Dissertação

O ensino interdisciplinar das ciências ambientais como prática pedagógica contextualizada nas escolas do campo

A educação do/no campo possui especificidades locais e requer uma postura crítica em relação aos modelos de ensino. A pesquisa abordou o ensino das ciências ambientais como prática pedagógica contextualizada nas escolas do campo. Objetivando compreender as práticas educativas em classes multisseriad...

ver descrição completa

Autor principal: Ribeiro, Francisco Marcelo Rodrigues
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/9532121873478233
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2023
Assuntos:
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9879
id oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-9879
recordtype dspace
spelling oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-98792023-12-14T05:03:48Z O ensino interdisciplinar das ciências ambientais como prática pedagógica contextualizada nas escolas do campo Ribeiro, Francisco Marcelo Rodrigues Jesus, Edilza Laray de http://lattes.cnpq.br/9532121873478233 http://lattes.cnpq.br/3416993677349221 Ferreira, Jarliane da Silva Costa, Lucinete Gadelha da Campos, Raimundo Sidnei dos Santos Educação ambiental - Lábrea (AM) Ciências ambientais Classes multisseriadas - Lábrea (AM) Educação rural CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO CIENCIAS BIOLOGICAS Classes multisseriadas Movimentos sociais Saber ambiental Educação A educação do/no campo possui especificidades locais e requer uma postura crítica em relação aos modelos de ensino. A pesquisa abordou o ensino das ciências ambientais como prática pedagógica contextualizada nas escolas do campo. Objetivando compreender as práticas educativas em classes multisseriadas de modo a contribuir no processo de ensino das ciências ambientais nas escolas do campo em Lábrea – Amazonas. A metodologia foi o estudo de caso múltiplo (Yin (2015), utilizando pesquisa bibliográfica e documental, além de técnicas de coleta de dados através das entrevistas semiestruturadas. Os participantes da pesquisa foram o coordenador da educação rural/campo da SEMEC e os docentes das escolas municipais São Francisco e São Sebastião, localizadas no município de Lábrea - AM. Por meio da análise de conteúdo proposta por Bardin (2016) foi realizada análise dos dados coletados sobre as práticas educativas desenvolvidas nessas escolas no contexto do ensino das ciências ambientais. Foi constato que o ensino das ciências ambientais não está inserido na prática pedagógica dos professores, fazem uma abordagem sobre os temas ambientais pontualmente e descontextualizada dos componentes curriculares. Sendo necessário uma proposta de ensino curricular estabelecendo uma correlação de forma interdisciplinar, transversal e que envolva os saberes locais. Como resultado desse trabalho foi desenvolvido o guia didático interdisciplinar “Diálogos do ensino de ciências ambientais em salas multisseriadas". Buscando romper com os paradigmas e métodos tradicionais, propondo uma aprendizagem contextualizada e interdisciplinar. Education/field ownership has local specificities and requires a critical stance in relation to teaching models. The research addressed the teaching of environmental sciences as a pedagogical practice contextualized in rural schools. Aiming to understand educational practices in multigrade classes in order to contribute to the process of teaching environmental sciences in rural schools in Lábrea – Amazonas. The methodology was a multiple case study (Yin (2015), using bibliographic and documentary research, in addition to data collection techniques through semistructured interviews. The research participants were the rural/field education coordinator at SEMEC and the teachers at the municipal schools São Francisco and São Sebastião, located in the municipality of Lábrea - AM. Through the content analysis proposed by Bardin (2016), an analysis was carried out on the data collected on the educational practices developed in these schools in the context of teaching environmental sciences. I note that the teaching of environmental sciences is not included in the pedagogical practice of teachers, they approach environmental issues punctually and decontextualized from the curricular components. It is necessary to have a curricular teaching proposal establishing a correlation in an interdisciplinary, transversal way and involving knowledge a result of this work, the interdisciplinary teaching guide “Dialogues on teaching environmental sciences in multigrade classrooms” was developed. Seeking to break with traditional paradigms and methods, proposing contextualized and interdisciplinary learning. CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior 2023-12-13T18:55:36Z 2023-09-04 Dissertação RIBEIRO, Francisco Marcelo Rodrigues. O ensino interdisciplinar das ciências ambientais como prática pedagógica contextualizada nas escolas do campo. 