Tese

A interculturalidade dialógica no currículo de linguagens da educação escolar munduruku: a ascensão da literatura indígena

O objetivo geral desta tese é apresentar uma proposta de aprimoramento do currículo de linguagens da educação escolar munduruku, numa perspectiva intercultural, para atender às necessidades socioculturais e etnolinguísticas do povo munduruku. Esta pesquisa é orientada pelo método dialógico, desenvol...

ver descrição completa

Autor principal: Cardoso, Ytanajé Coelho
Outros Autores: https://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4377465T0&tokenCaptchar=03ADUVZwDFZY2xtkXUhVTkF6uIe5vzGyfcXWHI85n0P0BTzm7IIojpCHjQN3dM82HgKy1Eb7wTW6AwT2KLF7GI1BTAiXieJrAJ5hrf1ffQGs79iJ9aQf8zEPEmV6AKztmlOI5WLFdBeye1pv6U1g58bSgMYO9zkEA0ddsKtAmcuQOmLUYPDzo8-eex50m0nOJ44W427OqKCm3-1c5nA73zID2N2-f5MEaoru2hIlT7F407qEFqhz7zJNef-TwshqjBRuGtHxh9ZLgMhvF8piM-wXnDm4_iQdpfj6-VpS-QYHcOv5WcyVlXmzWfOZCjRsSZkwYbdHhioJCKWLMKXw-50cB0DpzkWDvUfYM1seysWPaRCkqERnmgfc8fs8XTzd-yYiOrFKN2GaEgy6vQHsQLTr-_PjRDZHYohO3RTj67psM0lrZYKMQLPJYsqzsE0cx9FcrLkvEtaOU7h0c2Xhhz9O9HZqhWiB52xlMgw5JOMTsYradPOo0GvyXv37a01apyj4VlOPYqrDT7A98pYZsvnxjGlPWgzJPFMtjrTdsjjMwNEg-WSLN7Wm6vorcrMFBEZvLjNwmYXuhEosySDX4KNiFIJmwBdLP_HZapPFdhjWjNf9Gqq50wh6ZAvBs0i0eTUpC2rZvXU8h_, https://orcid.org/0000-0001-6469-2147
Grau: Tese
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2023
Assuntos:
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9640
id oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-9640
recordtype dspace
spelling oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-96402023-08-31T05:03:56Z A interculturalidade dialógica no currículo de linguagens da educação escolar munduruku: a ascensão da literatura indígena Cardoso, Ytanajé Coelho Simas, Hellen Cristina Picanço https://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4377465T0&tokenCaptchar=03ADUVZwDFZY2xtkXUhVTkF6uIe5vzGyfcXWHI85n0P0BTzm7IIojpCHjQN3dM82HgKy1Eb7wTW6AwT2KLF7GI1BTAiXieJrAJ5hrf1ffQGs79iJ9aQf8zEPEmV6AKztmlOI5WLFdBeye1pv6U1g58bSgMYO9zkEA0ddsKtAmcuQOmLUYPDzo8-eex50m0nOJ44W427OqKCm3-1c5nA73zID2N2-f5MEaoru2hIlT7F407qEFqhz7zJNef-TwshqjBRuGtHxh9ZLgMhvF8piM-wXnDm4_iQdpfj6-VpS-QYHcOv5WcyVlXmzWfOZCjRsSZkwYbdHhioJCKWLMKXw-50cB0DpzkWDvUfYM1seysWPaRCkqERnmgfc8fs8XTzd-yYiOrFKN2GaEgy6vQHsQLTr-_PjRDZHYohO3RTj67psM0lrZYKMQLPJYsqzsE0cx9FcrLkvEtaOU7h0c2Xhhz9O9HZqhWiB52xlMgw5JOMTsYradPOo0GvyXv37a01apyj4VlOPYqrDT7A98pYZsvnxjGlPWgzJPFMtjrTdsjjMwNEg-WSLN7Wm6vorcrMFBEZvLjNwmYXuhEosySDX4KNiFIJmwBdLP_HZapPFdhjWjNf9Gqq50wh6ZAvBs0i0eTUpC2rZvXU8h_ https://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4756584Y8&tokenCaptchar=03ADUVZwAC3FUsm3M7j7i7oImFOViaVetDs8HjuypeXDQNjOoHSszV2iDi1xdXkBcmaSzqjXwHT3lnCVb1evLFRwmI5HdiNLvbIb3leUjZY1A27WrgTf7gJJHH3Z7vVrDRUOm9A9oSO1eNWb5BWVdvaRZ-mFNkT83msjR64fWGMzinPDyQVOD5HN1ChjfvUHgzKUyFRdFqGB2nYsC0xndRMvpW_tjck5WOhQQKlnFFu6jodl56MStr0IzWiV4z9jol5OHPy8dGNXN1XcKZNWGwTu-UGTofy2PWOe9ZRCuWQ8UMD86S69oGcVNygiCTdQw9q-enGzThwp2HocI4-bVe7X_vL4KUL3bFpoz54iJg-ViqyiclCqJdlBn8UUR9aSxkQKOzJqpKA6IqBORf44OB4z1Pv3-7DoSdZmZmcRXY7PEvSBQKBnVIROpDcu4NBQdZi1a4aOTZeNasmFy4VrLVZO2dVQImsGlPJP815y5ecSKIkeXxZsmPpnX6a8Vr-bkQIlNwVxhxSxT2BcR2q-nHZfI66kCsrDYt-Qknb9eGZJZZ8FCFT9CaJ2RXd4sriSsNaM1EmEIAl6oGJac6grUSyW1szGTjYFEty4lHyz5vsBhVYmzX4t_uutg