Avaliação no processo de alfabetização do primeiro ciclo do ensino fundamental

Trabalho de Conclusão de curso apresentado como exigência parcial para o curso de Pedagogia da Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus de Ariquemes, sob orientação da Prof. M.e Márcia Ângela Patrícia.

Autor principal: Campos, Elizabete Ramos
Publicado em: 2016
Assuntos:
Acesso em linha: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1299
id oai:localhost:123456789-1299
recordtype dspace
spelling oai:localhost:123456789-12992018-10-29T19:10:51Z Avaliação no processo de alfabetização do primeiro ciclo do ensino fundamental Campos, Elizabete Ramos Avaliação escolar Alfabetização Instrumentos avaliativos Trabalho de Conclusão de curso apresentado como exigência parcial para o curso de Pedagogia da Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus de Ariquemes, sob orientação da Prof. M.e Márcia Ângela Patrícia. O estudo teve como finalidade abordar a avaliação no processo de alfabetização no primeiro ciclo do Ensino Fundamental, tendo como objetivo analisar o significado da avaliação no ciclo de alfabetização, de acordo com educadores que atuam com crianças do 1º, 2º e 3º ano do Ensino Fundamental, no município de Ariquemes-RO. É importante ressaltar que a legislação da educação vigente apresenta a avaliação como ponto fundamental para o desenvolvimento da aprendizagem do educando. Neste aspecto, avaliar não é simplesmente dar notas e provas, avaliar vai, além disso, o professor deve conhecer melhor o aluno e ouvir seus argumentos, pois o sistema avaliativo que se baseia somente notas e provas torna-se um sistema vago porque não mostra a real dificuldade do aluno. Desse modo, para a concepção desse estudo lançou mão da pesquisa bibliográfica fundamentada em diversas teorias e leis afins que dissertam sobre o tema, além da pesquisa de campo com professores que atuam no segmento de ensino pesquisado com aplicação de questionários com perguntas subjetivas. Os dados depois de coletados foram analisados e interpretados de forma qualitativa, fornecendo elementos para atingir aos objetivos propostos. E ao final desse estudo, conforme as teorias e as informações coletadas in loco, foi possível dizer que uma prática avaliativa centralizada apenas em provas, deixa de cumprir sua real função, a qual seria a construção da aprendizagem dos alunos de forma significativa. Assim sendo, cabe ao professor realizar uma prática avaliativa com competência, para que possa favorecer aos alunos uma aprendizagem satisfatória. Pois enquanto a avaliação permanecer ultrapassada o ensino deixará de formar cidadãos críticos e participativos. 2016-11-18T14:34:10Z 2016-11-18T14:34:10Z 2016 CAMPOS, Elizabete Ramos. Avaliação no processo de alfabetização do primeiro ciclo do ensino fundamental. 2016, 69 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Ariquemes, 2016. http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1299
institution Repositório Institucional - Universidade Federal de Rondônia
collection RepositorioUNIR
topic Avaliação escolar
Alfabetização
Instrumentos avaliativos
spellingShingle Avaliação escolar
Alfabetização
Instrumentos avaliativos
Campos, Elizabete Ramos
Avaliação no processo de alfabetização do primeiro ciclo do ensino fundamental
topic_facet Avaliação escolar
Alfabetização
Instrumentos avaliativos
description Trabalho de Conclusão de curso apresentado como exigência parcial para o curso de Pedagogia da Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus de Ariquemes, sob orientação da Prof. M.e Márcia Ângela Patrícia.
author Campos, Elizabete Ramos
title Avaliação no processo de alfabetização do primeiro ciclo do ensino fundamental
title_short Avaliação no processo de alfabetização do primeiro ciclo do ensino fundamental
title_full Avaliação no processo de alfabetização do primeiro ciclo do ensino fundamental
title_fullStr Avaliação no processo de alfabetização do primeiro ciclo do ensino fundamental
title_full_unstemmed Avaliação no processo de alfabetização do primeiro ciclo do ensino fundamental
title_sort avaliação no processo de alfabetização do primeiro ciclo do ensino fundamental
publishDate 2016
url http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1299
_version_ 1787136500385710080
score 11.753735