Dissertação

ABC Letrar: concept design de aplicativo para educação de crianças nas fases de alfabetização e letramento

O uso da gamificação tem sido discutido no meio educacional sobretudo com a prática do ensino remoto, intensificada com o contexto pandêmico da Covid-19. Assim, esta pesquisa disserta sobre temas das áreas do Ensino Básico, das Metodologias Ativas, da Tecnologia da Gamificação e do Design de Interaç...

ver descrição completa

Autor principal: Andrade, Bruna Raphaela Ferreira de
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/8917673791071541, https://orcid.org/0000-0001-6354-1478
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2023
Assuntos:
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9673
Resumo:
O uso da gamificação tem sido discutido no meio educacional sobretudo com a prática do ensino remoto, intensificada com o contexto pandêmico da Covid-19. Assim, esta pesquisa disserta sobre temas das áreas do Ensino Básico, das Metodologias Ativas, da Tecnologia da Gamificação e do Design de Interação; tendo como objeto de estudo as plataformas e aplicativos gamificados utilizados no processo de alfabetização e letramento de crianças. Pretende-se com esta pesquisa, desenvolver um aplicativo com o uso da gamificação para auxiliar o ensino de crianças nas fases de alfabetização e letramento. Contudo, para alcançar este objetivo com êxito, foram realizadas revisões da literatura sobre as áreas em questão, além do uso da metodologia do Design Thinking, e de outras ferramentas do design. Tem-se como resultado que a ferramenta desenvolvida é uma forte aliada ao ensino de crianças nas fases de alfabetização e letramento, sobretudo no ensino e aprendizagem do desenho das letras e das famílias silábicas.