Silva, Iolete Ribeiro da Santos, Jonise Nunes Cavalheiro, Juciane dos Santos https://orcid.org/0000-0001-6469-2147 Literatura indígena Índios Munduruku - Educação Índios Munduruku - Borba (AM) CIENCIAS HUMANAS Interculturalidade dialógica emancipatória Currículo de linguagens, Educação escolar munduruku Literatura indígena O objetivo geral desta tese é apresentar uma proposta de aprimoramento do currículo de linguagens da educação escolar munduruku, numa perspectiva intercultural, para atender às necessidades socioculturais e etnolinguísticas do povo munduruku. Esta pesquisa é orientada pelo método dialógico, desenvolvido, sobretudo, por Mikhail Bakhtin (2003), Valentin Volóchinov (2017) e Pável Medviédev (2012). Como técnica, esta investigação contou com a etnografia dialógica – com base no método dialógico – e que abrangeu tanto a pesquisa documental como a pesquisa de campo, cujo locus de pesquisa foi a Escola Estadual Indígena Ester Caldeira Cardoso, localizada na aldeia Kwatá, no Rio Canumã, pertencente ao município de Borba, no Amazonas. A entrevista foi o principal instrumento da etnografia dialógica. Quanto ao corpus, é composto por dois documentos oficiais que orientam a educação escolar munduruku e por quinze atos enunciativos que têm como fonte quinze enunciadores munduruku: o cacique; a gestora; nove alunos e quatro professores. Esta pesquisa defende a tese de que os munduruku reivindicam uma interculturalidade dialógica emancipatória para o currículo de linguagens da educação escolar munduruku. Como contribuição ao aperfeiçoamento desse currículo, esta tese propõe a literatura indígena como uma resposta interessante às necessidades dos enunciadores do currículo de linguagens da educação escolar munduruku. The general objective of this thesis is to present a proposal to improve the language curriculum of Munduruku school education, from an intercultural perspective, to meet the sociocultural and ethnolinguistic needs of the Munduruku people. This research is guided by the dialogic method, developed mainly by Mikhail Bakhtin (2003), Valentin Voloshinov (2017) and Pavel Medvedev (2012). As a technique, this investigation relied on dialogic ethnography – based on the dialogic method – and which covered both documentary research and field research, whose research locus was the Ester Caldeira Cardoso Indigenous State School, located in the Kwatá village, in Rio de Janeiro. Canumã, belonging to the municipality of Borba, in the Amazon. The interview was the main instrument of dialogic ethnography. As for the corpus, it is composed of two official documents that guide Munduruku school education and fifteen enunciative acts that have fifteen Munduruku enunciators as their source: the cacique; the manager; nine students and four teachers. This research defends the thesis that the Munduruku claim an emancipatory dialogical interculturality for the language curriculum of Munduruku school education. As a contribution to the improvement of this curriculum, this thesis proposes indigenous literature as an interesting response to the needs of the enunciators of the language curriculum of Munduruku school education. FAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas 2023-08-31T01:46:14Z 2023-08-31 Tese CARDOSO, Ytanaje Coelho. A interculturalidade dialógica no currículo de linguagens da educação escolar munduruku: a ascensão da literatura indígena. 