2023. 88 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais) - Universidade Federal do Amazonas, Lábrea (AM), 2023. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9879 por Acesso Aberto https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ application/pdf Universidade Federal do Amazonas Centro de Ciências do Ambiente Brasil UFAM Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais
institution TEDE - Universidade Federal do Amazonas
collection TEDE-UFAM
language por
topic Educação ambiental - Lábrea (AM)
Ciências ambientais
Classes multisseriadas - Lábrea (AM)
Educação rural
CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO
CIENCIAS BIOLOGICAS
Classes multisseriadas
Movimentos sociais
Saber ambiental
Educação
spellingShingle Educação ambiental - Lábrea (AM)
Ciências ambientais
Classes multisseriadas - Lábrea (AM)
Educação rural
CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO
CIENCIAS BIOLOGICAS
Classes multisseriadas
Movimentos sociais
Saber ambiental
Educação
Ribeiro, Francisco Marcelo Rodrigues
O ensino interdisciplinar das ciências ambientais como prática pedagógica contextualizada nas escolas do campo
topic_facet Educação ambiental - Lábrea (AM)
Ciências ambientais
Classes multisseriadas - Lábrea (AM)
Educação rural
CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO
CIENCIAS BIOLOGICAS
Classes multisseriadas
Movimentos sociais
Saber ambiental
Educação
description A educação do/no campo possui especificidades locais e requer uma postura crítica em relação aos modelos de ensino. A pesquisa abordou o ensino das ciências ambientais como prática pedagógica contextualizada nas escolas do campo. Objetivando compreender as práticas educativas em classes multisseriadas de modo a contribuir no processo de ensino das ciências ambientais nas escolas do campo em Lábrea – Amazonas. A metodologia foi o estudo de caso múltiplo (Yin (2015), utilizando pesquisa bibliográfica e documental, além de técnicas de coleta de dados através das entrevistas semiestruturadas. Os participantes da pesquisa foram o coordenador da educação rural/campo da SEMEC e os docentes das escolas municipais São Francisco e São Sebastião, localizadas no município de Lábrea - AM. Por meio da análise de conteúdo proposta por Bardin (2016) foi realizada análise dos dados coletados sobre as práticas educativas desenvolvidas nessas escolas no contexto do ensino das ciências ambientais. Foi constato que o ensino das ciências ambientais não está inserido na prática pedagógica dos professores, fazem uma abordagem sobre os temas ambientais pontualmente e descontextualizada dos componentes curriculares. Sendo necessário uma proposta de ensino curricular estabelecendo uma correlação de forma interdisciplinar, transversal e que envolva os saberes locais. Como resultado desse trabalho foi desenvolvido o guia didático interdisciplinar “Diálogos do ensino de ciências ambientais em salas multisseriadas". Buscando romper com os paradigmas e métodos tradicionais, propondo uma aprendizagem contextualizada e interdisciplinar.
author_additional Jesus, Edilza Laray de
author_additionalStr Jesus, Edilza Laray de
format Dissertação
author Ribeiro, Francisco Marcelo Rodrigues
author2 http://lattes.cnpq.br/9532121873478233
author2Str http://lattes.cnpq.br/9532121873478233
title O ensino interdisciplinar das ciências ambientais como prática pedagógica contextualizada nas escolas do campo
title_short O ensino interdisciplinar das ciências ambientais como prática pedagógica contextualizada nas escolas do campo
title_full O ensino interdisciplinar das ciências ambientais como prática pedagógica contextualizada nas escolas do campo
title_fullStr O ensino interdisciplinar das ciências ambientais como prática pedagógica contextualizada nas escolas do campo
title_full_unstemmed O ensino interdisciplinar das ciências ambientais como prática pedagógica contextualizada nas escolas do campo
title_sort o ensino interdisciplinar das ciências ambientais como prática pedagógica contextualizada nas escolas do campo
publisher Universidade Federal do Amazonas
publishDate 2023
url https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9879
_version_ 1831970272214777856
score 11.753735