Trabalho de Conclusão de Curso

Uma proposta de sequência didática para o ensino do complexo teníase - cisticercose

Parasitic diseases ravage the world population, being an important problem to public health, with a high prevalence in school-age children. Education is essential to diminish this situation by encouraging proper hygiene, means of prevention and the prophylaxis of these parasitoses. Didactic ga...

ver descrição completa

Autor principal: Santos , Raissa Moura dos
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso
Idioma: por
Publicado em: Brasil 2022
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1017
id oai:localhost:4321-1017
recordtype dspace
spelling oai:localhost:4321-10172022-10-14T16:57:20Z Uma proposta de sequência didática para o ensino do complexo teníase - cisticercose Santos , Raissa Moura dos Paes, Lucilene da Silva http://lattes.cnpq.br/0653747630550456 Paes, Lucilene da Silva http://lattes.cnpq.br/0653747630550456 Oliveira, Adriano Teixeira de http://lattes.cnpq.br/9164471794674935 Pinto, Elson Antonio Sadalla http://lattes.cnpq.br/9786797594989755 Ciências - ensino Parasitologia Saúde - educação CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::PARASITOLOGIA Parasitic diseases ravage the world population, being an important problem to public health, with a high prevalence in school-age children. Education is essential to diminish this situation by encouraging proper hygiene, means of prevention and the prophylaxis of these parasitoses. Didactic games can be a useful education tool to complement and contribute to the teacher’s work. Thus, it was developed a methodological propose based on the Scientific, Technological, Society and Environment approach – CSTA together at the three pedagogical moments: 1. Initial problematization; 2. Knowledge organization; 3. Knowledge application. For the data gathering in relation to the application and confection of the game Desvendando as Tênias, we conducted a survey that undergraduate students who evaluated and, in their majority, said that would use the game in their practice of teaching. Doenças parasitárias afligem a população mundial, sendo um importante problema de saúde pública, com alta prevalência entre crianças em idade escolar. A educação é fundamental para atenuar essa situação ao estimular a higiene adequada, meios de prevenção e a profilaxia dessas parasitoses. Os jogos didáticos podem ser uma útil ferramenta educativa para complementar e contribuir com o trabalho do professor. Assim, foi desenvolvida uma proposta metodológica baseada na abordagem Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente - CTSA em conjunto aos três momentos pedagógicos: 1. Problematização inicial; 2. Organização do conhecimento; e 3. Aplicação do conhecimento. Para a coleta de dados em relação à aplicação e confecção do jogo Desvendando as Tênias, realizamos um questionário que foi avaliada por alunos de licenciatura que em sua maioria afirmaram que utilizariam o jogo em sua prática. 2022-10-14T16:56:27Z 2022-10-14 2022-10-14T16:56:27Z 2019-12-06 Trabalho de Conclusão de Curso SANTOS, Raissa Moura dos. Uma proposta de sequência didática para o ensino do complexo teníase -cisticercose. 2019. 49 f. Monografia (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2019. http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1017 por Acesso Aberto Brasil Campus Manaus Centro Instituto Federal do Amazonas IFAM Licenciatura em Ciências Biológicas Instituto Federal do Amazonas IFAM Licenciatura em Ciências Biológicas Instituto Federal do Amazonas IFAM Licenciatura em Ciências Biológicas
institution Repositório Institucional - Instituto Federal do Amazonas - IFAM
collection IFAM-RI
language por
topic Ciências - ensino
Parasitologia
Saúde - educação
CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::PARASITOLOGIA
spellingShingle Ciências - ensino
Parasitologia
Saúde - educação
CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::PARASITOLOGIA
Santos , Raissa Moura dos
Uma proposta de sequência didática para o ensino do complexo teníase - cisticercose
topic_facet Ciências - ensino
Parasitologia
Saúde - educação
CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::PARASITOLOGIA
description Parasitic diseases ravage the world population, being an important problem to public health, with a high prevalence in school-age children. Education is essential to diminish this situation by encouraging proper hygiene, means of prevention and the prophylaxis of these parasitoses. Didactic games can be a useful education tool to complement and contribute to the teacher’s work. Thus, it was developed a methodological propose based on the Scientific, Technological, Society and Environment approach – CSTA together at the three pedagogical moments: 1. Initial problematization; 2. Knowledge organization; 3. Knowledge application. For the data gathering in relation to the application and confection of the game Desvendando as Tênias, we conducted a survey that undergraduate students who evaluated and, in their majority, said that would use the game in their practice of teaching.
author_additional Paes, Lucilene da Silva
author_additionalStr Paes, Lucilene da Silva
format Trabalho de Conclusão de Curso
author Santos , Raissa Moura dos
title Uma proposta de sequência didática para o ensino do complexo teníase - cisticercose
title_short Uma proposta de sequência didática para o ensino do complexo teníase - cisticercose
title_full Uma proposta de sequência didática para o ensino do complexo teníase - cisticercose
title_fullStr Uma proposta de sequência didática para o ensino do complexo teníase - cisticercose
title_full_unstemmed Uma proposta de sequência didática para o ensino do complexo teníase - cisticercose
title_sort uma proposta de sequência didática para o ensino do complexo teníase - cisticercose
publisher Brasil
publishDate 2022
url http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1017
_version_ 1787149956222550016
score 11.755432