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Identidades indígenas: um olhar para o curso de licenciatura em educação básica intercultural de Rondônia
Esta dissertação está vinculada à Linha de Pesquisa 2 - Formação de Professores, no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), com o título Identidades Indígenas: um olhar para o Curso de Licenciatura em Educação Básica Intercultural de Rondôni...
Autor principal: | Alves, Maria Isabel Alonso |
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Outros Autores: | Amaral, Nair Ferreira Gurgel do |
Publicado em: |
2017
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1971 |
Resumo: |
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Esta dissertação está vinculada à Linha de Pesquisa 2 - Formação de Professores,
no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade
Federal de Rondônia (UNIR), com o título Identidades Indígenas: um olhar para o
Curso de Licenciatura em Educação Básica Intercultural de Rondônia, que pretende
analisar a produção de identidades indígenas a partir do Curso de Licenciatura em
Educação Básica Intercultural da UNIR. Considera a possibilidade de investigar a
produção de identidades indígenas no âmbito da UNIR, tendo como elemento
principal o diálogo direto com discentes do curso através de entrevistas
semiestruturadas. Os procedimentos metodológicos adotados encontram-se
referenciados em Bardin (2011) e Andrade (2012). O estudo foi desenvolvido no
período de maio de 2012 a março de 2013 no Município de Ji-Paraná – RO, local em
que se encontra o Curso. As perspectivas teóricas adotadas podem ser localizadas
nos Estudos Culturais, Hall (1998; 2011; 2013), Silva (1995; 2011; 2013),
Woordward (2013) e autores/as que não se situam no campo, mas que possuem
discursos que se aproximam a ele, Bauman (2005; 2013), Walsh (2009), Candau
(2009), Mato (2009) e outros/as. As discussões a respeito da problemática
permitiram observar que a interculturalidade requer a produção de identidades, pois
as identidades são fluidas, produzidas no decorrer do processo de vida de cada
indivíduo, então, quando se fala em processos interculturais, consequentemente,
fala-se de identidades produzidas, significadas e ressignificadas no interior das
culturas e das trocas constituídas entre estas. O reconhecimento do “outro” e das
diferenças estabelecidas mediante as relações entre as culturas nos permitem estas
compreensões. A interculturalidade, em si, já requer a produção de identidades
produzidas no decorrer do processo de vida de cada indivíduo. Assim, as
representações culturais e as identidades indígenas que foram alvo das reflexões
nesta pesquisa, possibilitaram o reconhecimento da diversidade cultural numa
perspectiva de relações interculturais no âmbito da formação que o curso propõe. A
este respeito o PPC e as entrevistas nos deram pistas de que existe um
reconhecimento étnico e uma diferença cultural entre as populações inclusas nesta
formação de professores indígenas. Entendemos, dessa forma, que há um grande
esforço por parte da maioria da equipe docente em realizar um trabalho voltado para
a diferença, para o “outro”. |