Outros

Suporte familiar e o desenvolvimento sociocognitivo da criança

Dissertação apresentada ao Programa de Pós- Graduação: Mestrado Acadêmico em Psicologia - MAPSI, da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) como requisito final para a obtenção do título de Mestre em Psicologia. Orientador: Prof. Dr. Fábio Biasotto Feitosa.

Autor principal: Rezende, Eduardo Sarmento de
Outros Autores: Feitosa, Fábio Biasotto
Grau: Outros
Publicado em: 2016
Assuntos:
Acesso em linha: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1317
id oai:localhost:123456789-1317
recordtype dspace
spelling oai:localhost:123456789-13172018-10-29T19:10:51Z Suporte familiar e o desenvolvimento sociocognitivo da criança Rezende, Eduardo Sarmento de Feitosa, Fábio Biasotto Suporte familiar Autoconceito Habilidades sociais Teoria social cognitiva Dissertação apresentada ao Programa de Pós- Graduação: Mestrado Acadêmico em Psicologia - MAPSI, da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) como requisito final para a obtenção do título de Mestre em Psicologia. Orientador: Prof. Dr. Fábio Biasotto Feitosa. Desde o início da sua vida, o ser humano tem a família como sua principal fonte de existência e, ao longo de seu desenvolvimento, como a mais importante rede de acesso à aprendizagem para interação social. Isso nos leva a inferir que a qualidade do suporte familiar oferecida à criança poderá refletir sobre os seus aspectos comportamentais, afetivos e sociais. Sendo assim, o presente estudo buscou realizar um levantamento sobre esses principais aspectos e correlacioná-los entre si e com a percepção que a criança tem a respeito do suporte familiar que recebe. Desse modo, como objetivo geral, esta pesquisa buscou analisar as relações de reciprocidade entre as habilidades sociais dos pais com o autoconceito, a percepção de suporte familiar e as habilidades sociais dos filhos. Esta pesquisa obteve a colaboração de 325 participantes, sendo 141 crianças, 71 meninos (50,4%) e 70 meninas (49,6%), com idade entre 11 anos e 12 anos (média = 11,59, mediana = 12 e desvio padrão = 0,49), 130 mães e 54 pais. Para apreciar os dados e estabelecer relações entre as variáveis, foi utilizada a abordagem quantitativa com o delineamento do tipo levantamento. Como instrumentos para coleta de dados, utilizou-se a Escala de Autoconceito Infanto-Juvenil (EAC-IJ), o Inventário de Habilidades Sociais (IHS – Del Prette), o Inventário de Percepção do Suporte Familiar (IPSF) e o Sistema multimídea de habilidades sociais de Crianças (SMHSC – Del Prette). Os dados foram tratados junto ao método de investigação correlacional. Os resultados do presente estudo indicaram que as habilidades sociais dos pais, com o autoconceito, a percepção de suporte familiar e as habilidades sociais dos filhos, apresentam-se reciprocamente correlacionadas, sendo que o principal resultado dessa relação foi encontrado entre a percepção que a criança tem do seu autoconceito e do suporte familiar que recebe. As habilidades sociais demonstraram ser fatores de influência na formação do autoconceito das crianças e de um adequado suporte familiar. Observou-se ainda que as habilidades sociais, o autoconceito e a percepção de suporte familiar participam de uma relação triádica e bidirecional, constituído de forma conjunta um suporte familiar essencial ao desenvolvimento sociocognitivo da criança. Estes resultados foram discutidos à luz da Teoria Social Cognitiva de Albert Bandura, sob a perspectiva do determinismo recíproco e da aprendizagem vicária. 2016-11-30T19:20:04Z 2016-11-30T19:20:04Z 2014 Other REZENDE, Eduardo Sarmento de. Suporte familiar e o desenvolvimento sociocognitivo da criança. 2014. 116f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação Mestrado Acadêmico em Psicologia – MAPSI, Universidade Federal de Rondônia – UNIR, Porto Velho, 2014. http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1317
institution Repositório Institucional - Universidade Federal de Rondônia
collection RepositorioUNIR
topic Suporte familiar
Autoconceito
Habilidades sociais
Teoria social cognitiva
spellingShingle Suporte familiar
Autoconceito
Habilidades sociais
Teoria social cognitiva
Rezende, Eduardo Sarmento de
Suporte familiar e o desenvolvimento sociocognitivo da criança
topic_facet Suporte familiar
Autoconceito
Habilidades sociais
Teoria social cognitiva
description Dissertação apresentada ao Programa de Pós- Graduação: Mestrado Acadêmico em Psicologia - MAPSI, da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) como requisito final para a obtenção do título de Mestre em Psicologia. Orientador: Prof. Dr. Fábio Biasotto Feitosa.
format Outros
author Rezende, Eduardo Sarmento de
author2 Feitosa, Fábio Biasotto
author2Str Feitosa, Fábio Biasotto
title Suporte familiar e o desenvolvimento sociocognitivo da criança
title_short Suporte familiar e o desenvolvimento sociocognitivo da criança
title_full Suporte familiar e o desenvolvimento sociocognitivo da criança
title_fullStr Suporte familiar e o desenvolvimento sociocognitivo da criança
title_full_unstemmed Suporte familiar e o desenvolvimento sociocognitivo da criança
title_sort suporte familiar e o desenvolvimento sociocognitivo da criança
publishDate 2016
url http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1317
_version_ 1787136504194138112
score 11.755432