As tecnologias digitais na formação de professores indígenas do curso de licenciatura em educação básica intercultural da Fundação Universidade Federal de Rondônia

Dissertação apresentada ao programa de Pós-Graduação em Educação da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito para obtenção do título de Mestre em Educação.Orientador: Prof. Dr. José Lucas Pedreira Bueno

Autor principal: Silva, Vanderleia Barbosa da
Outros Autores: Bueno, José Lucas Pedreira
Publicado em: 2017
Assuntos:
Acesso em linha: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1636
id oai:localhost:123456789-1636
recordtype dspace
spelling oai:localhost:123456789-16362018-10-29T19:10:54Z As tecnologias digitais na formação de professores indígenas do curso de licenciatura em educação básica intercultural da Fundação Universidade Federal de Rondônia Silva, Vanderleia Barbosa da Bueno, José Lucas Pedreira Educação escolar indígena Tecnologias digitais Formação de professores indígenas Dissertação apresentada ao programa de Pós-Graduação em Educação da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito para obtenção do título de Mestre em Educação.Orientador: Prof. Dr. José Lucas Pedreira Bueno A sociedade têm passado por mudanças, a partir da expansão e ampliação das tecnologias digitais, reconfigurando as relações culturais, os modos de interação nas famílias, escolas, mercado de trabalho, a formação de professores, o processo de ensino e aprendizagem, entre outras. No âmbito educacional, as tecnologias digitais se inserem nas instituições educativas, por meio da compra individual de professores e estudantes ou pelos projetos e programas governamentais, que possibilitam a aquisição de tecnologias digitais nas escolas. Essas tecnologias digitais nas escolas têm exigido que os professores sejam formados para atender às novas demandas do processo educativo escolar. Diante dessas perspectivas, a questão norteadora que mobilizou este estudo foi: em que medida as tecnologias digitais estão sendo aplicadas à formação no Ensino Superior dos professores indígenas? Essa indagação suscitou o objetivo de investigar as tecnologias digitais, aplicadas à formação no Ensino Superior dos professores indígenas. Para alcançar tal objetivo geral foram delineados os seguintes objetivos específicos: a) analisar se a Matriz curricular do curso de Licenciatura Básica em Educação Intercultural comtempla o uso das tecnologias digitais na formação; b)verificar quando os acadêmicos indígenas começaram utilizar as tecnologias digitais na educação escolar; c) identificar as habilidades que são oferecidas no processo de formação dos professores indígenas para o uso das tecnologias digitais na educação escolar indígena. Para o desenvolvimento desse estudo foi realizada uma pesquisa exploratória-descritiva, junto à abordagem qualitativa de natureza básica. E como procedimentos metodológicos foram realizadas observações diretas no local da pesquisa, entrevistas semiestruturadas com dez acadêmicos do curso de Licenciatura Básica de Educação Intercultural e dois professores sendo que, posteriormente às oitivas, na forma de dados coletados, foram transcritas e analisadas. A apreciação dos dados se deram por meio da análise de categoria temática. Os resultados do estudo evidenciam que as tecnologias digitais têm sido utilizadas no processo de formação dos acadêmicos e acadêmicas indígenas, principalmente com aplicação de atividades práticas. Os entrevistados relatam que as tecnologias digitais são importantes para a formação docente e que a universidade se caracteriza como o principal espaço de inclusão digital para os acadêmicos indígenas. As falas dos entrevistados apresentam que, durante a formação no ensino superior, foram adquiridas habilidades para utilização das tecnologias digitais, como: aprendendo a manusear e utilizá-las para a formação; a divulgação da cultura, suas lutas e reivindicações; e produção de materiais didáticos. A pesquisa mostra que a formação do professor indígena tem passado por várias conquistas, mas que ainda há vários aspectos que precisam ser repensados, melhorados e investigados, para utilização das tecnologias digitais na educação escolar indígena. 2017-06-29T19:59:44Z 2017-06-29T19:59:44Z 2016 SILVA, Vanderleia Barbosa da. As tecnologias digitais na formação de professores indígenas do curso de licenciatura em educação básica intercultural da Fundação Universidade Federal de Rondônia. 2016. 140 f. Dissertação ( Mestrado ) - Programa de Pós-Graduação Mestrado em Educação. Universidade Federal de Rondônia - UNIR, Porto Velho, 2016. http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1636
institution Repositório Institucional - Universidade Federal de Rondônia
collection RepositorioUNIR
topic Educação escolar indígena
Tecnologias digitais
Formação de professores indígenas
spellingShingle Educação escolar indígena
Tecnologias digitais
Formação de professores indígenas
Silva, Vanderleia Barbosa da
As tecnologias digitais na formação de professores indígenas do curso de licenciatura em educação básica intercultural da Fundação Universidade Federal de Rondônia
topic_facet Educação escolar indígena
Tecnologias digitais
Formação de professores indígenas
description Dissertação apresentada ao programa de Pós-Graduação em Educação da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito para obtenção do título de Mestre em Educação.Orientador: Prof. Dr. José Lucas Pedreira Bueno
author Silva, Vanderleia Barbosa da
author2 Bueno, José Lucas Pedreira
author2Str Bueno, José Lucas Pedreira
title As tecnologias digitais na formação de professores indígenas do curso de licenciatura em educação básica intercultural da Fundação Universidade Federal de Rondônia
title_short As tecnologias digitais na formação de professores indígenas do curso de licenciatura em educação básica intercultural da Fundação Universidade Federal de Rondônia
title_full As tecnologias digitais na formação de professores indígenas do curso de licenciatura em educação básica intercultural da Fundação Universidade Federal de Rondônia
title_fullStr As tecnologias digitais na formação de professores indígenas do curso de licenciatura em educação básica intercultural da Fundação Universidade Federal de Rondônia
title_full_unstemmed As tecnologias digitais na formação de professores indígenas do curso de licenciatura em educação básica intercultural da Fundação Universidade Federal de Rondônia
title_sort as tecnologias digitais na formação de professores indígenas do curso de licenciatura em educação básica intercultural da fundação universidade federal de rondônia
publishDate 2017
url http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1636
_version_ 1787136540365815808
score 11.653393