Dissertação

A professora está presente: a performance “a artista está presente” de Marina Abramovi como ferramenta de uma professora de Arte na mediação para a desconstrução da violência contra a mulher : um estudo na Escola Estadual Colégio Brasileiro Pedro Silvestre.

O que a performance contribui para a desconstrução da violência contra a mulher? A potência que há na performance “A artista está presente” de Marina Abramović é nesta pesquisa o elo de encontro entre a arte e as mulheres para a tomada de consciência de suas próprias vidas diante às novas possibilid...

ver descrição completa

Autor principal: Santos, Gessiana Torres dos
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/4630383848834260, http://orcid.org/0009-0005-6735-9258
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2024
Assuntos:
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9987
id oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-9987
recordtype dspace
spelling oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-99872024-02-08T05:03:42Z A professora está presente: a performance “a artista está presente” de Marina Abramovi como ferramenta de uma professora de Arte na mediação para a desconstrução da violência contra a mulher : um estudo na Escola Estadual Colégio Brasileiro Pedro Silvestre. TheTeacher is present: The Performance “The Artist is Present” by Marina Abramović as a tool for an Art teacher in mediation to deconstruct violence against women. A study at the Escola Estadual Colégio Brasileiro Pedro Silvestre. Santos, Gessiana Torres dos Lopes, Valter Frank de Mesquita http://lattes.cnpq.br/4630383848834260 http://lattes.cnpq.br/1565384722921188 Menezes, Vanja Poty Sandes Gomes http://lattes.cnpq.br/9549527388369255 Gomes, Francisco Alves http://lattes.cnpq.br/4053992651415282 http://orcid.org/0009-0005-6735-9258 Violência contra as mulheres Arte - Estudo e ensino Performance (Arte) LINGUISTICA, LETRAS E ARTES Ensino de arte Performance Marina Abramovic Presença O que a performance contribui para a desconstrução da violência contra a mulher? A potência que há na performance “A artista está presente” de Marina Abramović é nesta pesquisa o elo de encontro entre a arte e as mulheres para a tomada de consciência de suas próprias vidas diante às novas possibilidades e posturas para essa desconstrução. A Performance, portanto, é aqui utilizada para trabalhar questões relacionadas à violência de gênero em sala de aula. A obra da artista sérvia nos ajuda a compreender como as relações entre uma professora do componente de arte utilizando-se da linguagem da performance com suas alunas, diante a presença, ou compartilhamento de estados afetivos, podem ocorrer no encontro umas com as outras. A metodologia adotada nesta pesquisa foi baseada em um estudo autoetnográfico mediante observação e registros cotidianos, priorizando a narrativa como estratégia relacionando a performance de Abramović, minhas experiências como artista performer e as experiências das alunas/artistas em performances realizadas em uma escola do Ensino Médio. Referente a metodologia ressalto também que utilizei a escrita performativa como instrumento de acolhimento, por acreditar que esta escrita tem o poder de aproximar a leitora diante uma temática tão sensível. No que se refere a coleta de dados, foram utilizados nesta pesquisa diários de bordo e materiais escritos pelas alunas durante as aulas. A cerca do referencial teórico utlizado destaco o brilhante trabalho da escritora Ana Mae Barbosa e sua luta pelo protagonismo das mulheres no ensino de arte no Brasil. What does performance contribute to the deconstruction of violence against women? The power that exists in the performance “The artist is present” by Marina Abramović is, in this research, the meeting link between art teaching and women for the awareness of their own lives in the face of new possibilities and postures for this deconstruction. Performance, therefore, is used here to work on issues related to gender violence in the classroom. The work of the Serbian artist helps us understand how the relationships between a teacher of the art component using the language of performance with her students, in face of the presence, or sharing of affective states, can occur in the encounter with each other. The methodology adopted in this research was based on an autoethnographic study through daily observation and recording, prioritizing the narrative as a strategy relating Abramović performance, my experiences as a performing artist and the experiences of students/artists in performances carried out in a high school. Regarding the methodology, I also emphasize that I used performative writing as a welcoming instrument, believing that this writing has the power to bring the reader closer to such a sensitive topic. With regard to data collection, logbooks and materials written by the students during classes were used in this research. About the theoretical framework used, I highlight the brilliant work of the writer Ana Mae Barbosa and her fight for the protagonism of women in art teaching in Brazil. 2024-02-07T21:33:41Z 2023-08-21 Dissertação SANTOS, Gessiana Torres dos. A professora está presente: a performance “a artista está presente” de Marina Abramovi como ferramenta de uma professora de Arte na mediação para a desconstrução da violência contra a mulher : um estudo na Escola Estadual Colégio Brasileiro Pedro Silvestre. 2023. 112 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2023. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9987 por Acesso Aberto https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ application/pdf Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Artes Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Artes
