/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Outros
O mal-estar no trabalho de professoras das séries iniciais do ensino fundamental de Porto Velho
Dissertação apresentada ao Programa de Pós- Graduação: Mestrado Acadêmico em Psicologia - MAPSI, da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) como requisito final para a obtenção do título de Mestre em Psicologia. Orientador: Prof. Dr. Luis Alberto Lourenço de Matos.
Autor principal: | Sampaio, Denise Teodoro |
---|---|
Outros Autores: | Matos, Luis Alberto Lourenço de |
Grau: | Outros |
Publicado em: |
2016
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1275 |
id |
oai:localhost:123456789-1275 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:localhost:123456789-12752018-10-29T19:10:51Z O mal-estar no trabalho de professoras das séries iniciais do ensino fundamental de Porto Velho Sampaio, Denise Teodoro Matos, Luis Alberto Lourenço de Mal-estar docente Professores Educação Ensino fundamental Dissertação apresentada ao Programa de Pós- Graduação: Mestrado Acadêmico em Psicologia - MAPSI, da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) como requisito final para a obtenção do título de Mestre em Psicologia. Orientador: Prof. Dr. Luis Alberto Lourenço de Matos. O ensino tem passado, há alguns anos, por um célere processo de profundas transformações. As acentuadas mudanças políticas, econômicas e sociais, que se fazem refletir nas reformas educacionais, vêm introduzindo novos desafios à Educação, especialmente sobre os professores. O professor se depara, assim, com uma realidade múltipla, complexa, exigente e em transformação, a qual tem dificuldade em responder no sentido de cumprir uma série de papéis, vivenciando, o que tem sido denominado de mal-estar docente, expressão que tem sido utilizada para descrever os efeitos permanentes e negativos que afetam a personalidade do professor que surgem como resultado das condições psicológicas e sociais em que se exerce a docência (ESTEVE, 1999a). O mal-estar docente tem sido um assunto usual nas discussões no campo educacional e científico e, diversos pesquisadores têm desenvolvido estudos sobre o tema (AGUIAR, 2006; ARANDA, 2007; ESTEVE, 1999; GONÇALVES et al, 2008; MATOS, 2005; PASCHOALINO, 2007; ZIBETTI, 2008) e estes trabalhos desencadearam muitos outros estudos, em diferentes níveis de ensino. A partir disso, este trabalho teve como objetivo analisar a presença do mal-estar no trabalho de 10 professores das séries iniciais de duas escolas do Ensino Fundamental de Porto Velho. Utilizou-se como metodologia a abordagem qualitativa e como instrumento, entrevistas semiestruturadas e questionário sociodemográfico. O material coletado nas entrevistas foi analisado por meio da técnica de análise de conteúdo. Os resultados encontrados parecem confirmar a presença do mal-estar docente relacionado às mudanças no papel do professor, a desvalorização profissional e os baixos salários, assim como a violência na escola, os quais têm causado algumas manifestações do mal-estar docente. A partir dos resultados pode-se concluir que esses fatores reforçam a presença do mal-estar docente, como resposta às mudanças no processo educacional. 2016-11-09T20:10:23Z 2016-11-09T20:10:23Z 2012 Other SAMPAIO, Denise Teodoro. O mal-estar no trabalho de professoras das séries iniciais do ensino fundamental de Porto Velho. 2012. 175 f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2012. http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1275 |
institution |
Repositório Institucional - Universidade Federal de Rondônia |
collection |
RepositorioUNIR |
topic |
Mal-estar docente Professores Educação Ensino fundamental |
spellingShingle |
Mal-estar docente Professores Educação Ensino fundamental Sampaio, Denise Teodoro O mal-estar no trabalho de professoras das séries iniciais do ensino fundamental de Porto Velho |
topic_facet |
Mal-estar docente Professores Educação Ensino fundamental |
description |
Dissertação apresentada ao Programa de Pós- Graduação: Mestrado Acadêmico em Psicologia - MAPSI, da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) como requisito final para a obtenção do título de Mestre em Psicologia. Orientador: Prof. Dr. Luis Alberto Lourenço de Matos. |
format |
Outros |
author |
Sampaio, Denise Teodoro |
author2 |
Matos, Luis Alberto Lourenço de |
author2Str |
Matos, Luis Alberto Lourenço de |
title |
O mal-estar no trabalho de professoras das séries iniciais do ensino fundamental de Porto Velho |
title_short |
O mal-estar no trabalho de professoras das séries iniciais do ensino fundamental de Porto Velho |
title_full |
O mal-estar no trabalho de professoras das séries iniciais do ensino fundamental de Porto Velho |
title_fullStr |
O mal-estar no trabalho de professoras das séries iniciais do ensino fundamental de Porto Velho |
title_full_unstemmed |
O mal-estar no trabalho de professoras das séries iniciais do ensino fundamental de Porto Velho |
title_sort |
o mal-estar no trabalho de professoras das séries iniciais do ensino fundamental de porto velho |
publishDate |
2016 |
url |
http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1275 |
_version_ |
1787136496954769408 |
score |
11.755432 |