Tese

Práticas corporais lúdicas para estudantes com deficiência intelectual no ensino fundamental: uma proposta no ensino público

A presente tese tem como objeto de estudo os processos de ensino e de aprendizagem para estudantes com deficiência intelectual, e surgiu do seguinte problema de pesquisa: como a vivência em práticas corporais lúdicas durante os atendimentos da Sala de Recursos Multifuncionais (SRM) podem contribuir...

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Autor principal: Leite, Francisco Edson Pereira
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/6625513148112900, https://orcid.org/0000-0003-2535-9995
Grau: Tese
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2023
Assuntos:
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9838
Resumo:
A presente tese tem como objeto de estudo os processos de ensino e de aprendizagem para estudantes com deficiência intelectual, e surgiu do seguinte problema de pesquisa: como a vivência em práticas corporais lúdicas durante os atendimentos da Sala de Recursos Multifuncionais (SRM) podem contribuir com o desenvolvimento das funções psíquicas superiores de estudantes com deficiência intelectual de modo a favorecer suas potencialidades, tendo como possibilidade de articulação a vivência em práticas corporais? Neste estudo, defendo que a realização de práticas corporais lúdicas pelos professores na Sala de Recursos Multifuncionais (SRM) favorece o processo de aprendizagem e desenvolvimento psíquico dos sujeitos identificados na escola como alunos com deficiência intelectual. Tal indagação me levou a desenvolver este estudo com o objetivo geral de conhecer as relações estabelecidas entre a realização de práticas corporais lúdicas na escola e o desenvolvimento das funções psíquicas superiores, no sentido de aprender e desenvolver suas potencialidades humanas a partir do real e do vivido, para a produção de novas ações e propostas pedagógicas de alunos com deficiência intelectual. A fim de identificar explicações para esta dúvida, definimos como objetivos específicos analisar as estratégias de ensino realizadas em uma Sala de Recursos Multifuncionais (SRM) para estudantes com deficiência intelectual; elaborar, aplicar e avaliar um programa de atendimentos educacionais especializados (AEE) pautado em vivências de práticas corporais para estudantes com deficiência intelectual atendidos na SRM; apresentar uma proposta de AEE, fundamentada na teoria histórico-cultural, incorporando as práticas corporais lúdicas como estratégia de ensino para promover o desenvolvimento das funções psíquicas superiores e a formação plena de alunos com deficiência. O percurso metodológico da pesquisa iniciou com um estudo de revisão bibliográfica o qual possibilitou a fundamentação teórica da tese. Após a autorização do comitê de ética e aprovação no exame de qualificação iniciamos a investigação de campo na escola estadual São Vicente de Paula, na qual tivemos como público-alvo os estudantes com deficiência intelectual que participam do atendimento educacional especializado na Sala de Recursos Multifuncional, e nossa amostra envolveu quatro adolescentes com idades entre 11 e 16 anos, sendo uma menina e três meninos. Adotando o método histórico-cultural na perspectiva da abordagem microgenética desenvolvemos com os participantes da pesquisa um programa de práticas corporais lúdicas, e como instrumento para coleta de dados fizemos uso do diário de pesquisa e das vídeo gravações. Em nossa pesquisa de campo, onde tivemos a oportunidade de aprender com Esperto, Valentim, Conquista e Atleta, foi possível também constatar que as práticas corporais lúdicas constituem um importante recurso para o desenvolvimento integral desses adolescentes, potencializando suas capacidades cognitivas, socioemocionais e motoras. Essa abordagem, fundamentada na teoria histórico-cultural, oferece subsídios valiosos para a compreensão da construção social da mente, a influência da cultura na linguagem, o papel da mediação semiótica e a importância do jogo, brinquedo e brincadeira. Deste modo nos permitimos concluir, em resposta ao nosso problema de pesquisa e atendendo ao objetivo geral, que ao estimular as capacidades físicas e habilidades motoras dos adolescentes, estamos, de fato, promovendo o desenvolvimento das funções psíquicas superiores, fortalecendo suas habilidades cognitivas e contribuindo para seu crescimento e aprendizagem. Acreditando na capacidade inata de aprender e se desenvolver, é possível fornecer as condições necessárias para que todos os indivíduos alcancem seu pleno potencial, independentemente de suas deficiências