Oralidade e letramento: um estudo sobre a concepção dos professores do ciclo de alfabetização

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento de Ciências da Educação da Universidade Federal de Rondônia, campus de Ariquemes, para obtenção do título de Licenciatura em Pedagogia. Orientador: Prof.(a) M.e Márcia Ângela Patrícia

Autor principal: Gomes, Joelma Santos
Publicado em: 2016
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Acesso em linha: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1118
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spelling oai:localhost:123456789-11182018-10-29T19:10:46Z Oralidade e letramento: um estudo sobre a concepção dos professores do ciclo de alfabetização Gomes, Joelma Santos Oralidade Alfabetização Letramento Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento de Ciências da Educação da Universidade Federal de Rondônia, campus de Ariquemes, para obtenção do título de Licenciatura em Pedagogia. Orientador: Prof.(a) M.e Márcia Ângela Patrícia corrente estudo teve como temática a oralidade e o letramento. O objetivo central que norteou este trabalho consiste em verificar as concepções de oralidade e letramento de professores alfabetizadores de uma escola pública municipal da cidade de Ariquemes, estado de Rondônia. Para o corrente tema, adotamos a pesquisa bibliográfica em livros impressos, em sites de buscas com acervos de entidades confiáveis de autores renomados sobre o assunto, e em concomitância a pesquisa de campo com os professores. No transcorrer dos trabalhos vimos que embora essas duas modalidades apresentem diferenças, também dúvidas e dificuldades por parte dos professores, principalmente no processo de alfabetização em relação a essa temática, também observamos que a escrita ocupa um lugar de prestígio na sociedade em geral e na comunidade escolar. Lembremos que estamos em uma sociedade grafocêntrica, isto é, centrada na escrita, no significante impresso, diante de tantas pluralidades que esse tema aborda, demonstra os mesmas “fala e escrita” oralidade e letramento não podem ser dissociados, que há uma harmonia entre as duas que faz com que a interdependência seja necessária na formação alfabetizadora das crianças, ou seja, uma completa o outra. 2016-08-25T14:21:22Z 2016-08-25T14:21:22Z 2016 GOMES, Joelma Santos. Oralidade e letramento: um estudo sobre a concepção dos professores do ciclo de alfabetização. 2016, 46f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) Fundação Universidade Federal de Rondônia. Departamento Pedagogia, Ariquemes, 2016. http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1118
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