1215 Multiculturalismo - Educação - Amazonas Pluralismo cultural - Educação - Amazonas Escolas públicas - Amazonas CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO Escola Pública Práxis Pedagógicas Multiculturalismo Alunado Imigrante A presente Dissertação, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Área de Concentração – Processos Educativos e Identidades Amazônicas, apresenta o resultado do projeto de pesquisa intitulado Multiculturalismo e Práxis Pedagógica na Escola Pública que teve como questão central: Como as práxis pedagógicas dos/as professores/as estão sendo desenvolvidas frente a diversidade multicultural dos alunos na escola pública? Definiu-se como objetivo geral: Analisar o contexto da escola pública, enfocando as práxis pedagógicas pelo viés do multiculturalismo. Para responder a este objetivo, o trabalho foi dividido em três seções, no qual cada uma corresponde aos seguintes objetivos específicos: Analisar o papel do/a professor/a perante o multiculturalismo no contexto escolar; identificar a existência de projetos pedagógicos com enfoque na multiculturalidade; verificar outras formas e expressões do saber na escola pública no cenário multicultural. A metodologia utilizada, quanto à abordagem, foi a qualitativa de natureza analítica e método Hermenêutico-Dialético. O local da pesquisa foi a Escola Estadual Luiz Vaz de Camões na cidade de Manaus-AM. A análise articulou-se ao longo do texto, considerando o multiculturalismo e as práxis pedagógicas na realidade dos/as alunos/as imigrantes. Nessa perspectiva, evidenciamos a necessidade de uma atenção à multiculturalidade na escola pública, na qual destacamos os avanços e os retrocessos nesse âmbito escolar. No campo pedagógico, às ações de formação sobre o multiculturalismo ainda são muito incipientes, visto, que há uma grande ausência de ações deste tipo no ensino-aprendizagem. Portanto, a pesquisa trouxe contribuições para as práxis pedagógicas no âmbito escolar público na perspectiva do multiculturalismo apontando um suporte teórico/prático a Pedagogia dos Multiletramentos para reconhecer e potencializar a diversidade cultural do alunado imigrante This dissertation, linked to the Graduate Program in Education of the Federal University of Amazonas (UFAM), Area of Concentration Line 1 – Educational Processes and Amazonian Identities, presents the result of the research project entitled Multiculturalism and Pedagogical Praxis in the Public School that had as its central question: How are the pedagogical praxis of the teachers being developed in the face of the multicultural diversity of the students in the public school? The general objective was defined: To analyze the context of the public school, focusing on pedagogical praxis through the bias of multiculturalism. To respond to this objective, the work was divided into three sections, in which each one corresponds to the following specific objectives: 1. To analyze the teacher's role in the face of multiculturalism in the school context; 2. Identify the existence of pedagogical projects focused on multiculturalism; 3. Identify other forms and expressions of knowledge in public schools in the multicultural scenario. The methodology used, in terms of approach, was qualitative, analytical in nature and Hermeneutic-Dialectical method. The research site was the Luiz Vaz de Camões State School, located in the city of Manaus-AM. The analysis was articulated throughout the text, considering multiculturalism and pedagogical praxis in the reality of immigrant students. From this perspective, we highlight the need for attention to multiculturalism in public schools, in which we highlight the advances and setbacks in this school environment. In the pedagogical field, training actions on multiculturalism are still very incipient, since there is a great lack of actions of this type in teaching and learning. Therefore, the research brought contributions to pedagogical praxis in the public school environment from the perspective of multiculturalism, pointing to theoretical/practical the Pedagogy of Multiliteracies support to recognize and enhance the cultural diversity of immigrant students. 2023-07-31T11:21:00Z 2023-03-29 Dissertação PANTOJA, Nilce Cleide Ribeiro. Multiculturalismo e práxis pedagógica na escola pública. 2023. 119 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2023. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9525 por Acesso Aberto http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ application/pdf Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Educação Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Educação |
