/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Dissertação
A técnica de Klauss Vianna: respeitando a diversidade de corpos
A pesquisa propõe apresentar e discutir a técnica de Klauss Vianna (TKV) como uma abordagem somática que aciona a expressividade de corpos em dança. Trata-se de uma investigação corporal, com uma proposta pensada para o contexto formal, porém foi realizada no espaço não formal, que utilizou a sistem...
Autor principal: | Santos, Valdeane Silva dos |
---|---|
Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/2223849470906428 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2023
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9692 |
Resumo: |
---|
A pesquisa propõe apresentar e discutir a técnica de Klauss Vianna (TKV) como uma abordagem somática que aciona a expressividade de corpos em dança. Trata-se de uma investigação corporal, com uma proposta pensada para o contexto formal, porém foi realizada no espaço não formal, que utilizou a sistematização da TKV proposta por Miller (2007). Os procedimentos metodológicos foram norteados pelo pensar com o corpo através do próprio movimento, promovendo condições necessárias para o desenvolvimento corporal dos alunos a fim de contribuir com seu aprimoramento artístico, permitindo uma melhor consciência de si. Foram adotadas estratégias e intervenções da pesquisa-ação, a qual proporcionou a criação de um espaço de trocas constante entre a mestranda e participantes da pesquisa. Além de Jussara Miller, adotamos autoras que trabalharam diretamente com Klauss Vianna, optando por Neves (2010), documentários e acervo sobre a família Vianna que estão disponíveis na internet. A educação somática como um campo teórico-prático é composto de métodos cuja intervenção pedagógica investe no movimento do corpo de forma integral, propondo ainda, que o aprendizado na dança possibilite pensar os caminhos do movimento, não se limitando ao ensino de sequências de passos ou formas, mesmo em um espaço não formal. |