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Tese
A política de interiorização do ensino superior na Amazônia setentrional roraimense: avanços e limites
Esta tese foi desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação na Amazônia – EDUCANORTE – Associação Plena em Rede, no Polo UFAM, na Linha de Pesquisa 02: Estado, Políticas Públicas e Gestão, vinculada ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas em Educação – GPPE/CNPQ, com...
Autor principal: | Vilhena Junior, Waldemar Moura |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/3998440471398720, https://orcid.org/0000-0001-7762-3706 |
Grau: | Tese |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2024
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9957 |
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oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-99572024-01-26T05:03:53Z A política de interiorização do ensino superior na Amazônia setentrional roraimense: avanços e limites Vilhena Junior, Waldemar Moura Oliveira, Selma Suely Baçal de http://lattes.cnpq.br/3998440471398720 http://lattes.cnpq.br/5050471052673175 Mourão, Arminda Rachel Botelho Garcia, Fabiane Maia Santos, Ramofly Bicalho dos https://orcid.org/0000-0001-7762-3706 Ensino superior e Estado Ensino superior - Roraima Universidades e faculdades públicas - Aspectos políticos CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO Políticas públicas de ensino superior Interiorização do ensino superior Ensino superior público e gratuito Amazônia setentrional roraimense Esta tese foi desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação na Amazônia – EDUCANORTE – Associação Plena em Rede, no Polo UFAM, na Linha de Pesquisa 02: Estado, Políticas Públicas e Gestão, vinculada ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas em Educação – GPPE/CNPQ, com o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Capes e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas – FAPEAM, e teve como proposta a pesquisa com o seguinte título: “A POLÍTICA DE INTERIORIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR NA AMAZÔNIA SETENTRIONAL RORAIMENSE”. No processo investigativo, lançamos mão do método dialético na perspectiva da filosofia da práxis, utilizando as pesquisas bibliográfica e documental. A revisão bibliográfica teve como base as categorias Políticas Públicas, Ensino Superior, Interiorização, as quais se articulam e atendem aos objetivos da pesquisa. No levantamento bibliográfico, o qual teve como palavra-chave a Interiorização do Ensino Superior na Amazônia, foi consultado o banco de dados da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). A tese foi dividida em três Capítulos: o I - Reflexos da política econômica internacional no ensino superior brasileiro dos governos pós-Ditadura de 1964; o II - Ensino Superior em questão: dos modelos históricos às transformações contemporâneas; e o III - A trajetória das instituições públicas de Ensino Superior na Amazônia: um olhar sobre o Estado de Roraima. Este último construído com suporte de documentos oficiais e com o referencial bibliográfico investigado. A tese revelou o peso dos organismos internacionais na construção das Políticas Públicas de Ensino Superior, principalmente na primeira década pós-Ditadura de 1964 a partir dos governos eleitos democraticamente. O recorte se concentra principalmente a partir da Eleição de Fernando Henrique Cardoso e vai até o final do governo Bolsonaro, expondo as contradições no contexto das alianças entre partidos políticos e os governos, tanto na confecção quanto na execução das políticas, nas quais geralmente o fisiologismo se sobrepõe aos interesses coletivos, o que impacta diretamente sobretudo as camadas mais vulneráveis da população. This thesis was developed within the scope of the Postgraduate Program in Education in the Amazon – EDUCANORTE – Associação Plena em Rede, at the UFAM Center, in Research Line 02: State, Public Policies and Management, linked to the Policy Studies and Research Group Public Schools in Education – GPPE/CNPQ, with the support of the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel – Capes and the Amazonas State Research Support Foundation – FAPEAM, and the proposal was the research with the following title: “THE POLICY OF INTERIORIZATION OF HIGHER EDUCATION IN THE NORTHERN AMAZON OF RORAIMA”. In the investigative process, we used the dialectical method from the perspective of the philosophy of praxis and bibliographic and documentary research. The bibliographic review was based on the categories Public Policies, Higher Education, Interiorization, which are articulated and meet the research objectives. In the bibliographic survey, which had as its keyword the Internalization of Higher Education in the Amazon, the database of the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES) and the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD) were consulted. The thesis was divided into three Chapters: o I - Reflections of international economic policy in Brazilian higher education in the post-1964 Dictatorship governments; o II - Higher Education in question: from historical models to contemporary transformations; and III - The trajectory of public Higher Education institutions in the Amazon: a look at the State of Roraima. The latter was built with the support of official documents and the bibliographical references investigated. The thesis revealed the importance of international organizations in the construction of Public Higher Education Policies, especially in the first decade after the 1964 Dictatorship based on democratically elected governments. The section focuses mainly on the Election of Fernando Henrique Cardoso and goes until the end of the Bolsonaro government, exposing the contradictions in the context of alliances between political parties and governments, both in the creation and execution of policies, in which generally the physiologism overlaps with collective interests, which directly impacts mainly the most vulnerable sections of the population. 2024-01-25T21:42:56Z 2023-10-13 Tese VILHENA JUNIOR, Waldemar Moura. A política de interiorização do ensino superior na Amazônia setentrional roraimense: avanços e limites. 2023, 334 f. Tese (Doutorado em Educação na Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2023. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9957 por Acesso Aberto https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ application/pdf Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Educação Brasil UFAM Programa de Pós-Graduação em Educação na Amazônia |
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Esta tese foi desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação na Amazônia – EDUCANORTE – Associação Plena em Rede, no Polo UFAM, na Linha de Pesquisa 02: Estado, Políticas Públicas e Gestão, vinculada ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas em Educação – GPPE/CNPQ, com o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Capes e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas – FAPEAM, e teve como proposta a pesquisa com o seguinte título: “A POLÍTICA DE INTERIORIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR NA AMAZÔNIA SETENTRIONAL RORAIMENSE”. No processo investigativo, lançamos mão do método dialético na perspectiva da filosofia da práxis, utilizando as pesquisas bibliográfica e documental. A revisão bibliográfica teve como base as categorias Políticas Públicas, Ensino Superior, Interiorização, as quais se articulam e atendem aos objetivos da pesquisa. No levantamento bibliográfico, o qual teve como palavra-chave a Interiorização do Ensino Superior na Amazônia, foi consultado o banco de dados da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). A tese foi dividida em três Capítulos: o I - Reflexos da política econômica internacional no ensino superior brasileiro dos governos pós-Ditadura de 1964; o II - Ensino Superior em questão: dos modelos históricos às transformações contemporâneas; e o III - A trajetória das instituições públicas de Ensino Superior na Amazônia: um olhar sobre o Estado de Roraima. Este último construído com suporte de documentos oficiais e com o referencial bibliográfico investigado. A tese revelou o peso dos organismos internacionais na construção das Políticas Públicas de Ensino Superior, principalmente na primeira década pós-Ditadura de 1964 a partir dos governos eleitos democraticamente. O recorte se concentra principalmente a partir da Eleição de Fernando Henrique Cardoso e vai até o final do governo Bolsonaro, expondo as contradições no contexto das alianças entre partidos políticos e os governos, tanto na confecção quanto na execução das políticas, nas quais geralmente o fisiologismo se sobrepõe aos interesses coletivos, o que impacta diretamente sobretudo as camadas mais vulneráveis da população. |
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