institution |
TEDE - Universidade Federal do Amazonas |
collection |
TEDE-UFAM |
language |
por |
topic |
Multiculturalismo - Educação - Amazonas Pluralismo cultural - Educação - Amazonas Escolas públicas - Amazonas CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO Escola Pública Práxis Pedagógicas Multiculturalismo Alunado Imigrante |
spellingShingle |
Multiculturalismo - Educação - Amazonas Pluralismo cultural - Educação - Amazonas Escolas públicas - Amazonas CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO Escola Pública Práxis Pedagógicas Multiculturalismo Alunado Imigrante Pantoja, Nilce Cleide Ribeiro Multiculturalismo e práxis pedagógica na escola pública |
topic_facet |
Multiculturalismo - Educação - Amazonas Pluralismo cultural - Educação - Amazonas Escolas públicas - Amazonas CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO Escola Pública Práxis Pedagógicas Multiculturalismo Alunado Imigrante |
description |
A presente Dissertação, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da
Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Área de Concentração – Processos
Educativos e Identidades Amazônicas, apresenta o resultado do projeto de pesquisa
intitulado Multiculturalismo e Práxis Pedagógica na Escola Pública que teve como
questão central: Como as práxis pedagógicas dos/as professores/as estão sendo
desenvolvidas frente a diversidade multicultural dos alunos na escola pública? Definiu-se como
objetivo geral: Analisar o contexto da escola pública, enfocando as práxis
pedagógicas pelo viés do multiculturalismo. Para responder a este objetivo, o trabalho foi
dividido em três seções, no qual cada uma corresponde aos seguintes objetivos
específicos: Analisar o papel do/a professor/a perante o multiculturalismo no contexto
escolar; identificar a existência de projetos pedagógicos com enfoque na
multiculturalidade; verificar outras formas e expressões do saber na escola pública no
cenário multicultural. A metodologia utilizada, quanto à abordagem, foi a qualitativa de
natureza analítica e método Hermenêutico-Dialético. O local da pesquisa foi a Escola
Estadual Luiz Vaz de Camões na cidade de Manaus-AM. A análise articulou-se ao longo
do texto, considerando o multiculturalismo e as práxis pedagógicas na realidade dos/as
alunos/as imigrantes. Nessa perspectiva, evidenciamos a necessidade de uma atenção à
multiculturalidade na escola pública, na qual destacamos os avanços e os retrocessos
nesse âmbito escolar. No campo pedagógico, às ações de formação sobre o
multiculturalismo ainda são muito incipientes, visto, que há uma grande ausência de ações
deste tipo no ensino-aprendizagem. Portanto, a pesquisa trouxe contribuições para as
práxis pedagógicas no âmbito escolar público na perspectiva do multiculturalismo
apontando um suporte teórico/prático a Pedagogia dos Multiletramentos para reconhecer e
potencializar a diversidade cultural do alunado imigrante |
author_additional |
Weigel, Valéria Augusta Cerqueira de Medeiros |
author_additionalStr |
Weigel, Valéria Augusta Cerqueira de Medeiros |
format |
Dissertação |
author |
Pantoja, Nilce Cleide Ribeiro |
author2 |
http://lattes.cnpq.br/8138198900617461 https://orcid.org/0000-0001-6985-1215 |
author2Str |
http://lattes.cnpq.br/8138198900617461 https://orcid.org/0000-0001-6985-1215 |
title |
Multiculturalismo e práxis pedagógica na escola pública |
title_short |
Multiculturalismo e práxis pedagógica na escola pública |
title_full |
Multiculturalismo e práxis pedagógica na escola pública |
title_fullStr |
Multiculturalismo e práxis pedagógica na escola pública |
title_full_unstemmed |
Multiculturalismo e práxis pedagógica na escola pública |
title_sort |
multiculturalismo e práxis pedagógica na escola pública |
publisher |
Universidade Federal do Amazonas |
publishDate |
2023 |
url |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9525 |
_version_ |
1831970195597426688 |
score |
11.753735 |