Outros

Do boletim escolar ao boletim de ocorrência: o que está acontecendo com as escolas?

Dissertação apresentada ao Programa de Pós- Graduação: Mestrado Acadêmico em Psicologia - MAPSI, da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) como requisito final para a obtenção do título de Mestre em Psicologia. Orientadora: Profa. Dra. Iracema Neno Cecilio Tada.

Autor principal: Ferreira, Pâmela Cristiane Gomes
Outros Autores: Tada, Iracema Neno Cecilio
Grau: Outros
Publicado em: 2016
Assuntos:
Acesso em linha: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1189
id oai:localhost:123456789-1189
recordtype dspace
spelling oai:localhost:123456789-11892018-10-29T19:10:51Z Do boletim escolar ao boletim de ocorrência: o que está acontecendo com as escolas? Ferreira, Pâmela Cristiane Gomes Tada, Iracema Neno Cecilio Violência escolar Polícia Psicologia histórico-cultural Dissertação apresentada ao Programa de Pós- Graduação: Mestrado Acadêmico em Psicologia - MAPSI, da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) como requisito final para a obtenção do título de Mestre em Psicologia. Orientadora: Profa. Dra. Iracema Neno Cecilio Tada. Este estudo apresenta o resultado de uma pesquisa que teve como proposta - compreender a concepção que os escolares têm da violência escolar, suas principais causas e, os mecanismos de enfrentamento utilizados, que neste caso, foi à intervenção da polícia. Além disso, a pesquisa também se propôs a analisar a visão dos policiais atuantes nessa escola, quanto a capacitação profissional para atuarem neste ambiente e, a relação deles com a comunidade escolar. Os pressupostos teóricos utilizados para discutir e embasar os elementos que circundam essa problemática foram o da Psicologia Histórico-Cultural e da Psicologia Escolar Crítica. O primeiro, deu-nos base para compreender o quanto o homem vem sendo atravessado por questões políticas, econômicas e sociais. Uma vez que ao assumirmos o olhar de um homem fragmentado e dissociado das questões emergentes da sociedade, produz-se alienação. Nesse sentido, discute a importância da escola para emancipação do indivíduo, por dispor de instrumentos para o seu desenvolvimento do psíquico por meio da apreensão dos elementos culturais. A segunda base teórica, propõe uma reflexão e uma atuação crítica diante dos percalços que as escolas vêm passando, inclusive no que cerne ao mecanismo de institucionalizar a polícia na escola, por meio da intimidação e opressão, onde, deste modo, a escola tende a se desviar da sua real função social, ensinar e socializar. Neste estudo, utilizou-se como abordagem metodológica a pesquisa qualitativa e como instrumento para construção dos dados, a realização de entrevistas semiestruturadas gravadas em áudio e análise documental do projeto de formação dos agentes da Patrulha Escolar. Participaram da pesquisa duas professoras, uma orientadora, a ex vice-diretora, o atual vice-diretor e uma aluna de uma escola pública atendida pela Patrulha Escolar, bem como, cinco patrulheiros que oferecem esse serviço à comunidade escolar no município de Porto Velho-RO. Verificou-se que a concepção de violência escolar se assemelha com a de violência social, sendo elas influenciadas por um pensamento cristalizado que tende culpabilizar a suposta “clientela inadequada” da escola, o que na verdade, retrata o grande distanciamento da escola com a comunidade – que baseia sua prática por meio de uma visão reducionista e “esquece” de coletivizar as ações no ambiente escolar. 2016-09-21T20:20:57Z 2016-09-21T20:20:57Z 2015 Other FERREIRA, Pâmela Cristiane Gomes. Do boletim escolar ao boletim de ocorrência: o que está acontecendo com as escolas?. 2015. 138 f. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós- Graduação em Psicologia, Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2015. http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1189
institution Repositório Institucional - Universidade Federal de Rondônia
collection RepositorioUNIR
topic Violência escolar
Polícia
Psicologia histórico-cultural
spellingShingle Violência escolar
Polícia
Psicologia histórico-cultural
Ferreira, Pâmela Cristiane Gomes
Do boletim escolar ao boletim de ocorrência: o que está acontecendo com as escolas?
topic_facet Violência escolar
Polícia
Psicologia histórico-cultural
description Dissertação apresentada ao Programa de Pós- Graduação: Mestrado Acadêmico em Psicologia - MAPSI, da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) como requisito final para a obtenção do título de Mestre em Psicologia. Orientadora: Profa. Dra. Iracema Neno Cecilio Tada.
format Outros
author Ferreira, Pâmela Cristiane Gomes
author2 Tada, Iracema Neno Cecilio
author2Str Tada, Iracema Neno Cecilio
title Do boletim escolar ao boletim de ocorrência: o que está acontecendo com as escolas?
title_short Do boletim escolar ao boletim de ocorrência: o que está acontecendo com as escolas?
title_full Do boletim escolar ao boletim de ocorrência: o que está acontecendo com as escolas?
title_fullStr Do boletim escolar ao boletim de ocorrência: o que está acontecendo com as escolas?
title_full_unstemmed Do boletim escolar ao boletim de ocorrência: o que está acontecendo com as escolas?
title_sort do boletim escolar ao boletim de ocorrência: o que está acontecendo com as escolas?
publishDate 2016
url http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1189
_version_ 1787136484523900928
score 11.755432