Educação sexual no curso de ciências biológicas: um estudo com acadêmicos do IFRO campus Colorado do Oeste

Dissertação de Mestrado apresentada como requisito final para a obtenção do título de Mestre em Educação Escolar ao Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar, Mestrado Profissional da Universidade Federal de Rondônia.

Autor principal: Rossarolla, Juliana Negrello
Outros Autores: Martines, Elizabeth Antônia Leonel de Moraes
Publicado em: 2017
Assuntos:
Acesso em linha: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1874
id oai:localhost:123456789-1874
recordtype dspace
spelling oai:localhost:123456789-18742018-10-29T19:10:56Z Educação sexual no curso de ciências biológicas: um estudo com acadêmicos do IFRO campus Colorado do Oeste Rossarolla, Juliana Negrello Martines, Elizabeth Antônia Leonel de Moraes Educação Sexual Formação de professores de biologia PIBID Pesquisa-ação colaborativa Sexualidade Dissertação de Mestrado apresentada como requisito final para a obtenção do título de Mestre em Educação Escolar ao Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar, Mestrado Profissional da Universidade Federal de Rondônia. Este trabalho é o resultado de uma pesquisa-ação desenvolvida com acadêmicos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Instituto Federal de Rondônia – Campus Colorado do Oeste, bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID) sobre a temática da Educação sexual como estratégia de investigação-formação inicial de professores. Os objetivos foram: identificar a percepção que os acadêmicos (colaboradores da pesquisa) têm sobre a sexualidade humana, refletindo e dialogando sobre a orientação/educação sexual na escola de educação básica, incluindo o próprio processo de formação; realizar estudos, debates e socialização com os colaboradores sobre diversos assuntos acerca da temática sexualidade e educação sexual na escola de educação básica; propor sugestões e estratégias para aperfeiçoar a formação de professores enquanto educadores sexuais para a educação básica. O referencial metodológico utilizado foi a pesquisa-ação colaborativa proposta por Ibiapina (2008) que aliou a investigação com o processo de formação de professores. A produção de dados ocorreu ao longo de sete encontros de uma pesquisadora com os estudantes (colaboradores) onde aconteceram estudos de textos e debates, oficinas e diálogos sobre os temas de interesse dos colaboradores, com reflexão sobre a formação e a prática docente. O registro foi realizado em: planejamentos dos encontros, gravação em vídeo dos encontros com registro ampliado realizado nas vinte e quatro horas subsequentes com apoio dos vídeos. Os vídeos foram analisados novamente alguns meses depois para reflexão sobre a ação e sobre a reflexão-na-ação, de acordo com Schön (1992), tendo como referencial a análise do discurso desenvolvida por Foucault (1988) sobre a temática da sexualidade. Constatou-se que a temática não aparece no Projeto Pedagógico do Curso, mas os alunos vivenciaram várias atividades sobre a questão na prática formativa, especialmente no PIBID, por iniciativa de professores-formadores, mas, as mesmas foram consideradas insuficientes, diante da complexidade do tema. As concepções dos estudantes e das pesquisadoras foram se transformando ao longo da pesquisa a partir das interações e reflexões ocorridas, rompendo-se com a interdição manifestada na dificuldade inicial de verbalização sobre o tema e a tomada de consciência de valores e de vários discursos presentes na contemporaneidade, no cotidiano escolar e familiar. A pesquisa contribuiu tanto no processo de formação dos alunos colaboradores quanto à temática sexualidade, bem como na formação continuada das pesquisadoras, na perspectiva do desenvolvimento profissional e concluiu-se com a convicção de que os professores necessitam de uma formação permanente e de trabalho coletivo na escola sobre este tema para exercerem com responsabilidade e compromisso social a tarefa de educadores sexuais. 2017-11-28T13:33:50Z 2017-11-28T13:33:50Z 2017 ROSSAROLLA, Juliana Negrello. Educação sexual no curso de ciências biológicas: um estudo com acadêmicos do IFRO campus Colorado do Oeste. 2017. 210 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar, Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2017. http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1874
institution Repositório Institucional - Universidade Federal de Rondônia
collection RepositorioUNIR
topic Educação Sexual
Formação de professores de biologia
PIBID
Pesquisa-ação colaborativa
Sexualidade
spellingShingle Educação Sexual
Formação de professores de biologia
PIBID
Pesquisa-ação colaborativa
Sexualidade
Rossarolla, Juliana Negrello
Educação sexual no curso de ciências biológicas: um estudo com acadêmicos do IFRO campus Colorado do Oeste
topic_facet Educação Sexual
Formação de professores de biologia
PIBID
Pesquisa-ação colaborativa
Sexualidade
description Dissertação de Mestrado apresentada como requisito final para a obtenção do título de Mestre em Educação Escolar ao Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar, Mestrado Profissional da Universidade Federal de Rondônia.
author Rossarolla, Juliana Negrello
author2 Martines, Elizabeth Antônia Leonel de Moraes
author2Str Martines, Elizabeth Antônia Leonel de Moraes
title Educação sexual no curso de ciências biológicas: um estudo com acadêmicos do IFRO campus Colorado do Oeste
title_short Educação sexual no curso de ciências biológicas: um estudo com acadêmicos do IFRO campus Colorado do Oeste
title_full Educação sexual no curso de ciências biológicas: um estudo com acadêmicos do IFRO campus Colorado do Oeste
title_fullStr Educação sexual no curso de ciências biológicas: um estudo com acadêmicos do IFRO campus Colorado do Oeste
title_full_unstemmed Educação sexual no curso de ciências biológicas: um estudo com acadêmicos do IFRO campus Colorado do Oeste
title_sort educação sexual no curso de ciências biológicas: um estudo com acadêmicos do ifro campus colorado do oeste
publishDate 2017
url http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1874
_version_ 1787136569115672576
score 11.755432