Dissertação

As práticas pedagógicas e o trabalho como princípio educativo em uma escola do campo de Parintins/AM

A presente pesquisa tem como objetivo: compreender as práticas pedagógicas e o trabalho como princípio educativo em uma escola do campo de Parintins/AM e seus impactos no processo de construção do conhecimento. Foi desdobrado nos seguintes objetivos específicos: realizar estudo sobre Educação do Cam...

ver descrição completa

Autor principal: Prata, Bruna dos Santos
Outros Autores: https://lattes.cnpq.br/6941024770372914, https://orcid.org/0000-0002-2023-3704
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2023
Assuntos:
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9813
id oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-9813
recordtype dspace
spelling oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-98132023-11-17T05:03:40Z As práticas pedagógicas e o trabalho como princípio educativo em uma escola do campo de Parintins/AM Pedagogical practices and work as an educational principle in a school in campo de Parintins/AM Prata, Bruna dos Santos Nogueira, Eulina Maria Leite https://lattes.cnpq.br/6941024770372914 http://lattes.cnpq.br/7518673342621764 Oliveira, Ângela Maria Gonçalves de http://lattes.cnpq.br/1047034055749049 Franco, Zilda Gláucia Elias http://lattes.cnpq.br/1576292560798601 Barros, Josemir Almeida http://lattes.cnpq.br/3625890466420467 https://orcid.org/0000-0002-2023-3704 Professores de educação rural - Formação Educação rural - Parintins (AM) CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO Práticas Pedagógicas Trabalho Educação do Campo Formação de professores A presente pesquisa tem como objetivo: compreender as práticas pedagógicas e o trabalho como princípio educativo em uma escola do campo de Parintins/AM e seus impactos no processo de construção do conhecimento. Foi desdobrado nos seguintes objetivos específicos: realizar estudo sobre Educação do Campo no Brasil, contextualizar a Educação do Campo no Município de Parintins-AM, identificar os desafios dos docentes em incorporarem o trabalho como princípio educativo em suas práticas pedagógicas. A inquietação consistiu com a problemática, as práticas pedagógicas e o trabalho como princípio educativo estão sendo desenvolvidas em uma escola do campo de Parintins/AM? Foi realizada a pesquisa em duas escolas de várzea, na escola núcleo Washigton Luiz Teixeira que está situada na comunidade São Sebastião do Boto e na escola anexo Santa Rita que no decorrer da pesquisa foi necessário pesquisar em ambas para melhor compreensão e análise dos dados. O percurso metodológico da pesquisa foi quali-quantitativo, abordagem dialética, observação participante, entrevista semiestruturada, questionário, rodas de conversa, registros fotográficos e no término da pesquisa realizamos uma atividade artística nas turmas pesquisadas. Os sujeitos envolvidos são 10 entre eles líderes de movimentos sociais, professores, trabalhadores e pais dos estudantes. Os resultados dessa pesquisa são significativos para os profissionais da área educacional, principalmente para os que trabalham no campo, pois nos fez refletir sobre a valorização na formação dos professores e principalmente a efetivação de políticas públicas nas escolas do campo para que possam ter uma educação digna e de qualidade, articulando com os saberes tradicionais e científicos. his research aims to: understand the pedagogical practices and work as an educational principle in a school in the countryside of Parintins/AM and its impacts on the knowledge construction process. It was broken down into the following specific objectives: to carry out a study on Rural Education in Brazil, contextualize Rural Education in the Municipality of Parintins-AM, identify the challenges facing teachers in incorporating work as an educational principle in their pedagogical practices.The restlessness consisted with the problem, the pedagogical practices and work as an educational principle being developed in a school in the countryside of Parintins/AM? The research was carried out in two floodplain schools, in the core school Washigton Luiz Teixeira which is located in the community São Sebastião do Boto and in the annexed school Santa Rita which, during the research, it was necessary to research in both for better understanding and analysis of the data. The methodological course of the research was quali-quantitative, dialectical approach, participant observation, semi-structured interview, questionnaire, conversation wheels, photographic records and at the end of the research we carried out an artistic activity in the surveyed groups. The subjects involved are 10, including leaders of social movements, teachers, workers and students' parents. The results of this research are significant for professionals in the educational area, especially for those who work in the countryside, as it made us reflect on the appreciation of teacher training and especially the implementation of public policies in rural schools so that they can have a decent education. and quality, articulating with traditional and scientific knowledge. FAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas 2023-11-16T17:12:37Z 2023-06-15 Dissertação PRATA, Bruna dos Santos. As práticas pedagógicas e o trabalho como princípio educativo em uma escola do campo de Parintins/AM. 2023. 