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Educação ambiental na formação docente: a concepção do curso de pedagogia da Universidade Federal de Rondônia
Dissertação apresentada ao Programa de Pós- Graduação: Mestrado Acadêmico em Educação - PPGE, da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) como requisito final para a obtenção do título de Mestre em Educação. Orientadora: Profa. Dra. Maria do Carmo dos Santos.
Autor principal: | Caetano, Renato Fernandes |
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Outros Autores: | Santos, Maria do Carmo dos |
Grau: | Outros |
Publicado em: |
2017
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1484 |
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oai:localhost:123456789-14842018-10-29T19:10:53Z Educação ambiental na formação docente: a concepção do curso de pedagogia da Universidade Federal de Rondônia Caetano, Renato Fernandes Santos, Maria do Carmo dos Complexidade Ambiental Pedagogia Ambiental Formação de Educadores Ambientais Dissertação apresentada ao Programa de Pós- Graduação: Mestrado Acadêmico em Educação - PPGE, da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) como requisito final para a obtenção do título de Mestre em Educação. Orientadora: Profa. Dra. Maria do Carmo dos Santos. A formação de educadores ambientais traz em seu bojo uma dubiedade: de um lado os projetos chamados sustentáveis, mas que ajudam a manter o sistema de exploração da natureza e o justifica; de outro, o desafio de uma formação verdadeiramente complexa, crítica e emancipadora. Essa dubiedade na compreensão da formação de educadores ambientais e qual é o compromisso da Universidade frente a essa formação constitui a problemática desta pesquisa. Tem-se por objetivo investigar os fundamentos da Educação Ambiental e a concepção de Educação Ambiental do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Campus Porto Velho/RO, entre os anos de 2008 a 2012. Nesta dissertação busca-se os tensionamentos a partir das seguintes premissas: apresentar alguns conceitos e princípios para aprender a aprender a complexidade ambiental e alguns dos fundamentos da pedagogia ambiental e da Teoria da Complexidade; apontando os princípios que emanam da pedagogia ambiental para a formação de educadores ambientais objetiva-se fazer uma reconceituação do espaço universitário ao investigar os fundamentos e a concepção de Educação Ambiental no Curso de Pedagogia da UNIR. Assim, a pesquisa se estrutura em torno das discussões atuais dessas problemáticas, sendo fundamentada na Teoria da Complexidade e com uma opção de abordagem qualitativa com múltiplos olhares sobre o lócus em estudo. 2017-03-14T18:49:28Z 2017-03-14T18:49:28Z 2013 Other CAETANO, Renato Fernandes.Educação Ambiental na formação docente: a concepção do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Rondônia. 2013.142f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação Mestrado Acadêmico em Educação-PPGE, Universidade Federal de Rondônia - UNIR, Porto Velho, 2013. http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1484 |
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