/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Dissertação
ABC Letrar: concept design de aplicativo para educação de crianças nas fases de alfabetização e letramento
O uso da gamificação tem sido discutido no meio educacional sobretudo com a prática do ensino remoto, intensificada com o contexto pandêmico da Covid-19. Assim, esta pesquisa disserta sobre temas das áreas do Ensino Básico, das Metodologias Ativas, da Tecnologia da Gamificação e do Design de Interaç...
Autor principal: | Andrade, Bruna Raphaela Ferreira de |
---|---|
Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/8917673791071541, https://orcid.org/0000-0001-6354-1478 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2023
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9673 |
Resumo: |
---|
O uso da gamificação tem sido discutido no meio educacional sobretudo com a prática do ensino remoto, intensificada com o contexto pandêmico da Covid-19. Assim, esta pesquisa disserta sobre temas das áreas do Ensino Básico, das Metodologias Ativas, da Tecnologia da Gamificação e do Design de Interação; tendo como objeto de estudo as plataformas e aplicativos gamificados utilizados no processo de alfabetização e letramento de crianças. Pretende-se com esta pesquisa, desenvolver um aplicativo com o uso da gamificação para auxiliar o ensino de crianças nas fases de alfabetização e letramento. Contudo, para alcançar este objetivo com êxito, foram realizadas revisões da literatura sobre as áreas em questão, além do uso da metodologia do Design Thinking, e de outras ferramentas do design. Tem-se como resultado que a ferramenta desenvolvida é uma forte aliada ao ensino de crianças nas fases de alfabetização e letramento, sobretudo no ensino e aprendizagem do desenho das letras e das famílias silábicas. |