/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
tcc
O ensino da geografia na perspectiva inclusiva para alunos autistas
Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) é a denominação dada ao distúrbio no desenvolvimento neurológico, que implica em alterações na comunicação e interação social. No Brasil, o processo de ensino-aprendizagem de alunos com TEA ainda representa um grande desafio para a sociedade e para as autorida...
Autor principal: | Silva, Jhennifer Natiely Lemos Vieira da |
---|---|
Grau: | tcc |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
2023
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/190 |
Resumo: |
---|
Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) é a denominação dada ao distúrbio no
desenvolvimento neurológico, que implica em alterações na comunicação e interação social.
No Brasil, o processo de ensino-aprendizagem de alunos com TEA ainda representa um grande
desafio para a sociedade e para as autoridades, haja vista que muitas vezes possui caráter
exclusivo e não inclusivo. Por conseguinte, o presente trabalho visa a compreensão das
particularidades que caracterizam os estudantes com TEA, assim como o conhecimento e
análise das metodologias utilizadas para o processo de ensino-aprendizagem de alunos autistas
durante o ensino da disciplina de Geografia. Os objetivos foram alcançados por meio da reunião
de estudos com relevância significativa para o tema, compondo uma pesquisa bibliográfica de
caráter qualitativo. Os resultados revelaram que a utilização de metodologias ativas possui
importância fundamental para a efetividade do ensino inclusivo e, consequentemente, para o
desenvolvimento social e cognitivo de alunos com TEA. |