/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Avaliação no processo de alfabetização do primeiro ciclo do ensino fundamental
Trabalho de Conclusão de curso apresentado como exigência parcial para o curso de Pedagogia da Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus de Ariquemes, sob orientação da Prof. M.e Márcia Ângela Patrícia.
Autor principal: | Campos, Elizabete Ramos |
---|---|
Publicado em: |
2016
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1299 |
id |
oai:localhost:123456789-1299 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:localhost:123456789-12992018-10-29T19:10:51Z Avaliação no processo de alfabetização do primeiro ciclo do ensino fundamental Campos, Elizabete Ramos Avaliação escolar Alfabetização Instrumentos avaliativos Trabalho de Conclusão de curso apresentado como exigência parcial para o curso de Pedagogia da Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus de Ariquemes, sob orientação da Prof. M.e Márcia Ângela Patrícia. O estudo teve como finalidade abordar a avaliação no processo de alfabetização no primeiro ciclo do Ensino Fundamental, tendo como objetivo analisar o significado da avaliação no ciclo de alfabetização, de acordo com educadores que atuam com crianças do 1º, 2º e 3º ano do Ensino Fundamental, no município de Ariquemes-RO. É importante ressaltar que a legislação da educação vigente apresenta a avaliação como ponto fundamental para o desenvolvimento da aprendizagem do educando. Neste aspecto, avaliar não é simplesmente dar notas e provas, avaliar vai, além disso, o professor deve conhecer melhor o aluno e ouvir seus argumentos, pois o sistema avaliativo que se baseia somente notas e provas torna-se um sistema vago porque não mostra a real dificuldade do aluno. Desse modo, para a concepção desse estudo lançou mão da pesquisa bibliográfica fundamentada em diversas teorias e leis afins que dissertam sobre o tema, além da pesquisa de campo com professores que atuam no segmento de ensino pesquisado com aplicação de questionários com perguntas subjetivas. Os dados depois de coletados foram analisados e interpretados de forma qualitativa, fornecendo elementos para atingir aos objetivos propostos. E ao final desse estudo, conforme as teorias e as informações coletadas in loco, foi possível dizer que uma prática avaliativa centralizada apenas em provas, deixa de cumprir sua real função, a qual seria a construção da aprendizagem dos alunos de forma significativa. Assim sendo, cabe ao professor realizar uma prática avaliativa com competência, para que possa favorecer aos alunos uma aprendizagem satisfatória. Pois enquanto a avaliação permanecer ultrapassada o ensino deixará de formar cidadãos críticos e participativos. 2016-11-18T14:34:10Z 2016-11-18T14:34:10Z 2016 CAMPOS, Elizabete Ramos. Avaliação no processo de alfabetização do primeiro ciclo do ensino fundamental. 2016, 69 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Ariquemes, 2016. http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1299 |
institution |
Repositório Institucional - Universidade Federal de Rondônia |
collection |
RepositorioUNIR |
topic |
Avaliação escolar Alfabetização Instrumentos avaliativos |
spellingShingle |
Avaliação escolar Alfabetização Instrumentos avaliativos Campos, Elizabete Ramos Avaliação no processo de alfabetização do primeiro ciclo do ensino fundamental |
topic_facet |
Avaliação escolar Alfabetização Instrumentos avaliativos |
description |
Trabalho de Conclusão de curso apresentado como exigência parcial para o curso de Pedagogia da Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus de Ariquemes, sob orientação da Prof. M.e Márcia Ângela Patrícia. |
author |
Campos, Elizabete Ramos |
title |
Avaliação no processo de alfabetização do primeiro ciclo do ensino fundamental |
title_short |
Avaliação no processo de alfabetização do primeiro ciclo do ensino fundamental |
title_full |
Avaliação no processo de alfabetização do primeiro ciclo do ensino fundamental |
title_fullStr |
Avaliação no processo de alfabetização do primeiro ciclo do ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
Avaliação no processo de alfabetização do primeiro ciclo do ensino fundamental |
title_sort |
avaliação no processo de alfabetização do primeiro ciclo do ensino fundamental |
publishDate |
2016 |
url |
http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1299 |
_version_ |
1787136500385710080 |
score |
11.753735 |