/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Dissertação
Educação especial na perspectiva inclusiva: formação de professores em uma escola no município de Humaitá-Amazonas
A inclusão de estudantes com deficiência educacionais tem sido motivo de preocupação cada vez mais para alguns professores que atuam em sala regular de ensino. O presente trabalho tem como objetivo levantar aspectos relevantes para Educação Especial numa perspectiva inclusiva: formação de professore...
Autor principal: | Silva, Eliane Acácia da |
---|---|
Outros Autores: | https://lattes.cnpq.br/7649443498849027, https://orcid.org/0000-0001-8139-0618 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2023
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9809 |
id |
oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-9809 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-98092023-11-15T05:03:44Z Educação especial na perspectiva inclusiva: formação de professores em uma escola no município de Humaitá-Amazonas Silva, Eliane Acácia da Nogueira, Eulina Maria Leite https://lattes.cnpq.br/7649443498849027 http://lattes.cnpq.br/7518673342621764 Rodrigues, Marlene http://lattes.cnpq.br/5548246508711318 Batista, Eliane Regina Martins http://lattes.cnpq.br/6865614032821482 https://orcid.org/0000-0001-8139-0618 Educação inclusiva Educação especial Inclusão escolar Professores - Formação Professores de educação especial - Formação CIENCIAS HUMANAS Educação inclusiva Formação de professor Políticas públicas Deficiência Inclusive education Teacher training Public policy Deficiency A inclusão de estudantes com deficiência educacionais tem sido motivo de preocupação cada vez mais para alguns professores que atuam em sala regular de ensino. O presente trabalho tem como objetivo levantar aspectos relevantes para Educação Especial numa perspectiva inclusiva: formação de professores em uma escola no município de Humaitá-Amazonas, que atuam na sala regular com estudantes com deficiência. Para tanto, utilizaremos como ponto de partidas: legislação nacional como Constituição Nacional 1988, diretrizes políticas específicas do Ministério da Educação (MEC) como Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 1996 (LDBEN) entre outras e literatura especializada sobre o tema de alguns autores como Mazzota (2005), Jannuzi (2004), Mantoan (2004 e 2006), Martins (2007), Baptista (2009 p.11), Silva (2010), Pimenta (2002), Freire (1996) Gatti (2009) entre outros. Onde apresentaremos: conceitos utilizados para definir o sujeito com deficiência, como os autores abordam a questão da inclusão educacional e a formação de professores, o professor no seu preparo para enfrentar a realidade. O texto está dividido em 6 seções. Primeiramente abordaremos sobre a conquista da educação especial; educação especial no estado – AM, formação de professores, os caminhos trilhados da pesquisa; formação de professores em uma escola municipal de Humaità-Am, estabelecida nos documentos oficiais. Em seguida, apresentamos o resultado de pesquisas sobre o tema. Por fim, traçamos alternativas para a inclusão educacional. The inclusion of students with educational disabilities has been a matter of increasing concern for some teachers who work in regular classrooms. The present work aims to raise relevant aspects for Special Education in an inclusive perspective: training of teachers in a school in the municipality of Humaitá-Amazonas, who work in the regular classroom with students with disabilities. To do so, we will use as a starting point: national legislation such as the 1988 National Constitution, specific political guidelines from the Ministry of Education (MEC) such as the 1996 National Education Guidelines and Bases Law (LDBEN), among others, and specialized literature on the subject by some authors. as Mazzota (2005), Jannuzi (2004), Mantoan (2004 and 2006), Martins (2007), Baptista (2009 p.11), Silva (2010), Pimenta (2002), Freire (1996) Gatti (2009) among others. Where we will present: concepts used to define the subject with disability, how the authors address the issue of educational inclusion and teacher training, the teacher in his preparation to face reality. The text is divided into 6 sections. First, we will address the achievement of special education; special education in the state – AM, teacher training, research paths; teacher training in a municipal school in Humaità-Am, established in official documents. Next, we present the results of research on the topic. Finally, we outline alternatives for educational inclusion. CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior 2023-11-14T15:50:22Z 2023-06-29 Dissertação SILVA, Eliane Acácia da. Educação especial na perspectiva inclusiva: formação de professores em uma escola no município de Humaitá-Amazonas. 2023. 99 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do Amazonas, Humaitá (AM), 2023. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9809 por Acesso Aberto http://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/ application/pdf Universidade Federal do Amazonas Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente - Humaitá Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Humanidades |
