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Tese
A interculturalidade dialógica no currículo de linguagens da educação escolar munduruku: a ascensão da literatura indígena
O objetivo geral desta tese é apresentar uma proposta de aprimoramento do currículo de linguagens da educação escolar munduruku, numa perspectiva intercultural, para atender às necessidades socioculturais e etnolinguísticas do povo munduruku. Esta pesquisa é orientada pelo método dialógico, desenvol...
Resumo: |
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O objetivo geral desta tese é apresentar uma proposta de aprimoramento do currículo de linguagens da educação escolar munduruku, numa perspectiva intercultural, para atender às necessidades socioculturais e etnolinguísticas do povo munduruku. Esta pesquisa é orientada pelo método dialógico, desenvolvido, sobretudo, por Mikhail Bakhtin (2003), Valentin Volóchinov (2017) e Pável Medviédev (2012). Como técnica, esta investigação contou com a etnografia dialógica – com base no método dialógico – e que abrangeu tanto a pesquisa documental como a pesquisa de campo, cujo locus de pesquisa foi a Escola Estadual Indígena Ester Caldeira Cardoso, localizada na aldeia Kwatá, no Rio Canumã, pertencente ao município de Borba, no Amazonas. A entrevista foi o principal instrumento da etnografia dialógica. Quanto ao corpus, é composto por dois documentos oficiais que orientam a educação escolar munduruku e por quinze atos enunciativos que têm como fonte quinze enunciadores munduruku: o cacique; a gestora; nove alunos e quatro professores. Esta pesquisa defende a tese de que os munduruku reivindicam uma interculturalidade dialógica emancipatória para o currículo de linguagens da educação escolar munduruku. Como contribuição ao aperfeiçoamento desse currículo, esta tese propõe a literatura indígena como uma resposta interessante às necessidades dos enunciadores do currículo de linguagens da educação escolar munduruku. |