institution TEDE - Universidade Federal do Amazonas
collection TEDE-UFAM
language por
topic Violência contra as mulheres
Arte - Estudo e ensino
Performance (Arte)
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Ensino de arte
Performance
Marina Abramovic
Presença
spellingShingle Violência contra as mulheres
Arte - Estudo e ensino
Performance (Arte)
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Ensino de arte
Performance
Marina Abramovic
Presença
Santos, Gessiana Torres dos
A professora está presente: a performance “a artista está presente” de Marina Abramovi como ferramenta de uma professora de Arte na mediação para a desconstrução da violência contra a mulher : um estudo na Escola Estadual Colégio Brasileiro Pedro Silvestre.
topic_facet Violência contra as mulheres
Arte - Estudo e ensino
Performance (Arte)
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Ensino de arte
Performance
Marina Abramovic
Presença
description O que a performance contribui para a desconstrução da violência contra a mulher? A potência que há na performance “A artista está presente” de Marina Abramović é nesta pesquisa o elo de encontro entre a arte e as mulheres para a tomada de consciência de suas próprias vidas diante às novas possibilidades e posturas para essa desconstrução. A Performance, portanto, é aqui utilizada para trabalhar questões relacionadas à violência de gênero em sala de aula. A obra da artista sérvia nos ajuda a compreender como as relações entre uma professora do componente de arte utilizando-se da linguagem da performance com suas alunas, diante a presença, ou compartilhamento de estados afetivos, podem ocorrer no encontro umas com as outras. A metodologia adotada nesta pesquisa foi baseada em um estudo autoetnográfico mediante observação e registros cotidianos, priorizando a narrativa como estratégia relacionando a performance de Abramović, minhas experiências como artista performer e as experiências das alunas/artistas em performances realizadas em uma escola do Ensino Médio. Referente a metodologia ressalto também que utilizei a escrita performativa como instrumento de acolhimento, por acreditar que esta escrita tem o poder de aproximar a leitora diante uma temática tão sensível. No que se refere a coleta de dados, foram utilizados nesta pesquisa diários de bordo e materiais escritos pelas alunas durante as aulas. A cerca do referencial teórico utlizado destaco o brilhante trabalho da escritora Ana Mae Barbosa e sua luta pelo protagonismo das mulheres no ensino de arte no Brasil.
author_additional Lopes, Valter Frank de Mesquita
author_additionalStr Lopes, Valter Frank de Mesquita
format Dissertação
author Santos, Gessiana Torres dos
author2 http://lattes.cnpq.br/4630383848834260
http://orcid.org/0009-0005-6735-9258
author2Str http://lattes.cnpq.br/4630383848834260
http://orcid.org/0009-0005-6735-9258
title A professora está presente: a performance “a artista está presente” de Marina Abramovi como ferramenta de uma professora de Arte na mediação para a desconstrução da violência contra a mulher : um estudo na Escola Estadual Colégio Brasileiro Pedro Silvestre.
title_short A professora está presente: a performance “a artista está presente” de Marina Abramovi como ferramenta de uma professora de Arte na mediação para a desconstrução da violência contra a mulher : um estudo na Escola Estadual Colégio Brasileiro Pedro Silvestre.
title_full A professora está presente: a performance “a artista está presente” de Marina Abramovi como ferramenta de uma professora de Arte na mediação para a desconstrução da violência contra a mulher : um estudo na Escola Estadual Colégio Brasileiro Pedro Silvestre.
title_fullStr A professora está presente: a performance “a artista está presente” de Marina Abramovi como ferramenta de uma professora de Arte na mediação para a desconstrução da violência contra a mulher : um estudo na Escola Estadual Colégio Brasileiro Pedro Silvestre.
title_full_unstemmed A professora está presente: a performance “a artista está presente” de Marina Abramovi como ferramenta de uma professora de Arte na mediação para a desconstrução da violência contra a mulher : um estudo na Escola Estadual Colégio Brasileiro Pedro Silvestre.
title_sort professora está presente: a performance “a artista está presente” de marina abramovi como ferramenta de uma professora de arte na mediação para a desconstrução da violência contra a mulher : um estudo na escola estadual colégio brasileiro pedro silvestre.
publisher Universidade Federal do Amazonas
publishDate 2024
url https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9987
_version_ 1831970291721437184
score 11.755432