/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Cidade educadora como potencialidade educacional: a educação para além da escola
Dissertação de Mestrado Acadêmico em Educação apresentada à Banca Examinadora do Programa de Pós- Graduação Stricto Sensu Mestrado Acadêmico em Educação da Universidade Federal de Rondônia – UNIR, como exigência parcial para obtenção do título de Mestra em Educação. Orientadora: Prof.ª Dr.ª...
Autor principal: | Pinhal, Ana Luiza Coelho Ferreira |
---|---|
Outros Autores: | Zuin, Aparecida Luzia Alzira |
Publicado em: |
2018
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2171 |
id |
oai:localhost:123456789-2171 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:localhost:123456789-21712018-10-29T19:10:59Z Cidade educadora como potencialidade educacional: a educação para além da escola Pinhal, Ana Luiza Coelho Ferreira Zuin, Aparecida Luzia Alzira Educação Cidades Educadoras Participação Cidadã Dissertação de Mestrado Acadêmico em Educação apresentada à Banca Examinadora do Programa de Pós- Graduação Stricto Sensu Mestrado Acadêmico em Educação da Universidade Federal de Rondônia – UNIR, como exigência parcial para obtenção do título de Mestra em Educação. Orientadora: Prof.ª Dr.ª Aparecida Luzia Alzira Zuin A presente dissertação constitui-se pelo estudo sobre a proposta de Cidade Educadora como uma potencialidade educacional. Esse modelo de cidade permite a educação além sala de aula e se estende da escola para os espaços urbanos, porque na Cidade Educadora, a escola aprende com a cidade, assim como a cidade aprende com a escola e seus cidadãos. O objetivo geral foi desvendar se a proposta de Cidade Educadora pode ser a alternativa para o modelo de educação além-escola. Foi realizada pesquisa de campo em três cidades brasileiras integrantes da rede: Caxias do Sul (RS), Santo André (SP) e Vitória (ES), as quais nos permitiram compreender em alguns aspectos que é possível a transformação dos municípios em uma Cidade Educadora, em vista da concretização de políticas públicas democráticas e incentivadoras da participação cidadã nas ações urbanas em suas mais diversas instâncias. Nessa perspectiva, as cidades pertencentes à Associação Internacional de Cidades Educadoras - AICE devem ter suas práticas condizentes com os princípios da Carta das Cidades Educadoras, isto é, as cidades que integram a AICE passam a serem orientadas para o compartilhamento das experiências em prol da gestão democrática participativa. O estudo de caso nessas três cidades Educadoras brasileiras se deu por meio da perspectiva exploratóriodescritiva, com abordagem qualitativa, com levantamento bibliográfico e documental. Como objetivos específicos realizamos o levantamento sobre a história da educação a fim de entender como as políticas públicas educacionais se correlacionam aos modelos de governos instalados no tempo e no espaço; apresentamos a diferença entre políticas públicas de Estado e políticas públicas de Governo; identificamos a rede internacional de Cidades Educadoras, com os seus objetivos e as cidades integrantes e, caracterizamos essas cidades com suas potencialidades enquanto instrumentos educativos via projetos de cunho participativo. Os resultados mostraram que a descontinuidade das ações com a troca de gestão governamental é uma das maiores dificuldades encontradas pelas cidades. A pesquisa nos permitiu também observar que o ingresso e participação de algumas cidades brasileiras na AICE se trata de um Programa de Governo e não de projeto de política pública. Os dados demonstram que, se a gestão municipal não se atém aos princípios da Carta das Cidades Educadora, o projeto perde sua identidade educacional. As cidades pesquisadas apresentaram a intenção de mudança e o interesse em realizar propostas diferentes para efetivar um modelo com potencial educacional diferenciado. Conclui-se que o modelo de Cidade Educadora é inovador e pode contribuir não só para a educação, mas para a melhoria de outras instâncias sociais da vida cotidiana, uma vez que propõe intercâmbios de saberes, conhecimentos, experiências e até de dificuldades; elaboram projetos em defesa dos direitos sociais: educação, saúde, lazer, inclusão digital, lazer, e outros, em várias instâncias, em atendimento à Constituição Federal de 1988 e às legislações infraconstitucionais que propõem que a educação deve ser atendida pela família, Estado e sociedade. 2018-04-13T14:30:18Z 2018-04-13T14:30:18Z 2017 PINHAL, Ana Luiza Coelho Ferreira. Cidade educadora como potencialidade educacional: a educação para além da escola. 2017. 172 f. : il. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2017. http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2171 |
institution |
Repositório Institucional - Universidade Federal de Rondônia |
collection |
RepositorioUNIR |
topic |
Educação Cidades Educadoras Participação Cidadã |
spellingShingle |
Educação Cidades Educadoras Participação Cidadã Pinhal, Ana Luiza Coelho Ferreira Cidade educadora como potencialidade educacional: a educação para além da escola |
topic_facet |
Educação Cidades Educadoras Participação Cidadã |
description |
Dissertação de Mestrado Acadêmico em
Educação apresentada à Banca
Examinadora do Programa de Pós-
Graduação Stricto Sensu Mestrado
Acadêmico em Educação da Universidade
Federal de Rondônia – UNIR, como
exigência parcial para obtenção do título
de Mestra em Educação.
Orientadora: Prof.ª Dr.ª Aparecida Luzia
Alzira Zuin |
author |
Pinhal, Ana Luiza Coelho Ferreira |
author2 |
Zuin, Aparecida Luzia Alzira |
author2Str |
Zuin, Aparecida Luzia Alzira |
title |
Cidade educadora como potencialidade educacional: a educação para além da escola |
title_short |
Cidade educadora como potencialidade educacional: a educação para além da escola |
title_full |
Cidade educadora como potencialidade educacional: a educação para além da escola |
title_fullStr |
Cidade educadora como potencialidade educacional: a educação para além da escola |
title_full_unstemmed |
Cidade educadora como potencialidade educacional: a educação para além da escola |
title_sort |
cidade educadora como potencialidade educacional: a educação para além da escola |
publishDate |
2018 |
url |
http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2171 |
_version_ |
1787136613140135936 |
score |
11.675608 |