Dissertação

Avaliação da gestão do Programa Nacional de Alimentação Escolar Indígena ofertada no estado do Amazonas

O presente estudo tem como objetivo avaliar a gestão do Programa Nacional de Alimentação Escolar nos municípios do Estado do Amazonas que oferecem alimentação escolar indígena. E como objetivos específicos: descrever o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), bem como as particularidades qu...

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Autor principal: Figueiredo, Rebeca Sakamoto
Outros Autores: https://lattes.cnpq.br/6167453225892206, https://orcid.org/0000-0002-9819-8099
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2023
Assuntos:
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9584
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spelling oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-95842023-08-19T05:03:41Z Avaliação da gestão do Programa Nacional de Alimentação Escolar Indígena ofertada no estado do Amazonas Evaluation of the management of the National Indigenous School Food Program Offered in the state of Amazonas Figueiredo, Rebeca Sakamoto Souza, Celsa Da Silva Moura https://lattes.cnpq.br/6167453225892206 http://lattes.cnpq.br/6057816333800619 Lima, Regismeire Viana http://lattes.cnpq.br/5477201557306352 Dias, Ivanira Amaral http://lattes.cnpq.br/9277043318765721 https://orcid.org/0000-0002-9819-8099 Assistência alimentar Crianças - Nutrição Agricultura familiar - Amazonas Merenda escolar CIENCIAS DA SAUDE Agricultura Familiar Alimentação Escolar Indígena Amazonas Programa Nacional de Alimentação Escolar O presente estudo tem como objetivo avaliar a gestão do Programa Nacional de Alimentação Escolar nos municípios do Estado do Amazonas que oferecem alimentação escolar indígena. E como objetivos específicos: descrever o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), bem como as particularidades que englobam a alimentação escolar indígena; analisar como ocorre o processo de gestão do PNAE nos municípios do Amazonas e o atendimento à Nota Técnica Nº 01/2017/ADAF/SFA-AM/MPF-AM; avaliar o histórico de compras da agricultura familiar indígenas pelos municípios do estado do Amazonas e a qualidade dos cardápios conforme a resolução do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para os escolares indígenas; e verificar as atividades da gestão dos municípios do Amazonas de acordo com parecer do Conselhos de Alimentação Escolar (CAE) e da implantação da nota técnica nº (01/2017/ADAF/SFA- AM/MPF-AM) da alimentação escolar indígena. Trata-se de um estudo de corte transversal descritivo com enfoque qualitativo e quantitativo, com a participação dos atores (Ministério Público, Gestão Municipal, Conselho Alimentação Escolar e Responsável Técnico- Nutricionista) envolvidos na gestão do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), direcionada à reflexão da alimentação escolar indígena. Através desta pesquisa, reconhece-se que a logística e o ciclo hidrológico do estado é um fator determinante para a produção agrícola e acesso há uma alimentação orgânica no ano letivo indígena, no decorrer dos resultados verificou-se as fragilidade municipais em não proporcionar chamada publica indígenas nos últimos cinco anos consecutivos, desproporcionando a agricultura familiar indígenas e o desenvolvimento local, através dessa fragilidade foi possível analisar os cardápios escolares e a falta de diversidade alimentar semanal desrespeitando seus hábitos culturais . The present study aims to evaluate the management of the National School Feeding Program in the municipalities of the State of Amazonas that offer indigenous school feeding. And as specific objectives: to describe the National School Feeding Program (PNAE), as well as the particularities that encompass indigenous school feeding; analyze how the PNAE management process occurs in the municipalities of Amazonas and compliance with Technical Note No. 01/2017/ADAF/SFA-AM/MPF-AM; evaluate the purchasing history of indigenous family farming by municipalities in the state of Amazonas and the quality of menus in accordance with the resolution of the National Education Development Fund (FNDE) for indigenous schoolchildren; and verify the management activities of the municipalities of Amazonas according to the opinion of the School Feeding Councils (CAE) and the implementation of technical note No. (01/2017/ADAF/SFA-AM/MPF-AM) of indigenous school feeding. This is a descriptive cross-sectional study with a qualitative and quantitative approach, with the participation of actors (Public Ministry, Municipal Management, School Feeding Council and Technical-Nutritionist Responsible) involved in the management of the National School Feeding Program (PNAE), aimed at reflecting on indigenous school meals. Through this research, it is recognized that the logistics and hydrological cycle of the state is a determining factor for agricultural production and access to organic food in the indigenous school year. indigenous peoples in the last five consecutive years, disproportionate indigenous family farming and local development, through this fragility it was possible to analyze school menus and the lack of weekly food diversity, disrespecting their cultural habits CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior FAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas nenhuma não 2023-08-18T16:17:09Z 2023-03-20 Dissertação FIGUEIREDO, Rebeca Sakamoto. Avaliação da gestão do Programa Nacional de Alimentação Escolar Indígena ofertada no estado do Amazonas. 2023. 105 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2023. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9584 por Acesso Aberto http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ application/pdf Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Medicina Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde
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