/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Outros
O processo de ensino-aprendizagem da matemática para alunos com autismo: Uma análise na cidade de Ji-Paraná/RO
Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) apresentado à Banca Examinadora do Departamento de Matemática e Estatística da UNIR, Campus de Ji-Paraná, como pré-requisito para aprovação no curso de Licenciatura em Matemática tendo como orientadora a Profa. Dra. Marcia Rosa Uliana e como Co-Orientadora Nagila...
Autor principal: | Fernandes, Gília Augusta da Silva |
---|---|
Grau: | Outros |
Idioma: | other |
Publicado em: |
2017
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1854 |
id |
oai:localhost:123456789-1854 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:localhost:123456789-18542018-10-29T19:10:54Z O processo de ensino-aprendizagem da matemática para alunos com autismo: Uma análise na cidade de Ji-Paraná/RO Fernandes, Gília Augusta da Silva Autismo Educação Inclusiva Didática da Matemática Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) apresentado à Banca Examinadora do Departamento de Matemática e Estatística da UNIR, Campus de Ji-Paraná, como pré-requisito para aprovação no curso de Licenciatura em Matemática tendo como orientadora a Profa. Dra. Marcia Rosa Uliana e como Co-Orientadora Nagila da Silva Araujo Bandeira O presente trabalho foi desenvolvido tendo como objetivo analisar o processo de ensino-aprendizagem da matemática para alunos com autismo nas concepções de pais, professores e cuidador escolar. Tendo em vista atingir tal objetivo, optamos por desenvolver uma pesquisa exploratória na abordagem qualitativa, já que investigar o processo de ensino-aprendizagem da Matemática para estudantes com autismo na concepção de pais, professores de Matemática e cuidador envolvem aspectos subjetivos não quantificáveis. A coleta de dados aconteceu por meio de entrevistas que foram realizadas com uma mãe, uma professora pedagoga e um cuidador de um aluno autista. A investigação aconteceu em uma escola municipal de ensino fundamental localizada na cidade de Ji-Paraná/RO. Os sujeitos que foram escolhidos para a pesquisa, estão direta ou indiretamente envolvidos no processo de ensino-aprendizagem da Matemática de qualquer estudante, e se falando de alunos autistas, esses estudantes pela natureza do seu transtorno tem quase sempre os pais e cuidador em contato e/ou presentes no ambiente da escola. Ficou notório nesta pesquisa que existem poucos estudos na área e que no município de Ji-Paraná ainda não tem professores de Matemática trabalhando com alunos autistas. Percebe-se mediante as entrevistas, que os anseios dos sujeitos desta investigação, são basicamente os mesmos, pois estes desejam que a educação não só inclusiva como também num contexto geral, tenha nos próximos anos uma melhora significativa, em questão de estrutura física, pedagógica como curricular. E esperam também, que seja investido em capacitação para os profissionais de ensino, pois somente assim, mediante capacitação/informação será possível promover uma educação inclusiva, ou seja, uma educação de qualidade para todos. 2017-11-01T19:44:33Z 2017-11-01T19:44:33Z 2017 Other Fernandes, Gília Augusta da Silvai. O processo de ensino-aprendizagem da matemática para alunos com autismo: Uma análise na cidade de Ji-Paraná/RO. 2017. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática)– Departamento de Matemática e Estatística, Fundação Universidade Federal de Rondônia, Ji-Paraná, 2017. http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1854 other |
institution |
Repositório Institucional - Universidade Federal de Rondônia |
collection |
RepositorioUNIR |
language |
other |
topic |
Autismo Educação Inclusiva Didática da Matemática |
spellingShingle |
Autismo Educação Inclusiva Didática da Matemática Fernandes, Gília Augusta da Silva O processo de ensino-aprendizagem da matemática para alunos com autismo: Uma análise na cidade de Ji-Paraná/RO |
topic_facet |
Autismo Educação Inclusiva Didática da Matemática |
description |
Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) apresentado à Banca Examinadora do Departamento de Matemática e Estatística da UNIR, Campus de Ji-Paraná, como pré-requisito para aprovação no curso de Licenciatura em Matemática tendo como orientadora a Profa. Dra. Marcia Rosa Uliana e como Co-Orientadora Nagila da Silva Araujo Bandeira |
format |
Outros |
author |
Fernandes, Gília Augusta da Silva |
title |
O processo de ensino-aprendizagem da matemática para alunos com autismo: Uma análise na cidade de Ji-Paraná/RO |
title_short |
O processo de ensino-aprendizagem da matemática para alunos com autismo: Uma análise na cidade de Ji-Paraná/RO |
title_full |
O processo de ensino-aprendizagem da matemática para alunos com autismo: Uma análise na cidade de Ji-Paraná/RO |
title_fullStr |
O processo de ensino-aprendizagem da matemática para alunos com autismo: Uma análise na cidade de Ji-Paraná/RO |
title_full_unstemmed |
O processo de ensino-aprendizagem da matemática para alunos com autismo: Uma análise na cidade de Ji-Paraná/RO |
title_sort |
o processo de ensino-aprendizagem da matemática para alunos com autismo: uma análise na cidade de ji-paraná/ro |
publishDate |
2017 |
url |
http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1854 |
_version_ |
1787136567008034816 |
score |
11.755432 |