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Dissertação
Análise das práticas pedagógicas de educação integral no Centro Municipal De Educação Infantil Hermann Gmeiner em Manaus-Amazonas
Os documentos orientadores da Educação Infantil enfatizam a importância das práticas pedagógicas que promovam o desenvolvimento integral das crianças, abrangendo as dimensões física, emocional, social e cognitiva. Isso leva à concepção da Educação Integral, que busca valorizar todas as dimen...
Autor principal: | Matias, Lucianny Thaís Freire |
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Outros Autores: | https://lattes.cnpq.br/7935314653259712, https://orcid.org/0000-0002-8625-740X |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2024
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9968 |
Resumo: |
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Os documentos orientadores da Educação Infantil enfatizam a importância
das práticas pedagógicas que promovam o desenvolvimento integral das
crianças, abrangendo as dimensões física, emocional, social e cognitiva. Isso
leva à concepção da Educação Integral, que busca valorizar todas as
dimensões do sujeito no processo educativo, não se restringindo apenas à
dimensão cognitiva. Com o intuito de compreender o cotidiano de uma
instituição que estava nos espaços das Aldeias Infantis SOS Manaus no ano
de 2019, surgiu a seguinte problemática: Como as práticas pedagógicas
estavam presentes nos planejamentos e quais os fatores que influenciaram
este fazer pedagógico? Dessa forma, buscou-se analisar as práticas
pedagógicas realizadas em 2019, no CMEI Hermann Gmeiner, a partir da
concepção de Educação Integral por meio dos planejamentos e relatos das
educadoras. A investigação foi baseada em produções da área e em
documentos legais, advindos do âmbito nacional e municipal, de forma que os
caminhos metodológicos tiveram abordagem qualitativa do tipo estudo de
caso, empregando questionário, análise documental e entrevistas
semiestruturadas para compreender as práticas pedagógicas das
educadoras. Neste contexto, identificamos a partir das análises que a
formação inicial e, principalmente, a formação in loco abrem novos caminhos
para vivências significativas nas instituições de infância. Essas práticas
emergem da singularidade e das necessidades específicas da comunidade
escolar em questão, articulada com o coletivo CEFA. Outro ponto abordado
refere-se aos planejamentos, que eram elaborados de forma coletiva. O
tempo destinado a essas ações não era suficiente para abarcar a
complexidade do cotidiano da Educação Infantil. Apesar desse desafio
temporal, as práticas pedagógicas propostas no planejamento buscavam
desenvolver habilidades relacionadas às dimensões físicas, cognitivas,
sociais e emocionais das crianças, alinhando-se diretamente à concepção de
Educação Integral. Dessa forma, é possível identificar que a Educação Infantil
estava intrinsecamente ligada à Educação Integral no CMEI Hermann
Gmeiner. Assim, evidenciam-se caminhos viáveis para proporcionar uma
educação pública, gratuita e de qualidade para as crianças. |