/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Um olhar sobre o processo de inclusão de alunos surdos nos anos iniciais.
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento de Ciência da Educação da Fundação Universidade Federal de Rondônia, campus de Ariquemes, para obtenção do título de Licenciatura em Pedagogia. Orientador (a): Prof.(a) Esp. Maria Norma Lopes Souza Silva.
Autor principal: | Lopes, Evelin Torres |
---|---|
Publicado em: |
2016
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1116 |
id |
oai:localhost:123456789-1116 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:localhost:123456789-11162018-10-29T19:10:49Z Um olhar sobre o processo de inclusão de alunos surdos nos anos iniciais. Lopes, Evelin Torres Educação inclusiva Salas Inclusivas - Surdez Profissionais capacitados Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento de Ciência da Educação da Fundação Universidade Federal de Rondônia, campus de Ariquemes, para obtenção do título de Licenciatura em Pedagogia. Orientador (a): Prof.(a) Esp. Maria Norma Lopes Souza Silva. O presente trabalho apresenta uma análise realizada através de uma pesquisa com professores e intérprete que atuam com alunos surdos em salas inclusivas e tem como objetivo compreender como ocorre o processo de inclusão de alunos surdos nos anos iniciais do ensino fundamental nas escolas municipais de Ariquemes e ao mesmo tempo verificar se a escola está preparada para atender a esse público, quanto à profissionais capacitados. Para o levantamento empírico foram elaboradas dezesseis questões, onde foram entrevistadas duas professoras, duas interpretes e também foi realizada observação em sala de aula. Com o levantamento desses dados foi possível observar que a falta de profissionais capacitados é evidente nas duas escolas pesquisadas o que influência, de certa forma, negativamente no desenvolvimento educacional dos alunos e contribui para que o fracasso escolar dos mesmos ocorra. Diante disso é notável que a presença de profissionais capacitados é essencial para o processo de inclusão de alunos surdos nas salas de ensino regular, para proporcionar a inclusão de fato. 2016-08-25T14:13:09Z 2016-08-25T14:13:09Z 2016 LOPES, Evelin Torres. Um olhar sobre o processo de inclusão de alunos surdos nos anos iniciais. 2016, 43 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Ariquemes, 2016. http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1116 |
institution |
Repositório Institucional - Universidade Federal de Rondônia |
collection |
RepositorioUNIR |
topic |
Educação inclusiva Salas Inclusivas - Surdez Profissionais capacitados |
spellingShingle |
Educação inclusiva Salas Inclusivas - Surdez Profissionais capacitados Lopes, Evelin Torres Um olhar sobre o processo de inclusão de alunos surdos nos anos iniciais. |
topic_facet |
Educação inclusiva Salas Inclusivas - Surdez Profissionais capacitados |
description |
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento de Ciência da Educação da Fundação Universidade Federal de Rondônia, campus de Ariquemes, para obtenção do título de Licenciatura em Pedagogia. Orientador (a): Prof.(a) Esp. Maria Norma Lopes Souza Silva. |
author |
Lopes, Evelin Torres |
title |
Um olhar sobre o processo de inclusão de alunos surdos nos anos iniciais. |
title_short |
Um olhar sobre o processo de inclusão de alunos surdos nos anos iniciais. |
title_full |
Um olhar sobre o processo de inclusão de alunos surdos nos anos iniciais. |
title_fullStr |
Um olhar sobre o processo de inclusão de alunos surdos nos anos iniciais. |
title_full_unstemmed |
Um olhar sobre o processo de inclusão de alunos surdos nos anos iniciais. |
title_sort |
um olhar sobre o processo de inclusão de alunos surdos nos anos iniciais. |
publishDate |
2016 |
url |
http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1116 |
_version_ |
1787136475344666624 |
score |
11.755432 |