2023. 267 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2023. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9640 por Acesso Aberto http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ application/pdf Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Educação Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Educação
institution TEDE - Universidade Federal do Amazonas
collection TEDE-UFAM
language por
topic Literatura indígena
Índios Munduruku - Educação
Índios Munduruku - Borba (AM)
CIENCIAS HUMANAS
Interculturalidade dialógica emancipatória
Currículo de linguagens,
Educação escolar munduruku
Literatura indígena
spellingShingle Literatura indígena
Índios Munduruku - Educação
Índios Munduruku - Borba (AM)
CIENCIAS HUMANAS
Interculturalidade dialógica emancipatória
Currículo de linguagens,
Educação escolar munduruku
Literatura indígena
Cardoso, Ytanajé Coelho
A interculturalidade dialógica no currículo de linguagens da educação escolar munduruku: a ascensão da literatura indígena
topic_facet Literatura indígena
Índios Munduruku - Educação
Índios Munduruku - Borba (AM)
CIENCIAS HUMANAS
Interculturalidade dialógica emancipatória
Currículo de linguagens,
Educação escolar munduruku
Literatura indígena
description O objetivo geral desta tese é apresentar uma proposta de aprimoramento do currículo de linguagens da educação escolar munduruku, numa perspectiva intercultural, para atender às necessidades socioculturais e etnolinguísticas do povo munduruku. Esta pesquisa é orientada pelo método dialógico, desenvolvido, sobretudo, por Mikhail Bakhtin (2003), Valentin Volóchinov (2017) e Pável Medviédev (2012). Como técnica, esta investigação contou com a etnografia dialógica – com base no método dialógico – e que abrangeu tanto a pesquisa documental como a pesquisa de campo, cujo locus de pesquisa foi a Escola Estadual Indígena Ester Caldeira Cardoso, localizada na aldeia Kwatá, no Rio Canumã, pertencente ao município de Borba, no Amazonas. A entrevista foi o principal instrumento da etnografia dialógica. Quanto ao corpus, é composto por dois documentos oficiais que orientam a educação escolar munduruku e por quinze atos enunciativos que têm como fonte quinze enunciadores munduruku: o cacique; a gestora; nove alunos e quatro professores. Esta pesquisa defende a tese de que os munduruku reivindicam uma interculturalidade dialógica emancipatória para o currículo de linguagens da educação escolar munduruku. Como contribuição ao aperfeiçoamento desse currículo, esta tese propõe a literatura indígena como uma resposta interessante às necessidades dos enunciadores do currículo de linguagens da educação escolar munduruku.
