Dissertação

“Cura gay" religiosa: análises a partir dos discursos produzidos pela literatura e as experiências de lésbicas, gays e bissexuais no Norte do Brasil

No Brasil dos séculos XIX e XX, o discurso das ciências psi referente a gênero e sexualidade introduziram na sociedade a ideia de que as expressões, identidades de gênero e orientações sexuais divergentes da cis-heteronormatividade seriam passíveis de “cura” e “transformação”. A temática dessa disse...

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Autor principal: Nabero, Ana Paula Pereira
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/6321060937245075
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2024
Assuntos:
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9991
Resumo:
No Brasil dos séculos XIX e XX, o discurso das ciências psi referente a gênero e sexualidade introduziram na sociedade a ideia de que as expressões, identidades de gênero e orientações sexuais divergentes da cis-heteronormatividade seriam passíveis de “cura” e “transformação”. A temática dessa dissertação insere-se em um amplo e complexo campo em que se enlaçam Sexualidade, Religião e Psicologia. No primeiro estudo, descrevemos o percurso realizado por este discurso, assim como a apropriação e uso de parte dele por políticos e religiosos cristãos, considerando suas propriedades plurais enquanto fenômeno social, através das contribuições da Análise do Discurso Foucaultiana Já no segundo estudo, de abordagem qualitativa, do tipo descritivo-exploratório, buscou-se compreender os diferentes desfechos e efeitos emergentes nas experiências narradas por oito jovens autoidentificados como lésbicas, gays ou bissexuais, a partir de inspirações advindas dos pressupostos de Michel Foucault (2004, 2014) sobre o dispositivo da sexualidade e subjetivação para discussão dos resultados. Ao longo das análises, demarcamos a importância da Psicologia na compreensão das consequências contemporâneas de um discurso patologizante produzido justamente pelas ciências psi. Percebeu-se que existe a manutenção de perspectivas preconceituosas e aniquiladoras das existências lésbicas, gays e bissexuais, das quais as igrejas evangélicas pentecostais e neopentecostais aqui estudadas promovem e compartilham. Uma estrutura rígida de vigilância, controle e punição que através de tecnologias e relações específicas de poder atravessam corpos, subjetivam sujeitos e produzem apagamentos e violências. Dessa forma, ter vivido experiências de “cura” gerou efeitos negativos na saúde mental dos/as colaboradores/as deste estudo, causando danos em seu autoconceito, suas emoções e perspectivas de futuro, e ensejando intenso sofrimento - capaz de influenciar em ideações e tentativas de suicídio. Por fim, acredita-se ser possível articular intervenções mais adequadas à realidade e ao contexto experimentado por elas, e principalmente, auxiliando na promoção de saúde mental enquanto dispositivo ético e político de cuidado.