Outros

O processo de ensino-aprendizagem da matemática para alunos com autismo: Uma análise na cidade de Ji-Paraná/RO

Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) apresentado à Banca Examinadora do Departamento de Matemática e Estatística da UNIR, Campus de Ji-Paraná, como pré-requisito para aprovação no curso de Licenciatura em Matemática tendo como orientadora a Profa. Dra. Marcia Rosa Uliana e como Co-Orientadora Nagila...

ver descrição completa

Autor principal: Fernandes, Gília Augusta da Silva
Grau: Outros
Idioma: other
Publicado em: 2017
Assuntos:
Acesso em linha: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1854
id oai:localhost:123456789-1854
recordtype dspace
spelling oai:localhost:123456789-18542018-10-29T19:10:54Z O processo de ensino-aprendizagem da matemática para alunos com autismo: Uma análise na cidade de Ji-Paraná/RO Fernandes, Gília Augusta da Silva Autismo Educação Inclusiva Didática da Matemática Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) apresentado à Banca Examinadora do Departamento de Matemática e Estatística da UNIR, Campus de Ji-Paraná, como pré-requisito para aprovação no curso de Licenciatura em Matemática tendo como orientadora a Profa. Dra. Marcia Rosa Uliana e como Co-Orientadora Nagila da Silva Araujo Bandeira O presente trabalho foi desenvolvido tendo como objetivo analisar o processo de ensino-aprendizagem da matemática para alunos com autismo nas concepções de pais, professores e cuidador escolar. Tendo em vista atingir tal objetivo, optamos por desenvolver uma pesquisa exploratória na abordagem qualitativa, já que investigar o processo de ensino-aprendizagem da Matemática para estudantes com autismo na concepção de pais, professores de Matemática e cuidador envolvem aspectos subjetivos não quantificáveis. A coleta de dados aconteceu por meio de entrevistas que foram realizadas com uma mãe, uma professora pedagoga e um cuidador de um aluno autista. A investigação aconteceu em uma escola municipal de ensino fundamental localizada na cidade de Ji-Paraná/RO. Os sujeitos que foram escolhidos para a pesquisa, estão direta ou indiretamente envolvidos no processo de ensino-aprendizagem da Matemática de qualquer estudante, e se falando de alunos autistas, esses estudantes pela natureza do seu transtorno tem quase sempre os pais e cuidador em contato e/ou presentes no ambiente da escola. Ficou notório nesta pesquisa que existem poucos estudos na área e que no município de Ji-Paraná ainda não tem professores de Matemática trabalhando com alunos autistas. Percebe-se mediante as entrevistas, que os anseios dos sujeitos desta investigação, são basicamente os mesmos, pois estes desejam que a educação não só inclusiva como também num contexto geral, tenha nos próximos anos uma melhora significativa, em questão de estrutura física, pedagógica como curricular. E esperam também, que seja investido em capacitação para os profissionais de ensino, pois somente assim, mediante capacitação/informação será possível promover uma educação inclusiva, ou seja, uma educação de qualidade para todos. 2017-11-01T19:44:33Z 2017-11-01T19:44:33Z 2017 Other Fernandes, Gília Augusta da Silvai. O processo de ensino-aprendizagem da matemática para alunos com autismo: Uma análise na cidade de Ji-Paraná/RO. 2017. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática)– Departamento de Matemática e Estatística, Fundação Universidade Federal de Rondônia, Ji-Paraná, 2017. http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1854 other
institution Repositório Institucional - Universidade Federal de Rondônia
collection RepositorioUNIR
language other
topic Autismo
Educação Inclusiva
Didática da Matemática
spellingShingle Autismo
Educação Inclusiva
Didática da Matemática
Fernandes, Gília Augusta da Silva
O processo de ensino-aprendizagem da matemática para alunos com autismo: Uma análise na cidade de Ji-Paraná/RO
topic_facet Autismo
Educação Inclusiva
Didática da Matemática
description Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) apresentado à Banca Examinadora do Departamento de Matemática e Estatística da UNIR, Campus de Ji-Paraná, como pré-requisito para aprovação no curso de Licenciatura em Matemática tendo como orientadora a Profa. Dra. Marcia Rosa Uliana e como Co-Orientadora Nagila da Silva Araujo Bandeira
format Outros
author Fernandes, Gília Augusta da Silva
title O processo de ensino-aprendizagem da matemática para alunos com autismo: Uma análise na cidade de Ji-Paraná/RO
title_short O processo de ensino-aprendizagem da matemática para alunos com autismo: Uma análise na cidade de Ji-Paraná/RO
title_full O processo de ensino-aprendizagem da matemática para alunos com autismo: Uma análise na cidade de Ji-Paraná/RO
title_fullStr O processo de ensino-aprendizagem da matemática para alunos com autismo: Uma análise na cidade de Ji-Paraná/RO
title_full_unstemmed O processo de ensino-aprendizagem da matemática para alunos com autismo: Uma análise na cidade de Ji-Paraná/RO
title_sort o processo de ensino-aprendizagem da matemática para alunos com autismo: uma análise na cidade de ji-paraná/ro
publishDate 2017
url http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1854
_version_ 1787136567008034816
score 11.755432