Dissertação

Como o/a Arquiteto/a se forma em cenário atípico? Tomadas de decisões institucionais e transformações no curso de Arquitetura e Urbanismo da UFAM durante a pandemia

Em meio a um dos epicentros da pandemia de Covid-19 no Brasil, esta pesquisa científica tomou à análise o Curso de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade de Tecnologia da Universidade Federal do Amazonas (FT/UFAM) e a formação do/a Arquiteto/a e Urbanista em cenário pandêmico. A investigação que confe...

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Autor principal: Aragão, Roberth Cavalcante
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/0947033171589496, https://orcid.org/0000-0001-9041-1476
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2023
Assuntos:
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9836
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spelling oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-98362023-11-28T05:03:51Z Como o/a Arquiteto/a se forma em cenário atípico? Tomadas de decisões institucionais e transformações no curso de Arquitetura e Urbanismo da UFAM durante a pandemia Aragão, Roberth Cavalcante Silva, Camila Ferreira da http://lattes.cnpq.br/0947033171589496 http://lattes.cnpq.br/3520518346076110 Paula, Frederico Braida Rodrigues de http://lattes.cnpq.br/5018338717420441 Garcia, Fabiane Maia http://lattes.cnpq.br/0062882509525303 Luna, Rita Esther Ferreira de http://lattes.cnpq.br/3807042671218885 https://orcid.org/0000-0001-9041-1476 Arquitetura - Formação Arquitetos - Formação COVID-19, Pandemia de, 2020- CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS: ARQUITETURA E URBANISMO Arquitetura Formação Ensino Pandemia Ensino Superior Em meio a um dos epicentros da pandemia de Covid-19 no Brasil, esta pesquisa científica tomou à análise o Curso de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade de Tecnologia da Universidade Federal do Amazonas (FT/UFAM) e a formação do/a Arquiteto/a e Urbanista em cenário pandêmico. A investigação que conferiu corpo a esta dissertação se ocupou da (s) influência (s) das tomadas de decisões políticas em níveis federal, estadual, municipal e institucional na formação do/a arquiteto/a e urbanista da UFAM durante a pandemia e a relação entre formar um/a arquiteto/a em um período atípico. A luz disso, a problemática desta pesquisa baseia-se em tentar entender como e quais foram as medidas políticas tomadas pela direção da Faculdade de Tecnologia (FT) e da Coordenação do curso de arquitetura e urbanismo para com o curso no cenário pandêmico? Desta forma, as questões que norteiam a pesquisa são: Como foi o processo de formação do/a arquiteto/a e urbanista na UFAM durante a pandemia de Covid-19? Quais as tomadas de decisões realizadas, no âmbito da formação, pela universidade e o colegiado do curso de arquitetura e urbanismo durante a pandemia? Diante do exposto, a pesquisa tem como objetivo geral compreender como se deu a formação do/a arquiteto/a e urbanista no interior da UFAM, entre 2020 e 2022, em cenário atípico. Os objetivos específicos desta pesquisa são: a) caracterizar as medidas político-institucionais tomadas pela UFAM durante a pandemia; b) analisar as tomadas de decisão do colegiado do curso de arquitetura e urbanismo frente ao período pandêmico; e c) compreender o ressurgimento das discussões relacionadas ao ensino de arquitetura e urbanismo em modalidade de ensino EAD e a medida emergencial do ensino remoto, com base nos posicionamentos das entidades de classe e ensino. Com base no atual cenário, a pesquisa busca apresentar dados bibliográficos e documentais analisados, através de um Inventário Documental e Revisão de Literatura Integrativa (RLI) como o design metodológico, permeando ações estruturadas e reflexivas que nortearão as prováveis discussões para caminhos ou descaminhos em torno da formação do arquiteto e urbanista pós pandemia. Amid one of the epicenters of the Covid-19 pandemic in Brazil, this scientific research analyzed the Architecture and Urbanism Course at the Faculty of Technology in the Federal University of Amazonas (FT/UFAM) and the formation of Architect and Urbanist in a pandemic scenario. The investigation that gave body to this dissertation dealt with the influence(s) of political decision-making at the federal, state, municipal and institutional levels in the formation of the architect and urbanist of UFAM during the pandemic and the relationship between training an architect in an atypical period. Considering this, the problem of this research is based on trying to understand how and what were the political measures taken by the direction of the Faculty of Technology (FT) and the Coordination of the architecture and urbanism course towards the course in the pandemic scenario? Therefore, the questions that guide the research are: How was the training process of the architect and urbanist at UFAM during the Covid-19 pandemic? What decisions were made, in terms of training, by the university and the collegiate of the architecture and urbanism course during the pandemic? In view of the above, the general objective of the research is to understand how the formation of the architect and urban planner took place within UFAM, between 2020 and 2022, in an atypical scenario. The specific objectives of this research are: a) to characterize the political-institutional measures taken by UFAM during the pandemic; b) analyze the decision-making of the collegiate of architecture and urbanism course in the face of the pandemic period; and c) understand the resurgence of discussions related to the teaching of architecture and urbanism in the distance learning modality and the emergency measure of remote teaching, based on the positions of class and teaching entities. Based on the current scenario, the research seeks to present analyzed bibliographic and documental data, through a Documental Inventory and Integrative Literature Review (RLI) as the methodological design, permeating structured and reflective actions that will guide the probable discussions for paths or deviations around of post-pandemic architect and urban planner training. CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior FAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas 2023-11-27T15:45:54Z 2023-06-30 Dissertação ARAGÃO, Roberth Cavalcante. Como o/a Arquiteto/a se forma em cenário atípico? Tomadas de decisões institucionais e transformações no curso de Arquitetura e Urbanismo da UFAM durante a pandemia. 2023. 238 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2023 https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9836 por Acesso Aberto https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ application/pdf Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Educação Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Educação
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