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Dissertação
Os sentidos subjetivos atribuídos por professores à masculinidade: reflexões sobre o contexto escolar
O presente estudo privilegia a visão de que os sujeitos e os processos se constituem de forma histórica e social, até mesmo concepções aparentemente tidas como naturais, como é o caso da constituição de masculinidades e feminilidades. Baseia-se nesta visão para pensar as imposições de gênero no cont...
Autor principal: | Ribeiro, Ellie Cristina Silva |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/8343281100081696 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2023
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
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oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-98782023-12-14T05:03:42Z Os sentidos subjetivos atribuídos por professores à masculinidade: reflexões sobre o contexto escolar The subjective meanings of masculinity attributed by teachers: reflections on the school contexto Ribeiro, Ellie Cristina Silva Leitão, Consuelena Lopes http://lattes.cnpq.br/8343281100081696 http://lattes.cnpq.br/6269837680965021 Negreiros, Fauston http://lattes.cnpq.br/6286677749065869 Gomes, Fábio Alves http://lattes.cnpq.br/4750985697939221 Educação - Aspectos sociais Identidade de gênero na educação Masculinidade Professores homens CIENCIAS HUMANAS: PSICOLOGIA: PSICOLOGIA SOCIAL Masculinidades Professores Subjetividade Contexto escolar O presente estudo privilegia a visão de que os sujeitos e os processos se constituem de forma histórica e social, até mesmo concepções aparentemente tidas como naturais, como é o caso da constituição de masculinidades e feminilidades. Baseia-se nesta visão para pensar as imposições de gênero no contexto escolar, dando ênfase às vivências dos docentes. A pesquisa teve como objetivo geral refletir sobre os sentidos atribuídos por professores homens cisgênero à masculinidade e a sua relação com o contexto escolar na cidade de Boa Vista - RR. Como objetivos específicos procurei: 1) conhecer a expressão de gênero dos professores homens cisgênero; 2) compreender sobre como se dão as relações de gênero na escola a partir da visão dos docentes; 3) analisar as possibilidades de desconstrução das masculinidades hegemônicas no contexto educacional; 4) Refletir sobre as limitações das discussões de gênero e masculinidade no contexto escolar. Para tanto, utilizou-se como base os pressupostos da Psicologia Histórico-Cultural para um recorte teórico, em seguida, foi construída uma revisão de literatura integrativa voltada para o impacto da masculinidade hegemônica no contexto escolar utilizando como base as teorias dos estudos de gênero. Em seguida, realizou-se uma pesquisa de campo qualitativa, a partir de entrevistas narrativas com sete professores do gênero masculino do ensino básico. Os dados produzidos foram analisados à luz do caráter construtivo-interpretativo com a construção de indicadores e núcleos de sentido, processo que se deu através do diálogo entre a psicologia histórico-cultural e os estudos de gênero. A presente pesquisa de dissertação permitiu avançar na reflexão da constituição da masculinidade e a sua relação com o contexto escolar, pensando a partir dos sentidos atribuídos por professores do ensino básico. Como resultados, notou-se uma relação importante entre o contexto escolar e a produção de subjetividades masculinas, são relações determinantes e determinadas. De um modo geral, os docentes que mais se distanciam da masculinidade hegemônica parecem problematizá-la mais. Dessa maneira, o estudo possibilitou iluminar reflexões importantes acerca da constituição da masculinidade e a sua expressão no contexto escolar. Tanto no sentido de denunciar a importância de abrir espaços para diálogos, quanto no sentido de demonstrar o que já vem ocorrendo de maneira informal nas interações entre os sujeitos, na realidade concreta da escola. The present study favors the view that subjects and processes are historically and socially constituted, even conceptions apparently taken as natural, like the constitution of masculinities and femininities. This study is based on this vision to think about gender impositions in the school context, emphasizing the experiences of teachers. The general objective of the research was to reflect on the meanings attributed by cisgender male teachers to masculinity and its relationship with the school context in the city of Boa Vista – RR. As specific objectives I sought: 1) to know the gender expression of cisgender male teachers; 2) understand how gender relations work at school from the perspective of teachers; 3) analyze the possibilities of deconstructing hegemonic masculinities in the educational context; 4) Reflect on the limitations of gender and masculinity discussions in the school context. To do so, the assumptions of Historical-Cultural Psychology were used as a basis for a theoretical approach, then an integrative literature review was built, focused on the impact of hegemonic masculinity in the school context using the theories of gender studies. Then, a qualitative field research was carried out, based on narrative interviews with seven male school teachers. The data produced were analyzed in the light of the constructive-interpretative character with the construction of indicators and meaning cores, a process that took place through the dialogue between historical-cultural psychology and gender studies. The present dissertation research allowed advancing in the reflection of the constitution of masculinity and its relationship with the school context, thinking from the meanings attributed by teachers of basic education. As a result, an important relationship was noted between the production of male subjectivities within the school, they are determinant and determined relationships. In general, professors who distance themselves the most from hegemonic masculinity seem to problematize it more. In this way, the study made it possible to illuminate important reflections about the constitution of masculinity and its expression in the school contexto. Both in the sense of denouncing the importance of opening spaces for dialogue, and in the sense of demonstrating what is already happening informally in the interactions between subjects, in the concrete reality of the school. 2023-12-13T17:42:39Z 2023-09-20 Dissertação RIBEIRO, Ellie Cristina Silva. Os sentidos subjetivos atribuídos por professores à masculinidade: reflexões sobre o contexto escolar. 2023. 117 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2023. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9878 por Acesso Aberto https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ application/pdf Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Psicologia Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Psicologia |
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