Autoria e argumentação nos textos dos alunos do 3° ano da escola Juscelino K de Oliveira-Alta Flores do Oeste-RO

Dissertação de Mestrado, apresentada ao Curso de Mestrado acadêmico em Letra – UNIR – Universidade Federal de Rondônia- Porto Velho, como requisito para obtenção do título de Mestre em Letras. Linha de pesquisa: Estudos descritivos e aplicados de Línguas e Linguagens Orientador: Profa. Dra....

ver descrição completa

Autor principal: Silva, Valdecir Aparecido da
Outros Autores: Pimentel, Marília Lima
Publicado em: 2018
Assuntos:
Acesso em linha: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2222
id oai:localhost:123456789-2222
recordtype dspace
spelling oai:localhost:123456789-22222018-10-29T19:11:00Z Autoria e argumentação nos textos dos alunos do 3° ano da escola Juscelino K de Oliveira-Alta Flores do Oeste-RO Silva, Valdecir Aparecido da Pimentel, Marília Lima Sujeito Dissertativo-argumentativo Autoria Argumentação Indícios de autoria Estratégias discursivas Dissertação de Mestrado, apresentada ao Curso de Mestrado acadêmico em Letra – UNIR – Universidade Federal de Rondônia- Porto Velho, como requisito para obtenção do título de Mestre em Letras. Linha de pesquisa: Estudos descritivos e aplicados de Línguas e Linguagens Orientador: Profa. Dra. Marília Lima Pimentel Esta dissertação pretende analisar os textos dissertativos-argumentativos de alunos concluintes do Ensino Médio em 2011. Propõe-se para esta análise reunir um por vinte textos, que usa-se para mostrar algumas estratégias retórico discursivas utilizadas, em um segundo momento, procura-se localizar nos textos os indícios de presença ou indícios de ausência de autoria para se investigar os procedimentos de constituição de autoria. A pesquisa compõe-se de um apanhado histórico do Ensino Médio no Brasil, de um levantamento sobre a circulação de textos na escola e de estudos sobre avaliação por competência e resultados do ENEM e também, estudos sobre a argumentação clássica e a nova argumentação e sobre a subjetividade em Foucault, Bakhtin e Pêcheux. Para fundamentar esta pesquisa usou-se os princípios teóricos que norteiam a construção da argumentação destacando as estratégias discursivas para a efetivação do acordo com os leitores, propostas por Perelman e OlbrechtsTyteca em A Nova Retórica. Também tem-se a contribuição teórica da Análise do Discurso para conceitos como: discurso, formação discursiva e formação ideológica, além dos enfoques da teoria bakhtiniana sobre intersubjetividade, da teoria Foucaultiana sobre a função-autor e alguns princípios de Pêcheux a respeito da forma-sujeito e a interpelação ideológica. Estabelece-se de maneira conclusiva a ausência da disputa pelo objeto discursivo, e uma estreita relação entre o domínio das estratégias retórico discursivas e a facilidade de se ocupar uma posição discursiva de autor. 2018-05-23T20:36:50Z 2018-05-23T20:36:50Z 2014 SILVA, Valdecir Aparecido da. Autoria e argumentação nos textos dos alunos do 3° ano da escola Juscelino K de Oliveira-Alta Flores do Oeste-RO. 2014. 101 f. Dissertação (mestrado) - Programa de Pós-Graduação em letras, Fundação Universidade federal de Rondônia, Porto velho, 2014. http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2222
institution Repositório Institucional - Universidade Federal de Rondônia
collection RepositorioUNIR
topic Sujeito
Dissertativo-argumentativo
Autoria
Argumentação
Indícios de autoria
Estratégias discursivas
spellingShingle Sujeito
Dissertativo-argumentativo
Autoria
Argumentação
Indícios de autoria
Estratégias discursivas
Silva, Valdecir Aparecido da
Autoria e argumentação nos textos dos alunos do 3° ano da escola Juscelino K de Oliveira-Alta Flores do Oeste-RO
topic_facet Sujeito
Dissertativo-argumentativo
Autoria
Argumentação
Indícios de autoria
Estratégias discursivas
description Dissertação de Mestrado, apresentada ao Curso de Mestrado acadêmico em Letra – UNIR – Universidade Federal de Rondônia- Porto Velho, como requisito para obtenção do título de Mestre em Letras. Linha de pesquisa: Estudos descritivos e aplicados de Línguas e Linguagens Orientador: Profa. Dra. Marília Lima Pimentel
author Silva, Valdecir Aparecido da
author2 Pimentel, Marília Lima
author2Str Pimentel, Marília Lima
title Autoria e argumentação nos textos dos alunos do 3° ano da escola Juscelino K de Oliveira-Alta Flores do Oeste-RO
title_short Autoria e argumentação nos textos dos alunos do 3° ano da escola Juscelino K de Oliveira-Alta Flores do Oeste-RO
title_full Autoria e argumentação nos textos dos alunos do 3° ano da escola Juscelino K de Oliveira-Alta Flores do Oeste-RO
title_fullStr Autoria e argumentação nos textos dos alunos do 3° ano da escola Juscelino K de Oliveira-Alta Flores do Oeste-RO
title_full_unstemmed Autoria e argumentação nos textos dos alunos do 3° ano da escola Juscelino K de Oliveira-Alta Flores do Oeste-RO
title_sort autoria e argumentação nos textos dos alunos do 3° ano da escola juscelino k de oliveira-alta flores do oeste-ro
publishDate 2018
url http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2222
_version_ 1829080128278233088
score 11.755432