A educação profissional e o currículo integrado no curso técnico em eletromecânica do ifro - Campus Vilhena

Dissertação apresentada ao curso de Mestrado Profissional em Educação Escolar do Núcleo de Ciências Humanas da Fundação Universidade Federal de Rondônia. Linha de Pesquisa: Práticas Pedagógicas, inovações curriculares e tecnológicas. Orientador(a): Prof. Dr. Fábio Santos de Andrade

Autor principal: Lima, Clara Paula de
Publicado em: 2018
Assuntos:
Acesso em linha: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2178
id oai:localhost:123456789-2178
recordtype dspace
spelling oai:localhost:123456789-21782018-10-29T19:10:58Z A educação profissional e o currículo integrado no curso técnico em eletromecânica do ifro - Campus Vilhena Lima, Clara Paula de Currículo integrado Interdisciplinaridade Grupo colaborativo Projetos integradores Dissertação apresentada ao curso de Mestrado Profissional em Educação Escolar do Núcleo de Ciências Humanas da Fundação Universidade Federal de Rondônia. Linha de Pesquisa: Práticas Pedagógicas, inovações curriculares e tecnológicas. Orientador(a): Prof. Dr. Fábio Santos de Andrade A presente pesquisa aborda o tema Currículo dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, delimitado nos estudos sobre organização curricular do curso Técnico em Eletromecânica Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia – IFRO/ Campus Vilhena e descreve as concepções dos docentes sobre o currículo, bem como os processos de integração entre formação geral e formação profissionalizante no curso pesquisado. Sabe-se que integração não se confunde com paralelismo e que sua consolidação é um avanço para além de uma organização curricular que deva prever um processo de interdisciplinaridade. Na prática, a separação disciplinar ocorre limitando os cursos em sua própria natureza, considerando que a Base Nacional Comum é o subsídio para a formação técnica e esta deve incrementar aquela com os requisitos de diversidade e preparação para o mundo do trabalho. Esta é uma pesquisa-ação, que tem como foco a mudança da realidade, a partir da análise da própria prática, onde, na primeira fase foi realizada a análise documental e descrição dos sistemas de organização e aplicação curricular. Na segunda fase, constituiu-se um Grupo Colaborativo de Estudos sobre Currículo Integrado para investigar as concepções dos docentes sobre a temática e sobre a interdisciplinaridade, com vistas a propor processos de interação entre Educação Profissional e Ensino Médio. A estrutura desta proposta de currículo integrado é baseada no direito do educando à formação humana omnilateral e emancipadora e no trabalho como princípio educativo. Além do ponto de vista normativo, este estudo apresenta concepções pedagógicas, apresentando-se como referencial conceitual para elaboração de currículos escolares integrados, nas dimensões de sua proposição. 2018-04-13T14:58:26Z 2018-04-13T14:58:26Z 2017 LIMA, Clara Paula de. A educação profissional e o currículo integrado no curso técnico em eletromecânica do ifro - Campus Vilhena. 2017. 136 f. : il. Dissertação ( Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar, Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2017. http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2178
institution Repositório Institucional - Universidade Federal de Rondônia
collection RepositorioUNIR
topic Currículo integrado
Interdisciplinaridade
Grupo colaborativo
Projetos integradores
spellingShingle Currículo integrado
Interdisciplinaridade
Grupo colaborativo
Projetos integradores
Lima, Clara Paula de
A educação profissional e o currículo integrado no curso técnico em eletromecânica do ifro - Campus Vilhena
topic_facet Currículo integrado
Interdisciplinaridade
Grupo colaborativo
Projetos integradores
description Dissertação apresentada ao curso de Mestrado Profissional em Educação Escolar do Núcleo de Ciências Humanas da Fundação Universidade Federal de Rondônia. Linha de Pesquisa: Práticas Pedagógicas, inovações curriculares e tecnológicas. Orientador(a): Prof. Dr. Fábio Santos de Andrade
author Lima, Clara Paula de
title A educação profissional e o currículo integrado no curso técnico em eletromecânica do ifro - Campus Vilhena
title_short A educação profissional e o currículo integrado no curso técnico em eletromecânica do ifro - Campus Vilhena
title_full A educação profissional e o currículo integrado no curso técnico em eletromecânica do ifro - Campus Vilhena
title_fullStr A educação profissional e o currículo integrado no curso técnico em eletromecânica do ifro - Campus Vilhena
title_full_unstemmed A educação profissional e o currículo integrado no curso técnico em eletromecânica do ifro - Campus Vilhena
title_sort educação profissional e o currículo integrado no curso técnico em eletromecânica do ifro - campus vilhena
publishDate 2018
url http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2178
_version_ 1787136614171934720
score 11.753735