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Tese
A política de formação de professores na área de letras-japonês em universidades públicas federais/nacionais no contexto da internacionalização universitária : Um estudo comparado Brasil/Romênia com foco na atuação de agências com vínculo governamental japonesas
O presente trabalho objetivou analisar o modo de atuação de agências japonesas com vínculo governamental na política envolvendo a formação e atuação dos docentes das licenciaturas públicas de letras-japonês federais/nacionais no Brasil e na Romênia. Pesquisas anteriores, de Nye (2004) e Sá (2018)...
Autor principal: | Sambuichi, Cristina Rosoga |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/6897186541546327, https://orcid.org/0000-0002-0733-0809 |
Grau: | Tese |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2023
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9546 |
Resumo: |
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O presente trabalho objetivou analisar o modo de atuação de agências japonesas com vínculo
governamental na política envolvendo a formação e atuação dos docentes das licenciaturas
públicas de letras-japonês federais/nacionais no Brasil e na Romênia. Pesquisas anteriores, de
Nye (2004) e Sá (2018), revelam esta atuação como um modo de aumentar o soft power do
Japão. Seguiu-se o caminho da pesquisa comparada em Educação, com base em Bray (2000),
ancorada na abordagem dialética (KOSIK, 1969; BENSON, 1977), e nos conceitos de
produção e reprodução do campo científico de Bourdieu (1977, 1988, 2004, 2014). O locus da
pesquisa é constituído por 4 Instituições de Ensino Superior (IES) do Brasil e 2 IES nacionais
da Romênia– Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Universidade de Brasília (UnB);
Universidade Federal do Paraná (UFPR); Universidade Federal do Amazonas (UFAM),
Universidade de Bucareste (UNIBUC) e Universidade Babes Bolyai (UBB), com cursos
regulares de língua japonesa e com possibilidade de formação como licenciado. A escolha dos
cursos de gerenciamento federal e nacional mencionados acima foi feita para possibilitar a
realização da pesquisa comparada Brasil/Romênia, excluindo assim as universidades de
gerenciamento estadual brasileiras, que não possuem equivalente na Romênia. A coleta de
dados foi realizada por meio de pesquisa documental, utilizando como fonte documentos
oficiais dos cursos e currículos oficiais dos docentes, incluindo currículos LATTES, e por meio
de pesquisa de campo, com um questionário misto com perguntas quantitativas e qualitativas
(CRESWELL, 2012) em Google Forms aplicado aos docentes que atuam ou atuaram entre
2018 e 2022 nos cursos indicados acima. A análise de conteúdo (BARDIN, 1977; FRANCO,
2008) dos dados comprovou que a formação, tanto inicial quanto continuada, dos docentes que
atuam nos cursos de licenciatura analisados, recebe influência das seguintes agências com
vínculo governamental japonesas: Ministério da Educação, Ciência e Tecnologia -MEXT e
Ministério das Relações Exteriores – MOFA, através das agências com vínculo governamental
Fundação Japão e JICA. Na formação inicial destaca-se o uso de materiais didáticos produzidos
com a participação das agências, obtidos pelos cursos de licenciatura em língua japonesa
através de doações e recomendações das mesmas, bem como o recebimento de bolsas e cursos
com intercâmbio para o Japão. Na formação continuada destacou-se o aperfeiçoamento
profissional realizado por meio de cursos no Japão ou regionalmente. Também se observou,
como parte da reprodução do campo científico dos estudos japoneses no âmbito universitário,
que os profissionais de ensino nas licenciaturas de língua japonesa analizadas reproduzem a
relação com as agências japonesas com vínculo governamental com os alunos, através da
recomendação dos cursos e exames de proficiência organizados pelas agências japonesas com
vínculo governamental. Notou-se, em ambos os países, a existência, no currículo da maioria
dos docentes, de cursos oferecidos por MEXT e Fundação Japão, e foi observado o
reconhecimento oficial, pelos cursos de licenciatura em língua japonesa, das atividades de
formação e da prova de proficiência em língua japonesa oferecidas pelas agências
governamentais japonesas. A presente pesquisa se apresenta como importante para a região
amazônica por incluir no seu locus o único curso de licenciatura em língua japonesa da região
norte do Brasil, aberto em 2011 na Universidade Federal do Amazonas, com o apoio da
comunidade descendente japonesa e de agências japonesas com vínculo governamental como
a Fundação Japão e o Consulado Geral do Japão em Manaus. |