/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
O computador como instrumento mediador na educação de alunos autistas
Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Rondônia como parte dos requisitos para obtenção do título de Mestre em Psicologia.
Autor principal: | Anjos, Reinaldo Tavares dos |
---|---|
Outros Autores: | Martines, Elizabeth Antonia Leonel de Moraes |
Publicado em: |
2017
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2010 |
id |
oai:localhost:123456789-2010 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:localhost:123456789-20102018-10-29T19:10:57Z O computador como instrumento mediador na educação de alunos autistas Anjos, Reinaldo Tavares dos Martines, Elizabeth Antonia Leonel de Moraes Autismo Computador Mediação Educação Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Rondônia como parte dos requisitos para obtenção do título de Mestre em Psicologia. O Autismo consiste numa entidade diagnóstica que faz parte do grupo de transtornos do neurodesenvolvimento nos quais ocorre uma ruptura nos processos fundamentais de socialização, comunicação e aprendizado. Estudos de ordem neurobiológica apontam para a existência de anormalidades nos cérebros dos autistas, porém em diferentes estruturas cerebrais, o que implica o envolvimento de um complexo circuito neuronal, cujos limites e conexões anatômicas estariam ainda por definir. A partir do conceito de plasticidade cerebral, principalmente em crianças, com base no conceito da psicologia cultural, que fala sobre a importância da participação na cultura por ser este um meio de superação das restrições impostas pela biologia, e ainda tendo a convicção alicerçada pela literatura de que o computador pode servir à educação de crianças autistas e se constituir como um instrumento no acesso à linguagem e, portanto, ao favorecimento da interação social, foi estabelecido como objetivo deste estudo discutir, com base num levantamento de teses e dissertações publicadas no Brasil nos últimos 10 anos, o papel mediador do computador na Educação de alunos autistas. No levantamento de produções bibliográficas observamos que o potencial mediador do computador ainda é pouco explorado nas pesquisas envolvendo o autista. Quando a mediação é abordada, tem enfoque na mediação social, tendo em vista as características de limitação ou deficiência na capacidade de dar significado à interação social por parte dos autistas. Quando a mediação pedagógica foi buscada, problemas relacionados ao Trabalho docente e ao modo de uso do computador foram destacados. Discutindo tais problemas, argumentamos que o computador tanto pode possibilitar benefícios para o aprendizado do aluno, como pode contribuir para a diminuição da intensificação do trabalho docente. Contudo, somente quando condições estruturais de trabalho são oferecidas aos docentes e quando ocorrer uma continuidade de políticas educacionais envolvendo tecnologias na Educação. Além disso, no uso do computador com alunos autistas, e para se atingir a meta de superação de restrições biológicas com estes alunos, a tripla mediação proporcionada pelo computador deve ser buscada no planejamento das estratégias pedagógicas do docente. 2017-12-19T21:53:56Z 2017-12-19T21:53:56Z 2015 http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2010 |
institution |
Repositório Institucional - Universidade Federal de Rondônia |
collection |
RepositorioUNIR |
topic |
Autismo Computador Mediação Educação |
spellingShingle |
Autismo Computador Mediação Educação Anjos, Reinaldo Tavares dos O computador como instrumento mediador na educação de alunos autistas |
topic_facet |
Autismo Computador Mediação Educação |
description |
Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa
de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade
Federal de Rondônia como parte dos requisitos para
obtenção do título de Mestre em Psicologia. |
author |
Anjos, Reinaldo Tavares dos |
author2 |
Martines, Elizabeth Antonia Leonel de Moraes |
author2Str |
Martines, Elizabeth Antonia Leonel de Moraes |
title |
O computador como instrumento mediador na educação de alunos autistas |
title_short |
O computador como instrumento mediador na educação de alunos autistas |
title_full |
O computador como instrumento mediador na educação de alunos autistas |
title_fullStr |
O computador como instrumento mediador na educação de alunos autistas |
title_full_unstemmed |
O computador como instrumento mediador na educação de alunos autistas |
title_sort |
o computador como instrumento mediador na educação de alunos autistas |
publishDate |
2017 |
url |
http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2010 |
_version_ |
1787136589157105664 |
score |
11.753735 |