/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Dissertação
Educação especial na perspectiva inclusiva: formação de professores em uma escola no município de Humaitá-Amazonas
A inclusão de estudantes com deficiência educacionais tem sido motivo de preocupação cada vez mais para alguns professores que atuam em sala regular de ensino. O presente trabalho tem como objetivo levantar aspectos relevantes para Educação Especial numa perspectiva inclusiva: formação de professore...
Autor principal: | Silva, Eliane Acácia da |
---|---|
Outros Autores: | https://lattes.cnpq.br/7649443498849027, https://orcid.org/0000-0001-8139-0618 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2023
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9809 |
Resumo: |
---|
A inclusão de estudantes com deficiência educacionais tem sido motivo de preocupação cada vez mais para alguns professores que atuam em sala regular de ensino. O presente trabalho tem como objetivo levantar aspectos relevantes para Educação Especial numa perspectiva inclusiva: formação de professores em uma escola no município de Humaitá-Amazonas, que atuam na sala regular com estudantes com deficiência. Para tanto, utilizaremos como ponto de partidas: legislação nacional como Constituição Nacional 1988, diretrizes políticas específicas do Ministério da Educação (MEC) como Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 1996 (LDBEN) entre outras e literatura especializada sobre o tema de alguns autores como Mazzota (2005), Jannuzi (2004), Mantoan (2004 e 2006), Martins (2007), Baptista (2009 p.11), Silva (2010), Pimenta (2002), Freire (1996) Gatti (2009) entre outros. Onde apresentaremos: conceitos utilizados para definir o sujeito com deficiência, como os autores abordam a questão da inclusão educacional e a formação de professores, o professor no seu preparo para enfrentar a realidade. O texto está dividido em 6 seções. Primeiramente abordaremos sobre a conquista da educação especial; educação especial no estado – AM, formação de professores, os caminhos trilhados da pesquisa; formação de professores em uma escola municipal de Humaità-Am, estabelecida nos documentos oficiais. Em seguida, apresentamos o resultado de pesquisas sobre o tema. Por fim, traçamos alternativas para a inclusão educacional. |