institution |
TEDE - Universidade Federal do Amazonas |
collection |
TEDE-UFAM |
language |
por |
topic |
Educação inclusiva Educação especial Inclusão escolar Professores - Formação Professores de educação especial - Formação CIENCIAS HUMANAS Educação inclusiva Formação de professor Políticas públicas Deficiência Inclusive education Teacher training Public policy Deficiency |
spellingShingle |
Educação inclusiva Educação especial Inclusão escolar Professores - Formação Professores de educação especial - Formação CIENCIAS HUMANAS Educação inclusiva Formação de professor Políticas públicas Deficiência Inclusive education Teacher training Public policy Deficiency Silva, Eliane Acácia da Educação especial na perspectiva inclusiva: formação de professores em uma escola no município de Humaitá-Amazonas |
topic_facet |
Educação inclusiva Educação especial Inclusão escolar Professores - Formação Professores de educação especial - Formação CIENCIAS HUMANAS Educação inclusiva Formação de professor Políticas públicas Deficiência Inclusive education Teacher training Public policy Deficiency |
description |
A inclusão de estudantes com deficiência educacionais tem sido motivo de preocupação cada vez mais para alguns professores que atuam em sala regular de ensino. O presente trabalho tem como objetivo levantar aspectos relevantes para Educação Especial numa perspectiva inclusiva: formação de professores em uma escola no município de Humaitá-Amazonas, que atuam na sala regular com estudantes com deficiência. Para tanto, utilizaremos como ponto de partidas: legislação nacional como Constituição Nacional 1988, diretrizes políticas específicas do Ministério da Educação (MEC) como Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 1996 (LDBEN) entre outras e literatura especializada sobre o tema de alguns autores como Mazzota (2005), Jannuzi (2004), Mantoan (2004 e 2006), Martins (2007), Baptista (2009 p.11), Silva (2010), Pimenta (2002), Freire (1996) Gatti (2009) entre outros. Onde apresentaremos: conceitos utilizados para definir o sujeito com deficiência, como os autores abordam a questão da inclusão educacional e a formação de professores, o professor no seu preparo para enfrentar a realidade. O texto está dividido em 6 seções. Primeiramente abordaremos sobre a conquista da educação especial; educação especial no estado – AM, formação de professores, os caminhos trilhados da pesquisa; formação de professores em uma escola municipal de Humaità-Am, estabelecida nos documentos oficiais. Em seguida, apresentamos o resultado de pesquisas sobre o tema. Por fim, traçamos alternativas para a inclusão educacional. |
author_additional |
Nogueira, Eulina Maria Leite |
author_additionalStr |
Nogueira, Eulina Maria Leite |
format |
Dissertação |
author |
Silva, Eliane Acácia da |
author2 |
https://lattes.cnpq.br/7649443498849027 https://orcid.org/0000-0001-8139-0618 |
author2Str |
https://lattes.cnpq.br/7649443498849027 https://orcid.org/0000-0001-8139-0618 |
title |
Educação especial na perspectiva inclusiva: formação de professores em uma escola no município de Humaitá-Amazonas |
title_short |
Educação especial na perspectiva inclusiva: formação de professores em uma escola no município de Humaitá-Amazonas |
title_full |
Educação especial na perspectiva inclusiva: formação de professores em uma escola no município de Humaitá-Amazonas |
title_fullStr |
Educação especial na perspectiva inclusiva: formação de professores em uma escola no município de Humaitá-Amazonas |
title_full_unstemmed |
Educação especial na perspectiva inclusiva: formação de professores em uma escola no município de Humaitá-Amazonas |
title_sort |
educação especial na perspectiva inclusiva: formação de professores em uma escola no município de humaitá-amazonas |
publisher |
Universidade Federal do Amazonas |
publishDate |
2023 |
url |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9809 |
_version_ |
1831970236141666304 |
score |
11.753735 |