Dissertação

A transferência de tecnologia nas universidades brasileiras sob a perspectiva da gestão de riscos

Os indicadores de inovação apontam para a necessidade da promoção de melhorias estratégicas que capazes de fomentar a transferência de tecnologia e contribuir para a inovação do país. O estudo tem o objetivo desenhar um Modelo de Interação entre a Gestão de Riscos e a Transferência de Tecnologia. A...

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Autor principal: Fanhaimpork, Dinorvan
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/5873598552973574, https://orcid.org/0000-0002-1154-7154
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2023
Assuntos:
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9560
Resumo:
Os indicadores de inovação apontam para a necessidade da promoção de melhorias estratégicas que capazes de fomentar a transferência de tecnologia e contribuir para a inovação do país. O estudo tem o objetivo desenhar um Modelo de Interação entre a Gestão de Riscos e a Transferência de Tecnologia. A pesquisa é classificada como descritiva, de natureza qualitativa e utiliza estudo de caso único como objeto de estudo. Os procedimentos de coleta de dados incluem pesquisa bibliográfica, pesquisa documental, levantamento prospectivo em bases de patentes e técnicas da ISO 31.010/2012 para a identificação, avaliação e tratamento dos riscos. Apoiado por um Modelo de Interação entre Gestão de Riscos e Transferência de Tecnologia foi possível realizar o mapeamento dos riscos associados ao tema. O modelo colaborou para o desenvolvimento de uma visão sistêmica dos fatores que interferem na transferência de tecnologia. Os resultados evidenciam que no contexto da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) a desatualização da Política de Inovação combinada com a influência de fatores internos e externos colocam em risco o atingimento dos objetivos estratégicos. Outro resultado aponta que a transferência de tecnologia requer o aprimoramento do enfoque sobre o papel das universidades e sua contribuição para o desenvolvimento econômico, assim como o aperfeiçoamento dos mecanismos de interação. O estudo avançou na temática ao extrapolar os limites balizados no planejamento estratégico da universidade e proporcionar uma visão holística do assunto.