Outros

Encantamento com a Literatura Infantil: contribuições à prática pedagógica para formação de leitores

Dissertação apresentada ao Programa de Pós- Graduação: Mestrado Profissional em Educação Escolar - MEPE, da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) como requisito final para a obtenção do título de Mestre em Educação Escolar. Orientadora: Profa. Dra. Juracy Machado Pacífico.

Autor principal: Oliveira, Andreia dos Santos
Outros Autores: Pacífico, Juracy Machado
Grau: Outros
Publicado em: 2017
Assuntos:
Acesso em linha: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1494
id oai:localhost:123456789-1494
recordtype dspace
spelling oai:localhost:123456789-14942018-10-29T19:10:54Z Encantamento com a Literatura Infantil: contribuições à prática pedagógica para formação de leitores Oliveira, Andreia dos Santos Pacífico, Juracy Machado Literatura Infantil Prática pedagógica Formação de leitores Pesquisa-ação Dissertação apresentada ao Programa de Pós- Graduação: Mestrado Profissional em Educação Escolar - MEPE, da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) como requisito final para a obtenção do título de Mestre em Educação Escolar. Orientadora: Profa. Dra. Juracy Machado Pacífico. A presente pesquisa é resultado de uma pesquisa-ação, realizada com professores de uma escola pública municipal de Ariquemes, Rondônia. O trabalho com a Literatura Infantil é processo importante nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental por contribuir com a formação de leitores, com a constituição do sujeito e com o letramento literário. Entretanto, para que isso aconteça é preciso que os professores tenham formação inicial e continuada adequadas para trabalharem com a Literatura Infantil em sala de aula. Nessa perspectiva é que se encontra essa pesquisa, não apenas abordando a importância da Literatura Infantil, mas também problematizando os processos de formação de professores pedagogos no Brasil para atuarem com essa temática. Desse modo, a investigação centra-se na prática pedagógica de professores dos primeiros anos com a Literatura Infantil em sala de aula. Tomando como base os aspectos de formação inicial, saberes temporais da LI, concepções e conceitos e prática em sala de aula foram feitas entrevistas semiestruturadas, observação das aulas de duas professoras dos primeiros anos do ensino fundamental e reunião buscando verificar e analisar como a Literatura Infantil estava sendo trabalhada pelas professoras. Constatou-se que as professoras tinham dificuldades em trabalhar com a Literatura Infantil, desde dificuldades em conceituar o termo, suas características e gêneros, quanto em situações práticas como critérios para a escolha de obras, estratégias de incentivo a leitura literária, falta de planejamento de leitura literária, entre outros. Esses problemas são resultados tanto da forma superficial com que essa temática fora abordada nas formações iniciais, quanto dos saberes temporais vivenciados com o tema ao longo de suas vidas. Em virtude dessas dificuldades, objetivando contribuir com a prática dessas professoras realizou-se cinco oficinas de Literatura Infantil na escola, que contou com a participação de nove professores dos Anos Iniciais (primeiro ao quinto ano) e uma supervisora. Em virtude da aceitação dessas oficinas na escola, por ter proporcionado momentos singulares de uma formação continuada que nasceu de problemas reais enfrentados pelos professores, planejou-se a continuação dessa formação através de um plano de ação está sendo executado na escola no ano de 2015. 2017-03-14T21:19:38Z 2017-03-14T21:19:38Z 2015 Other OLIVEIRA, Andreia dos Santos.Encantamento com a Literatura Infantil: contribuições à prática pedagógica para formação de leitores. 2015.16 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar, Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2015. http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1494
institution Repositório Institucional - Universidade Federal de Rondônia
collection RepositorioUNIR
topic Literatura Infantil
Prática pedagógica
Formação de leitores
Pesquisa-ação
spellingShingle Literatura Infantil
Prática pedagógica
Formação de leitores
Pesquisa-ação
Oliveira, Andreia dos Santos
Encantamento com a Literatura Infantil: contribuições à prática pedagógica para formação de leitores
topic_facet Literatura Infantil
Prática pedagógica
Formação de leitores
Pesquisa-ação
description Dissertação apresentada ao Programa de Pós- Graduação: Mestrado Profissional em Educação Escolar - MEPE, da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) como requisito final para a obtenção do título de Mestre em Educação Escolar. Orientadora: Profa. Dra. Juracy Machado Pacífico.
format Outros
author Oliveira, Andreia dos Santos
author2 Pacífico, Juracy Machado
author2Str Pacífico, Juracy Machado
title Encantamento com a Literatura Infantil: contribuições à prática pedagógica para formação de leitores
title_short Encantamento com a Literatura Infantil: contribuições à prática pedagógica para formação de leitores
title_full Encantamento com a Literatura Infantil: contribuições à prática pedagógica para formação de leitores
title_fullStr Encantamento com a Literatura Infantil: contribuições à prática pedagógica para formação de leitores
title_full_unstemmed Encantamento com a Literatura Infantil: contribuições à prática pedagógica para formação de leitores
title_sort encantamento com a literatura infantil: contribuições à prática pedagógica para formação de leitores
publishDate 2017
url http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1494
_version_ 1787136523720720384
score 11.755432