O computador como instrumento mediador na educação de alunos autistas

Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Rondônia como parte dos requisitos para obtenção do título de Mestre em Psicologia.

Autor principal: Anjos, Reinaldo Tavares dos
Outros Autores: Martines, Elizabeth Antonia Leonel de Moraes
Publicado em: 2017
Assuntos:
Acesso em linha: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2010
id oai:localhost:123456789-2010
recordtype dspace
spelling oai:localhost:123456789-20102018-10-29T19:10:57Z O computador como instrumento mediador na educação de alunos autistas Anjos, Reinaldo Tavares dos Martines, Elizabeth Antonia Leonel de Moraes Autismo Computador Mediação Educação Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Rondônia como parte dos requisitos para obtenção do título de Mestre em Psicologia. O Autismo consiste numa entidade diagnóstica que faz parte do grupo de transtornos do neurodesenvolvimento nos quais ocorre uma ruptura nos processos fundamentais de socialização, comunicação e aprendizado. Estudos de ordem neurobiológica apontam para a existência de anormalidades nos cérebros dos autistas, porém em diferentes estruturas cerebrais, o que implica o envolvimento de um complexo circuito neuronal, cujos limites e conexões anatômicas estariam ainda por definir. A partir do conceito de plasticidade cerebral, principalmente em crianças, com base no conceito da psicologia cultural, que fala sobre a importância da participação na cultura por ser este um meio de superação das restrições impostas pela biologia, e ainda tendo a convicção alicerçada pela literatura de que o computador pode servir à educação de crianças autistas e se constituir como um instrumento no acesso à linguagem e, portanto, ao favorecimento da interação social, foi estabelecido como objetivo deste estudo discutir, com base num levantamento de teses e dissertações publicadas no Brasil nos últimos 10 anos, o papel mediador do computador na Educação de alunos autistas. No levantamento de produções bibliográficas observamos que o potencial mediador do computador ainda é pouco explorado nas pesquisas envolvendo o autista. Quando a mediação é abordada, tem enfoque na mediação social, tendo em vista as características de limitação ou deficiência na capacidade de dar significado à interação social por parte dos autistas. Quando a mediação pedagógica foi buscada, problemas relacionados ao Trabalho docente e ao modo de uso do computador foram destacados. Discutindo tais problemas, argumentamos que o computador tanto pode possibilitar benefícios para o aprendizado do aluno, como pode contribuir para a diminuição da intensificação do trabalho docente. Contudo, somente quando condições estruturais de trabalho são oferecidas aos docentes e quando ocorrer uma continuidade de políticas educacionais envolvendo tecnologias na Educação. Além disso, no uso do computador com alunos autistas, e para se atingir a meta de superação de restrições biológicas com estes alunos, a tripla mediação proporcionada pelo computador deve ser buscada no planejamento das estratégias pedagógicas do docente. 2017-12-19T21:53:56Z 2017-12-19T21:53:56Z 2015 http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2010
institution Repositório Institucional - Universidade Federal de Rondônia
collection RepositorioUNIR
topic Autismo
Computador
Mediação
Educação
spellingShingle Autismo
Computador
Mediação
Educação
Anjos, Reinaldo Tavares dos
O computador como instrumento mediador na educação de alunos autistas
topic_facet Autismo
Computador
Mediação
Educação
description Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Rondônia como parte dos requisitos para obtenção do título de Mestre em Psicologia.
author Anjos, Reinaldo Tavares dos
author2 Martines, Elizabeth Antonia Leonel de Moraes
author2Str Martines, Elizabeth Antonia Leonel de Moraes
title O computador como instrumento mediador na educação de alunos autistas
title_short O computador como instrumento mediador na educação de alunos autistas
title_full O computador como instrumento mediador na educação de alunos autistas
title_fullStr O computador como instrumento mediador na educação de alunos autistas
title_full_unstemmed O computador como instrumento mediador na educação de alunos autistas
title_sort o computador como instrumento mediador na educação de alunos autistas
publishDate 2017
url http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2010
_version_ 1787136589157105664
score 11.753735