Um olhar sobre o processo de inclusão de alunos surdos nos anos iniciais.

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento de Ciência da Educação da Fundação Universidade Federal de Rondônia, campus de Ariquemes, para obtenção do título de Licenciatura em Pedagogia. Orientador (a): Prof.(a) Esp. Maria Norma Lopes Souza Silva.

Autor principal: Lopes, Evelin Torres
Publicado em: 2016
Assuntos:
Acesso em linha: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1116
id oai:localhost:123456789-1116
recordtype dspace
spelling oai:localhost:123456789-11162018-10-29T19:10:49Z Um olhar sobre o processo de inclusão de alunos surdos nos anos iniciais. Lopes, Evelin Torres Educação inclusiva Salas Inclusivas - Surdez Profissionais capacitados Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento de Ciência da Educação da Fundação Universidade Federal de Rondônia, campus de Ariquemes, para obtenção do título de Licenciatura em Pedagogia. Orientador (a): Prof.(a) Esp. Maria Norma Lopes Souza Silva. O presente trabalho apresenta uma análise realizada através de uma pesquisa com professores e intérprete que atuam com alunos surdos em salas inclusivas e tem como objetivo compreender como ocorre o processo de inclusão de alunos surdos nos anos iniciais do ensino fundamental nas escolas municipais de Ariquemes e ao mesmo tempo verificar se a escola está preparada para atender a esse público, quanto à profissionais capacitados. Para o levantamento empírico foram elaboradas dezesseis questões, onde foram entrevistadas duas professoras, duas interpretes e também foi realizada observação em sala de aula. Com o levantamento desses dados foi possível observar que a falta de profissionais capacitados é evidente nas duas escolas pesquisadas o que influência, de certa forma, negativamente no desenvolvimento educacional dos alunos e contribui para que o fracasso escolar dos mesmos ocorra. Diante disso é notável que a presença de profissionais capacitados é essencial para o processo de inclusão de alunos surdos nas salas de ensino regular, para proporcionar a inclusão de fato. 2016-08-25T14:13:09Z 2016-08-25T14:13:09Z 2016 LOPES, Evelin Torres. Um olhar sobre o processo de inclusão de alunos surdos nos anos iniciais. 2016, 43 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Ariquemes, 2016. http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1116
institution Repositório Institucional - Universidade Federal de Rondônia
collection RepositorioUNIR
topic Educação inclusiva
Salas Inclusivas - Surdez
Profissionais capacitados
spellingShingle Educação inclusiva
Salas Inclusivas - Surdez
Profissionais capacitados
Lopes, Evelin Torres
Um olhar sobre o processo de inclusão de alunos surdos nos anos iniciais.
topic_facet Educação inclusiva
Salas Inclusivas - Surdez
Profissionais capacitados
description Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento de Ciência da Educação da Fundação Universidade Federal de Rondônia, campus de Ariquemes, para obtenção do título de Licenciatura em Pedagogia. Orientador (a): Prof.(a) Esp. Maria Norma Lopes Souza Silva.
author Lopes, Evelin Torres
title Um olhar sobre o processo de inclusão de alunos surdos nos anos iniciais.
title_short Um olhar sobre o processo de inclusão de alunos surdos nos anos iniciais.
title_full Um olhar sobre o processo de inclusão de alunos surdos nos anos iniciais.
title_fullStr Um olhar sobre o processo de inclusão de alunos surdos nos anos iniciais.
title_full_unstemmed Um olhar sobre o processo de inclusão de alunos surdos nos anos iniciais.
title_sort um olhar sobre o processo de inclusão de alunos surdos nos anos iniciais.
publishDate 2016
url http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1116
_version_ 1787136475344666624
score 11.755432