114 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Humanidades) -Universidade Federal do Amazonas, Humaitá (AM), 2023. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9813 por Acesso Aberto https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ application/pdf Universidade Federal do Amazonas Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente - Humaitá Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Humanidades
institution TEDE - Universidade Federal do Amazonas
collection TEDE-UFAM
language por
topic Professores de educação rural - Formação
Educação rural - Parintins (AM)
CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO
Práticas Pedagógicas
Trabalho
Educação do Campo
Formação de professores
spellingShingle Professores de educação rural - Formação
Educação rural - Parintins (AM)
CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO
Práticas Pedagógicas
Trabalho
Educação do Campo
Formação de professores
Prata, Bruna dos Santos
As práticas pedagógicas e o trabalho como princípio educativo em uma escola do campo de Parintins/AM
topic_facet Professores de educação rural - Formação
Educação rural - Parintins (AM)
CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO
Práticas Pedagógicas
Trabalho
Educação do Campo
Formação de professores
description A presente pesquisa tem como objetivo: compreender as práticas pedagógicas e o trabalho como princípio educativo em uma escola do campo de Parintins/AM e seus impactos no processo de construção do conhecimento. Foi desdobrado nos seguintes objetivos específicos: realizar estudo sobre Educação do Campo no Brasil, contextualizar a Educação do Campo no Município de Parintins-AM, identificar os desafios dos docentes em incorporarem o trabalho como princípio educativo em suas práticas pedagógicas. A inquietação consistiu com a problemática, as práticas pedagógicas e o trabalho como princípio educativo estão sendo desenvolvidas em uma escola do campo de Parintins/AM? Foi realizada a pesquisa em duas escolas de várzea, na escola núcleo Washigton Luiz Teixeira que está situada na comunidade São Sebastião do Boto e na escola anexo Santa Rita que no decorrer da pesquisa foi necessário pesquisar em ambas para melhor compreensão e análise dos dados. O percurso metodológico da pesquisa foi quali-quantitativo, abordagem dialética, observação participante, entrevista semiestruturada, questionário, rodas de conversa, registros fotográficos e no término da pesquisa realizamos uma atividade artística nas turmas pesquisadas. Os sujeitos envolvidos são 10 entre eles líderes de movimentos sociais, professores, trabalhadores e pais dos estudantes. Os resultados dessa pesquisa são significativos para os profissionais da área educacional, principalmente para os que trabalham no campo, pois nos fez refletir sobre a valorização na formação dos professores e principalmente a efetivação de políticas públicas nas escolas do campo para que possam ter uma educação digna e de qualidade, articulando com os saberes tradicionais e científicos.
author_additional Nogueira, Eulina Maria Leite
author_additionalStr Nogueira, Eulina Maria Leite
format Dissertação
author Prata, Bruna dos Santos
author2 https://lattes.cnpq.br/6941024770372914
https://orcid.org/0000-0002-2023-3704
author2Str https://lattes.cnpq.br/6941024770372914
https://orcid.org/0000-0002-2023-3704
title As práticas pedagógicas e o trabalho como princípio educativo em uma escola do campo de Parintins/AM
title_short As práticas pedagógicas e o trabalho como princípio educativo em uma escola do campo de Parintins/AM
title_full As práticas pedagógicas e o trabalho como princípio educativo em uma escola do campo de Parintins/AM
title_fullStr As práticas pedagógicas e o trabalho como princípio educativo em uma escola do campo de Parintins/AM
title_full_unstemmed As práticas pedagógicas e o trabalho como princípio educativo em uma escola do campo de Parintins/AM
title_sort as práticas pedagógicas e o trabalho como princípio educativo em uma escola do campo de parintins/am
publisher Universidade Federal do Amazonas
publishDate 2023
url https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9813
_version_ 1831970261343141888
score 11.753735