Dissertação

O que dizem os estudantes com altas habilidades/superdotação sobre suas relações no ambiente escolar?

Nesse estudo visamos conhecer a percepção de estudantes com características de altas habilidades/superdotação (AH/SD) em relação ao seu ambiente escolar. Participaram 15 estudantes com características para as altas habilidades/superdotação, entre 6 e 16 anos, sendo cinco meninas. Como método para...

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Autor principal: Gurgel, Karla Francisca Margarido Braga
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/9257590319800242, https://orcid.org/ 0000-0002-2914-6607
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2023
Assuntos:
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9549
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spelling oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-95492023-08-09T05:03:45Z O que dizem os estudantes com altas habilidades/superdotação sobre suas relações no ambiente escolar? Gurgel, Karla Francisca Margarido Braga Ferreira, Lúcio Fernandes http://lattes.cnpq.br/9257590319800242 http://lattes.cnpq.br/7202287374544773 Contreira, Andressa Ribeiro http://lattes.cnpq.br/4455603006697690 Fernandes, Wania Ribeira http://lattes.cnpq.br/8182491076826479 https://orcid.org/ 0000-0002-2914-6607 Educação inclusiva Crianças superdotadas Adolescentes superdotados Savants (Síndrome savant) CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO Educação Inclusiva Educação Especial Percepção do Estudante Interação Escolar Alunos Superdotados Nesse estudo visamos conhecer a percepção de estudantes com características de altas habilidades/superdotação (AH/SD) em relação ao seu ambiente escolar. Participaram 15 estudantes com características para as altas habilidades/superdotação, entre 6 e 16 anos, sendo cinco meninas. Como método para a recolha de dados utilizamos a técnica do grupo focal, que aconteceu em três encontros com duração média de 60 minutos. Os encontros foram realizados por seguimento escolar — Ensino Fundamental; Anos Iniciais; Anos Finais; e Ensino Médio. Para a análise de dados utilizamos a Análise Textual Discursiva (ATD), com base nas seguintes categorias: (1) A percepção de estudantes com altas habilidades/superdotação quanto às suas relações com seus professores; (2) A percepção de estudantes com altas habilidades/superdotação quanto às suas relações com seus pares em duas subcategorias; e (3) A percepção de estudantes com altas habilidades/superdotação quanto à sua participação nas atividades escolares. Concluímos que na percepção dos estudantes com AH/SD, o ambiente escolar continua despreparado para acolhê-los, motivá-los e potencializar suas habilidades. De professores, passando pelos pares e chegando as atividades desenvolvidas, temos o uso de metodologias convencionais, o desconhecimento das AH/SD, a necessidade de negação de suas habilidades em troca da possibilidade de aceitação e não exclusão, e o desinteresse pelas atividades que não se mostram desafiadoras, eventos que tornam o ambiente escolar hostil, excludente e inadequado às necessidades educacionais dos estudantes com AH/SD. In this study, we aimed to know the perception of students with characteristics of high abilities/giftedness (AH/SD) in relation to their school environment. Participants were 15 students with characteristics for high abilities/giftedness, between 6 and 16 years old, five of whom were girls. As a method for data collection, we used the focus group technique, which took place in their meetings with an average duration of 60 minutes. The meetings were held by school follow-up – Elementary School; Early Years; Final Years; and High School. For data analysis, we used Discursive Textual Analysis (DTA), based on the following categories: (1) The perception of students with high abilities/giftedness regarding their relationships with their teachers; (2) The perceptions of students with high abilities/giftedness regarding their relationships with their peers in two subcategories; and (3) The perceptions of students with high abilities/giftedness regarding their participations in school activities. We conclude that in the perception of students with AH/SD, the school environment is still unprepared to welcome them, motivate them and enhance their skills. From teachers, passing through peers and arriving at the activities developed, we have the use of conventional methodologies, the lack of knowledge of AH/SD, the need to deny their skills in exchange for the possibility of acceptance and non-exclusion, and the lack of interest in activities that are not show challenges, events that make the school environment hostile, exclusive and inadequate to the educational needs of students with AH/SD. CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior FAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas Os trâmites para depósito precisam ficar mais claro para os estudantes e serem repassados enquanto ainda estão no processo do mestrado. É trabalho inédito quanto as pesquisas dos estudantes com altas habilidades/superdotação na Faculdade de Educação. 2023-08-08T18:04:21Z 2023-02-24 Dissertação GURGEL, Karla Francisca Margarido Braga. O que dizem os estudantes com altas habilidades/superdotação sobre suas relações no ambiente escolar?. 2023. 88 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2023. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9549 por Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Educação Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Educação
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