Relatório de Pesquisa

O processo de aprendizagem da leitura e escrita no 1º do Ensino Fundamental - Anos iniciais

Por muitos anos, se acreditou que o essencial para alfabetizar os alunos era o treino da memória, da coordenação motora, da discriminação visual e auditiva e da noção de lateralidade. Na atualidade, verifica-se que é necessário ir além das técnicas de ensinar a ler e escrever, é preciso aprender a l...

ver descrição completa

Autor principal: Thainan Barbosa Pereira
Grau: Relatório de Pesquisa
Idioma: pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2016
Assuntos:
Acesso em linha: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4220
Resumo:
Por muitos anos, se acreditou que o essencial para alfabetizar os alunos era o treino da memória, da coordenação motora, da discriminação visual e auditiva e da noção de lateralidade. Na atualidade, verifica-se que é necessário ir além das técnicas de ensinar a ler e escrever, é preciso aprender a ler e escrever sabendo os usos sociais da linguagem escrita. Pretende-se como objetivo geral estudar o processo de aprendizagem de leitura e escrita em crianças que estão no 1º ano do Ensino Fundamental, como objetivos específicos pretendemos analisar as aproximações e distanciamentos entre a realidade da escola e as proposições do PCN para o trabalho com a alfabetização, discutir as metodologias e estratégias utilizadas na sala de aula para a alfabetização de crianças do 1º ano do ensino fundamental e identificar as dificuldades enfrentadas pelo professor em relação à dinâmica do processo de letramento. Embasaremos a pesquisa na concepção qualitativa, no conceito da fenomenologia. Os instrumentos utilizados serão a observação direta extensiva, e entrevista semiestruturada.