/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Outros
O Uso do Software Geogebra em atividades exploratórias de ensino-aprendizagem no cálculo diferencial: Uma experiência com acadêmicos de licenciatura em matemática da UNIR JI-PARANÁ
Trabalho de Conclusão de Curso submetido ao Departamento de Matemática e Estatística, da Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus de Ji-Paraná, como parte dos requisitos para obtenção do título de Licenciatura em Matemática.
Autor principal: | Luan Endlich, Panizzi |
---|---|
Grau: | Outros |
Idioma: | other |
Publicado em: |
2016
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1134 |
id |
oai:localhost:123456789-1134 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:localhost:123456789-11342018-10-29T19:10:50Z O Uso do Software Geogebra em atividades exploratórias de ensino-aprendizagem no cálculo diferencial: Uma experiência com acadêmicos de licenciatura em matemática da UNIR JI-PARANÁ Luan Endlich, Panizzi Didática da Matemática Tecnologia e educação Dificuldades de aprendizagem Trabalho de Conclusão de Curso submetido ao Departamento de Matemática e Estatística, da Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus de Ji-Paraná, como parte dos requisitos para obtenção do título de Licenciatura em Matemática. Esta pesquisa teve por objetivo investigar o processo de ensino-aprendizagem dos acadêmicos do 4º período de Licenciatura em Matemática da UNIR de Ji-Paraná, ao utilizarem o software GeoGebra no Cálculo Diferencial, especificamente nos conteúdos: domínio, imagem, continuidade, descontinuidade, limite e derivada de funções reais por meio de atividades exploratórias. Para a coleta de dados desta pesquisa, foi utilizado o método pesquisa ação, ao qual foi aplicado um questionário investigativo, avaliação de aprendizagem e seminário, contendo 4 atividades exploratórias do Cálculo Diferencial. Desta maneira, foi verificado que o uso de softwares na matemática, e em específico ao Cálculo Diferencial auxiliam o processo de ensino-aprendizagem criando processos de democratização a medida que são acessíveis a comunidade acadêmica. Ao utilizar o software GeoGebra no Cálculo Diferencial com atividades exploratórias o ensino-aprendizagem é enriquecido, possibilitando assim caminhos diversos à aprendizagem, pois destaca-se processos e procedimentos resolutivos, retomando conceitos e simbologias Matemáticas adequadas para descrever diferentes resoluções. 2016-08-30T21:18:41Z 2016-08-30T21:18:41Z 2016-08-29 Other PANNIZZI, Luan Endlich. O Uso do Software Geogebra em atividades exploratórias de ensino-aprendizagem no cálculo diferencial: Uma experiência com acadêmicos de licenciatura em matemática da UNIR JI-PARANÁ. 2016. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Estatística) – Fundação Universidade Federal de Rondônia, Ji-Paraná, 2016. http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1134 other |
institution |
Repositório Institucional - Universidade Federal de Rondônia |
collection |
RepositorioUNIR |
language |
other |
topic |
Didática da Matemática Tecnologia e educação Dificuldades de aprendizagem |
spellingShingle |
Didática da Matemática Tecnologia e educação Dificuldades de aprendizagem Luan Endlich, Panizzi O Uso do Software Geogebra em atividades exploratórias de ensino-aprendizagem no cálculo diferencial: Uma experiência com acadêmicos de licenciatura em matemática da UNIR JI-PARANÁ |
topic_facet |
Didática da Matemática Tecnologia e educação Dificuldades de aprendizagem |
description |
Trabalho de Conclusão de Curso submetido ao Departamento de Matemática e Estatística, da Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus de Ji-Paraná, como parte dos requisitos para obtenção do título de Licenciatura em Matemática. |
format |
Outros |
author |
Luan Endlich, Panizzi |
title |
O Uso do Software Geogebra em atividades exploratórias de ensino-aprendizagem no cálculo diferencial: Uma experiência com acadêmicos de licenciatura em matemática da UNIR JI-PARANÁ |
title_short |
O Uso do Software Geogebra em atividades exploratórias de ensino-aprendizagem no cálculo diferencial: Uma experiência com acadêmicos de licenciatura em matemática da UNIR JI-PARANÁ |
title_full |
O Uso do Software Geogebra em atividades exploratórias de ensino-aprendizagem no cálculo diferencial: Uma experiência com acadêmicos de licenciatura em matemática da UNIR JI-PARANÁ |
title_fullStr |
O Uso do Software Geogebra em atividades exploratórias de ensino-aprendizagem no cálculo diferencial: Uma experiência com acadêmicos de licenciatura em matemática da UNIR JI-PARANÁ |
title_full_unstemmed |
O Uso do Software Geogebra em atividades exploratórias de ensino-aprendizagem no cálculo diferencial: Uma experiência com acadêmicos de licenciatura em matemática da UNIR JI-PARANÁ |
title_sort |
o uso do software geogebra em atividades exploratórias de ensino-aprendizagem no cálculo diferencial: uma experiência com acadêmicos de licenciatura em matemática da unir ji-paranÁ |
publishDate |
2016 |
url |
http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1134 |
_version_ |
1787136476802187264 |
score |
11.755432 |