Autoria e construção do sujeito em prática de letramento: uma análise discursiva

Dissertação apresentada ao Programa de Mestrado Acadêmico em Letras, da Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR, como requisito parcial para obtenção do título de Mestre em Letras. Orientadora: Prof.ª Dr.ª Lusinilda Carla Pinto Martins.

Autor principal: Vieira, Enilde Rocha
Outros Autores: Martins, Lusinilda Carla Pinto
Publicado em: 2018
Assuntos:
Acesso em linha: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2221
id oai:localhost:123456789-2221
recordtype dspace
spelling oai:localhost:123456789-22212018-10-29T19:11:00Z Autoria e construção do sujeito em prática de letramento: uma análise discursiva Vieira, Enilde Rocha Martins, Lusinilda Carla Pinto Letramento Autoria Análise do Discurso Subjetividade Dissertação apresentada ao Programa de Mestrado Acadêmico em Letras, da Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR, como requisito parcial para obtenção do título de Mestre em Letras. Orientadora: Prof.ª Dr.ª Lusinilda Carla Pinto Martins. O tema do presente trabalho refere-se à autoria e à construção do sujeito em práticas de letramento. O objetivo geral foi contribuir com as pesquisas na área do Ensino de Língua Portuguesa, mais especificamente no que se refere à produção de textos no espaço escolar, a partir da análise da função/autor em uma prática de letramento ideológico, conforme Street (2010). Os objetivos específicos foram analisar (i) os índices de autoria nas produções escritas por alunos de 5º ano; (ii) o processo da retextualização na passagem de um texto oral para o escrito e, ainda, (iii) as vozes do discurso circulantes nos textos. A hipótese do trabalho assenta-se na ideia de que uma prática de letramento ideológico poderia contribuir para o processo de construção de autoria e da noção de sujeito em produções escritas por alunos de 5º ano. As perguntas norteadoras da pesquisa foram: I – Que marcas de subjetividade inscrevem o sujeito na função/autor em textos escritos por alunos do 5º ano? II – O processo da retextualização possibilita a constituição do sujeito autor? III – Que vozes aparecem nos discursos produzidos pelos alunos? Mediante uma abordagem discursiva de análise e os postulados teóricos de Foucault (2001,2007), Benveniste (1989), Tfouni (2012) e Possenti (1986), buscamos identificar o sujeito discursivo por meio dos dêiticos, da deriva e da dispersão de sentidos. À luz da teoria de Marcuschi (2010) sobre o processo da retextualização, avaliamos as transformações ocorridas na passagem de um texto oral para um texto escrito. Com base no conceito de polifonia buscamos em Bakhtin (1997) e Maingueneau (1993) ouvir as múltiplas vozes que se cruzam nos discursos presentes nos referidos textos. A análise do corpus mostrou a subjetividade esboçada nas marcas de autoria presentes nos textos dos alunos tanto pela utilização dos recursos expressivos da linguagem (dêiticos, por exemplo) quanto pelo modo singular de cada produtor, ao fazer uso da língua, transformandoa em discurso. 2018-05-23T20:36:20Z 2018-05-23T20:36:20Z 2015 VIEIRA, Enilde Rocha. Autoria e construção do sujeito em prática de letramento: uma análise discursiva. 2015. 125 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Letras, Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2015. http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2221
institution Repositório Institucional - Universidade Federal de Rondônia
collection RepositorioUNIR
topic Letramento
Autoria
Análise do Discurso
Subjetividade
spellingShingle Letramento
Autoria
Análise do Discurso
Subjetividade
Vieira, Enilde Rocha
Autoria e construção do sujeito em prática de letramento: uma análise discursiva
topic_facet Letramento
Autoria
Análise do Discurso
Subjetividade
description Dissertação apresentada ao Programa de Mestrado Acadêmico em Letras, da Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR, como requisito parcial para obtenção do título de Mestre em Letras. Orientadora: Prof.ª Dr.ª Lusinilda Carla Pinto Martins.
author Vieira, Enilde Rocha
author2 Martins, Lusinilda Carla Pinto
author2Str Martins, Lusinilda Carla Pinto
title Autoria e construção do sujeito em prática de letramento: uma análise discursiva
title_short Autoria e construção do sujeito em prática de letramento: uma análise discursiva
title_full Autoria e construção do sujeito em prática de letramento: uma análise discursiva
title_fullStr Autoria e construção do sujeito em prática de letramento: uma análise discursiva
title_full_unstemmed Autoria e construção do sujeito em prática de letramento: uma análise discursiva
title_sort autoria e construção do sujeito em prática de letramento: uma análise discursiva
publishDate 2018
url http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2221
_version_ 1829080128096829440
score 11.755432