/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Dissertação
A cidade e a quitanda: uma leitura dos poemas Bananas podres, de Ferreira Gullar
No livro A Vertigem do Dia (1980), Ferreira Gullar inseriu o primeiro da série de cinco poemas, homônimos e sequenciais, Bananas Podres. Eles continuariam em sua obra em 2010, no livro Em Alguma Parte Alguma e todos os cinco poemas seriam reunidos em 2011 em uma compilação ilustrada de mesmo nome –...
Autor principal: | Mascarenhas, Beatriz Campos |
---|---|
Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/4671661080868616 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2024
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9944 |
id |
oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-9944 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-99442024-01-23T05:04:03Z A cidade e a quitanda: uma leitura dos poemas Bananas podres, de Ferreira Gullar Mascarenhas, Beatriz Campos Albuquerque, Gabriel Arcanjo Santos de http://lattes.cnpq.br/4671661080868616 http://lattes.cnpq.br/0632488092860482 Zucolo, Nicia Petreceli http://lattes.cnpq.br/4572857563677466 Lopez, Saturnino José Valladares http://lattes.cnpq.br/1508680502084377 LINGUISTICA, LETRAS E ARTES: LETRAS Bananas Podres Memória cultural Poesia brasileira No livro A Vertigem do Dia (1980), Ferreira Gullar inseriu o primeiro da série de cinco poemas, homônimos e sequenciais, Bananas Podres. Eles continuariam em sua obra em 2010, no livro Em Alguma Parte Alguma e todos os cinco poemas seriam reunidos em 2011 em uma compilação ilustrada de mesmo nome – Bananas Podres, além de outras aparições da imagem das bananas em Poema Sujo (1975) e na crônica Alquimia na Quitanda (2013). Em todas essas obras, vê-se a vida em uma quitanda, na qual o poeta teria estado em sua infância junto ao pai, Newton Ferreira, um feirante. Este levantamento bibliográfico prévio levou à leitura dos poemas cuja análise explora imagens da cidade, da quitanda e das bananas, daí a ordem dos capítulos. Como essas três imagens são ligadas à memória e ao plano da cultura presentes na série Bananas Podres, esta dissertação propõe uma nova leitura dos poemas de modo a investigar a razão de ser das imagens neles presentes, o motivo da nomenclatura recorrente como também o papel da quitanda enquanto locus que perdura na produção poética de Gullar. A série de poemas Bananas Podres pode, igualmente, falar muito sobre as várias memórias e as várias cidades do Brasil, e esse trabalho pretende mostrar um pouco dessa grande razão de ser: a voz de um trabalhador brasileiro e a memória cultural de um poeta. In the book Na vertigem do dia (1980), Ferreira Gullar inserted the first in the series of five poems, homonyms and sequential, Bananas Podres. They would continue in his work in 2010, in the book Em alguma parte alguma and all five poems would be gathered in 2011 in an illustrated compilation of the same name – Bananas Podres,in addition to other appearances of the image of bananas in Poema Sujo (1975) and in the chronic Alquimia na Quitanda (2013). In all these works, we see the life in a grocery store, in which the poet would have been in his childhood with his father, Newton Ferreira, a fairboy. This previous bibliographic survey led to the reading of the poems whose analysis explores images of the city, the grocery and bananas, hence the order chapters. As three images are linked to the memory and the plane of culture present in the Series Bananas Podres, this dissertation proposes a new reading of the poems in order to investigate the reason for being the images present in them, the reason for the nomenclature as well as the role of the quitanda as a locus that lasts in the poetic production of Gullar. The series of poems Bananas Podres can also talk a lot about the various memories and the various cities of Brazil, and this work aims to show some of this great reason for being: the voice of a Brazilian worker and the cultural memory of a poet. FAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas 2024-01-22T13:55:24Z 2021-02-11 Dissertação MASCARENHAS, Beatriz Campos. A cidade e a quitanda: uma leitura dos poemas Bananas Podres, de Ferreira Gullar. 2021. 71 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2021. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9944 por Acesso Aberto https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ application/pdf Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Letras Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Letras |
institution |
TEDE - Universidade Federal do Amazonas |
collection |
TEDE-UFAM |
language |
por |
topic |
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES: LETRAS Bananas Podres Memória cultural Poesia brasileira |
spellingShingle |
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES: LETRAS Bananas Podres Memória cultural Poesia brasileira Mascarenhas, Beatriz Campos A cidade e a quitanda: uma leitura dos poemas Bananas podres, de Ferreira Gullar |
topic_facet |
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES: LETRAS Bananas Podres Memória cultural Poesia brasileira |
description |
No livro A Vertigem do Dia (1980), Ferreira Gullar inseriu o primeiro da série de cinco poemas, homônimos e sequenciais, Bananas Podres. Eles continuariam em sua obra em 2010, no livro Em Alguma Parte Alguma e todos os cinco poemas seriam reunidos em 2011 em uma compilação ilustrada de mesmo nome – Bananas Podres, além de outras aparições da imagem das bananas em Poema Sujo (1975) e na crônica Alquimia na Quitanda (2013). Em todas essas obras, vê-se a vida em uma quitanda, na qual o poeta teria estado em sua infância junto ao pai, Newton Ferreira, um feirante. Este levantamento bibliográfico prévio levou à leitura dos poemas cuja análise explora imagens da cidade, da quitanda e das bananas, daí a ordem dos capítulos. Como essas três imagens são ligadas à memória e ao plano da cultura presentes na série Bananas Podres, esta dissertação propõe uma nova leitura dos poemas de modo a investigar a razão de ser das imagens neles presentes, o motivo da nomenclatura recorrente como também o papel da quitanda enquanto locus que perdura na produção poética de Gullar. A série de poemas Bananas Podres pode, igualmente, falar muito sobre as várias memórias e as várias cidades do Brasil, e esse trabalho pretende mostrar um pouco dessa grande razão de ser: a voz de um trabalhador brasileiro e a memória cultural de um poeta. |
author_additional |
Albuquerque, Gabriel Arcanjo Santos de |
author_additionalStr |
Albuquerque, Gabriel Arcanjo Santos de |
format |
Dissertação |
author |
Mascarenhas, Beatriz Campos |
author2 |
http://lattes.cnpq.br/4671661080868616 |
author2Str |
http://lattes.cnpq.br/4671661080868616 |
title |
A cidade e a quitanda: uma leitura dos poemas Bananas podres, de Ferreira Gullar |
title_short |
A cidade e a quitanda: uma leitura dos poemas Bananas podres, de Ferreira Gullar |
title_full |
A cidade e a quitanda: uma leitura dos poemas Bananas podres, de Ferreira Gullar |
title_fullStr |
A cidade e a quitanda: uma leitura dos poemas Bananas podres, de Ferreira Gullar |
title_full_unstemmed |
A cidade e a quitanda: uma leitura dos poemas Bananas podres, de Ferreira Gullar |
title_sort |
cidade e a quitanda: uma leitura dos poemas bananas podres, de ferreira gullar |
publisher |
Universidade Federal do Amazonas |
publishDate |
2024 |
url |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9944 |
_version_ |
1831970283513184256 |
score |
11.753735 |