author_additional Simas, Hellen Cristina Picanço
author_additionalStr Simas, Hellen Cristina Picanço
format Tese
author Cardoso, Ytanajé Coelho
author2 https://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4377465T0&tokenCaptchar=03ADUVZwDFZY2xtkXUhVTkF6uIe5vzGyfcXWHI85n0P0BTzm7IIojpCHjQN3dM82HgKy1Eb7wTW6AwT2KLF7GI1BTAiXieJrAJ5hrf1ffQGs79iJ9aQf8zEPEmV6AKztmlOI5WLFdBeye1pv6U1g58bSgMYO9zkEA0ddsKtAmcuQOmLUYPDzo8-eex50m0nOJ44W427OqKCm3-1c5nA73zID2N2-f5MEaoru2hIlT7F407qEFqhz7zJNef-TwshqjBRuGtHxh9ZLgMhvF8piM-wXnDm4_iQdpfj6-VpS-QYHcOv5WcyVlXmzWfOZCjRsSZkwYbdHhioJCKWLMKXw-50cB0DpzkWDvUfYM1seysWPaRCkqERnmgfc8fs8XTzd-yYiOrFKN2GaEgy6vQHsQLTr-_PjRDZHYohO3RTj67psM0lrZYKMQLPJYsqzsE0cx9FcrLkvEtaOU7h0c2Xhhz9O9HZqhWiB52xlMgw5JOMTsYradPOo0GvyXv37a01apyj4VlOPYqrDT7A98pYZsvnxjGlPWgzJPFMtjrTdsjjMwNEg-WSLN7Wm6vorcrMFBEZvLjNwmYXuhEosySDX4KNiFIJmwBdLP_HZapPFdhjWjNf9Gqq50wh6ZAvBs0i0eTUpC2rZvXU8h_
https://orcid.org/0000-0001-6469-2147
author2Str https://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4377465T0&tokenCaptchar=03ADUVZwDFZY2xtkXUhVTkF6uIe5vzGyfcXWHI85n0P0BTzm7IIojpCHjQN3dM82HgKy1Eb7wTW6AwT2KLF7GI1BTAiXieJrAJ5hrf1ffQGs79iJ9aQf8zEPEmV6AKztmlOI5WLFdBeye1pv6U1g58bSgMYO9zkEA0ddsKtAmcuQOmLUYPDzo8-eex50m0nOJ44W427OqKCm3-1c5nA73zID2N2-f5MEaoru2hIlT7F407qEFqhz7zJNef-TwshqjBRuGtHxh9ZLgMhvF8piM-wXnDm4_iQdpfj6-VpS-QYHcOv5WcyVlXmzWfOZCjRsSZkwYbdHhioJCKWLMKXw-50cB0DpzkWDvUfYM1seysWPaRCkqERnmgfc8fs8XTzd-yYiOrFKN2GaEgy6vQHsQLTr-_PjRDZHYohO3RTj67psM0lrZYKMQLPJYsqzsE0cx9FcrLkvEtaOU7h0c2Xhhz9O9HZqhWiB52xlMgw5JOMTsYradPOo0GvyXv37a01apyj4VlOPYqrDT7A98pYZsvnxjGlPWgzJPFMtjrTdsjjMwNEg-WSLN7Wm6vorcrMFBEZvLjNwmYXuhEosySDX4KNiFIJmwBdLP_HZapPFdhjWjNf9Gqq50wh6ZAvBs0i0eTUpC2rZvXU8h_
https://orcid.org/0000-0001-6469-2147
title A interculturalidade dialógica no currículo de linguagens da educação escolar munduruku: a ascensão da literatura indígena
title_short A interculturalidade dialógica no currículo de linguagens da educação escolar munduruku: a ascensão da literatura indígena
title_full A interculturalidade dialógica no currículo de linguagens da educação escolar munduruku: a ascensão da literatura indígena
title_fullStr A interculturalidade dialógica no currículo de linguagens da educação escolar munduruku: a ascensão da literatura indígena
title_full_unstemmed A interculturalidade dialógica no currículo de linguagens da educação escolar munduruku: a ascensão da literatura indígena
title_sort interculturalidade dialógica no currículo de linguagens da educação escolar munduruku: a ascensão da literatura indígena
publisher Universidade Federal do Amazonas
publishDate 2023
url https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9640
_version_ 1831970218150199296
score 11.753896