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Dissertação
A autoeficácia docente perante as práticas inclusivas de aprendizagem no Ensino Fundamental I
A autoeficácia docente é a avaliação que o(a) professor(a) faz das suas próprias capacidades tanto para ensinar como para motivar todos os alunos nesse processo, independentemente das dificuldades que cada um deles possa apresentar. Diante disso, o objetivo desta pesquisa é analisar a percepção dos...
Autor principal: | Secundino, Francisco Karyvaldo Magalhães |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/0293454911574934, https://orcid.org/0000-0001-9856-6085 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2023
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
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oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-95382023-08-04T05:03:35Z A autoeficácia docente perante as práticas inclusivas de aprendizagem no Ensino Fundamental I Teaching self-efficiency before inclusive learning practices in elementary school I Secundino, Francisco Karyvaldo Magalhães Santos, João Otacílio Libardoni dos http://lattes.cnpq.br/0293454911574934 http://lattes.cnpq.br/1487941865277973 Martin, Bárbara Amaral http://lattes.cnpq.br/2509415362736762 Fernandes, Wânia Ribeiro http://lattes.cnpq.br/8182491076826479 https://orcid.org/0000-0001-9856-6085 Inclusão escolar Educação inclusiva - Manaus (AM) CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO Educação Inclusiva Autoeficácia Docente Metodologias Inclusivas A autoeficácia docente é a avaliação que o(a) professor(a) faz das suas próprias capacidades tanto para ensinar como para motivar todos os alunos nesse processo, independentemente das dificuldades que cada um deles possa apresentar. Diante disso, o objetivo desta pesquisa é analisar a percepção dos professores, a partir de suas crenças, sobre sua competência na implementação de práticas inclusivas no Ensino Fundamental I em escolas da rede pública na Zona Oeste de Manaus. Este estudo trata, portanto, de uma pesquisa aplicada, realizada por meio de uma escala psicométrica de cunho empírico-analítico, sendo ela de natureza quantitativa, observacional e descritiva. O estudo foi realizado com 37 professores de escolas públicas municipais localizadas no município de Manaus, estado do Amazonas. As escolas encontram-se na Zona Oeste da cidade e ofertam o Ensino Fundamental I, do 1º ao 5º ano. Participaram da análise da escala os professores regentes das salas do Ensino Fundamental I dos turnos matutinos e vespertinos. Com o intuito de investigar a relação entre a autoeficácia e a aplicação de metodologias inclusivas com crianças do Ensino Fundamental I, os professores foram convidados a responder uma Escala de Eficácia Docente para Práticas Inclusiva (EEDPI), que é uma versão traduzida e adaptada do inglês Teacher Efficacy for Inclusive Practices (TEIP) para a realidade brasileira, servindo de instrumento avaliativo da referida pesquisa. Apresentamos, no primeiro capítulo, um breve apanhado do desenvolvimento da educação inclusiva no Brasil; das práticas inclusivas e dificuldades enfrentadas pelos docentes, no segundo capítulo, e da autoeficácia dos docentes e das dificuldades psicoemocionais diante da prática da educação inclusiva; no terceiro, são apresentados os procedimentos metodológicos; e, por fim, no quarto capítulo, temos os resultados e discussões dos dados obtidos para validar a aplicação da EEDPI no contexto amazônico, destacando se, de fato, essa prática está sendo producente, quais as dificuldades enfrentadas pelos docentes durante a sua aplicabilidade e quais são as implicações psicoemocionais Ano corpo docente da rede pública de ensino do Amazonas. Teaching self-efficacy is the teacher's assessment of his/her own abilities both to teach and to motivate all students in this process, regardless of the difficulties that each one of them may have. Therefore, the objective of this research is to analyze the perception of teachers, based on their beliefs, about their competence in implementing inclusive practices in Elementary School I in public schools in the West Zone of Manaus. This study is, therefore, applied research, carried out using a psychometric scale of an empirical-analytical nature, which is quantitative, observational and descriptive. The study was carried out with 37 teachers from municipal public