Dissertação

Padrões profissionais como fator de adaptação dos recursos humanos à Indústria 4.0: abordagens para o desenvolvimento e implementação na Administração Pública.

Os avanços progressivos experimentados na cadeia produtiva ao longo da história nos colocaram diante da 4ª Revolução Industrial, também conhecida como Indústria 4.0 (I4.0), marcada pelo uso extensivo da Internet, robótica e digitalização. Há uma grande perspectiva que governos promovam tecnologias d...

ver descrição completa

Autor principal: Araújo, Brenda de Jesus Moraes
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/9279783191037604, https://orcid.org/0000-0001-6438-7900
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2023
Assuntos:
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9732
Resumo:
Os avanços progressivos experimentados na cadeia produtiva ao longo da história nos colocaram diante da 4ª Revolução Industrial, também conhecida como Indústria 4.0 (I4.0), marcada pelo uso extensivo da Internet, robótica e digitalização. Há uma grande perspectiva que governos promovam tecnologias da I4.0, a fim de aperfeiçoar a gestão dos recursos públicos, bem como permitir a superação das limitações de processos e estruturas burocráticas estatais. Todavia, as transformações tecnológicas introduzidas por esse conceito mudam fundamentalmente as condições de trabalho das organizações e trazem sérias implicações para empregos e profissões. Nesse sentido, o objetivo do presente estudo foi avaliar os padrões profissionais dos recursos humanos na Administração Pública, face à I4.0. Para isso, além da revisão narrativa da literatura, foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa, de caráter descritivo baseado em dados coletados por meio de pesquisa documental e entrevistas semiestruturadas. A análise de conteúdo demonstrou que, atualmente, a força de trabalho nos órgãos públicos estudados demonstra um perfil profissional diversificado e qualificado. Contudo, há uma necessidade destacada de treinamentos e capacitações específicos, principalmente voltados para as tecnologias emergentes da I4.0. As organizações precisarão investir em treinamento regular, incentivar a aprendizagem autodirigida e criar uma cultura que valorize a inovação e a adaptação. Ao final, a pesquisa identificou as lacunas de competência e sugeriu estratégias organizacionais que poderão ser adotadas para mitigar os desafios para adaptação à I4.0.