Dissertação

Família e Inclusão: o Programa de Apoio Educacional Especializado do NEPPD/PROEXT/UFAM

O papel da família tem sido cada vez mais ressaltado, no sentido de ser parceira vital no processo de integração social e escolar da pessoa com deficiência. O presente trabalho intitulado “Família e Inclusão: O Programa de Apoio Educacional Especializado do NEPPD/PROEXT/UFAM”, tem por objetivo geral...

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Autor principal: Lopes, Adriana Márcia dos Santos
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/7027233308261613, https://orcid.org/0000-0002-4116-1447
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2023
Assuntos:
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9709
Resumo:
O papel da família tem sido cada vez mais ressaltado, no sentido de ser parceira vital no processo de integração social e escolar da pessoa com deficiência. O presente trabalho intitulado “Família e Inclusão: O Programa de Apoio Educacional Especializado do NEPPD/PROEXT/UFAM”, tem por objetivo geral analisar os dispositivos conceituais históricos, legais e políticos das famílias com crianças com deficiência atendidas pelo Programa de Apoio Educacional Especializado – PAEE/PROEXT. No intuito de responder a este objetivo foram traçados três objetivos específicos: evidenciar os diversos significados do conceito de família, histórico enquanto unidade reprodução biológica e social; identificar os dispositivos legais e políticos de família com criança com deficiência no contexto inclusivo; descrever a atuação do Programa de Apoio Educacional Especializado - PAEE/NEPPDUFAM, com as crianças com deficiências. Como fundamentação teórica utilizamos: Bourdieu (1996, 1998, 2007); Buscaglia (1997); Batista, França (2007); Chacon (2007); Desse, Polonia (2007); Durham (1983); Glat (1996); Gueiros (2002); Kaloustian (1988); Mantoan (2003); Marcondes, Sigolo (2012); Matos (2013, 2015); Mioto (1997), Osório (1996); Silva, Dessen (2001); Singly (2007); Szymanski (2002, 2010), entre outros, que abordam acerca da temática família e educação inclusiva. O percurso metodológico foi o Método Dialético com aporte na Pedagogia Histórico Crítica (Lakatos e Marconi, 2011; Gamboa, 1997), envolvendo a pesquisa documental e bibliográfica (Gil, 2008), através de uma abordagem qualitativa (Bogdan; Biklen, 1994). Os procedimentos para coleta de dados se deram pela análise documental e a pesquisa bibliográfica (Lüdke & André, 1986; Minayo, 1994), tendo como local de realização o PAEE/NEPPD no período de 2018 a 2022, através dos registros (entrevista familiar), o que permitiu perceber as atitudes, percepções, valores e sentimentos que configuram o modo de agir das famílias pesquisadas. A pesquisa mostrou as dificuldades das famílias em encontrar um ambiente escolar efetivamente preparado, as constantes recusas e eventuais preconceitos que ainda se fazem presentes são realmente grandes, mas que não podem fazer as famílias desanimarem no cumprimento do seu dever de garantir ao seu filho ou filha o direito de acesso à educação. A proposta educacional inclusiva é aquela que considera todas as crianças como titulares do direito à educação. Assim, toda função educativa muda substantivamente, uma vez que a educação passa a ser entendida e desenvolvida como um direito humano e, portanto, inclusiva para todos sem qualquer distinção. Essa é uma educação que se busca em uma sociedade democrática de direito.