schools located in the city of Manaus, state of Amazonas. The schools are located in the West Zone of the city and offer Elementary School I, from the 1st to the 5th year. The principal teachers of Elementary School I classrooms of the morning and afternoon shifts participated in the analysis of the scale. In order to investigate the relationship between self-efficacy and the application of inclusive methodologies with children in Elementary School I, teachers were invited to answer a Teaching Effectiveness Scale for Inclusive Practices (EEDPI), which is a translated and adapted version from English Teacher Efficacy for Inclusive Practices (TEIP) for the Brazilian reality, serving as an evaluative tool for the aforementioned research. In the first chapter, we present a brief overview of the development of inclusive education in Brazil; the inclusive practices and difficulties faced by teachers, in the second chapter, and the self-efficacy of teachers and the psycho-emotional difficulties faced with the practice of inclusive education; in the third, the methodological procedures are presented; and, finally, in the fourth chapter, we have the results and discussions of the data obtained to validate the application of the EEDPI in the Amazonian context, highlighting whether, in fact, this practice is being productive, what are the difficulties faced by teachers during its applicability and what are the psycho-emotional implications in the teaching staff of the public teaching network in Amazonas. FAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal e Nível Superior 2023-08-03T19:13:48Z 2023-05-05 Dissertação SECUNDINO, Francisco Karyvaldo Magalhães. A autoeficácia docente perante as práticas inclusivas de aprendizagem no Ensino Fundamental I. 2023. 73 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2023. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9538 por Acesso Aberto http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/ application/pdf Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Educação Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Educação |
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A autoeficácia docente é a avaliação que o(a) professor(a) faz das suas próprias capacidades tanto para ensinar como para motivar todos os alunos nesse processo, independentemente das dificuldades que cada um deles possa apresentar. Diante disso, o objetivo desta pesquisa é analisar a percepção dos professores, a partir de suas crenças, sobre sua competência na implementação de práticas inclusivas no Ensino Fundamental I em escolas da rede pública na Zona Oeste de Manaus. Este estudo trata, portanto, de uma pesquisa aplicada, realizada por meio de uma escala psicométrica de cunho empírico-analítico, sendo ela de natureza quantitativa, observacional e descritiva. O estudo foi realizado com 37 professores de escolas públicas municipais localizadas no município de Manaus, estado do Amazonas. As escolas encontram-se na Zona Oeste da cidade e ofertam o Ensino Fundamental I, do 1º ao 5º ano. Participaram da análise da escala os professores regentes das salas do Ensino Fundamental I dos turnos matutinos e vespertinos. Com o intuito de investigar a relação entre a autoeficácia e a aplicação de metodologias inclusivas com crianças do Ensino Fundamental I, os professores foram convidados a responder uma Escala de Eficácia Docente para Práticas Inclusiva (EEDPI), que é uma versão traduzida e adaptada do inglês Teacher Efficacy for Inclusive Practices (TEIP) para a realidade brasileira, servindo de instrumento avaliativo da referida pesquisa. Apresentamos, no primeiro capítulo, um breve apanhado do desenvolvimento da educação inclusiva no Brasil; das práticas inclusivas e dificuldades enfrentadas pelos docentes, no segundo capítulo, e da autoeficácia dos docentes e das dificuldades psicoemocionais diante da prática da educação inclusiva; no terceiro, são apresentados os procedimentos metodológicos; e, por fim, no quarto capítulo, temos os resultados e discussões dos dados obtidos para validar a aplicação da EEDPI no contexto amazônico, destacando se, de fato, essa prática está sendo producente, quais as dificuldades enfrentadas pelos docentes durante a sua aplicabilidade e quais são as implicações psicoemocionais Ano corpo docente da rede pública de ensino do Amazonas. |
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