/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso
Uma proposta de sequência didática para o ensino do complexo teníase - cisticercose
Parasitic diseases ravage the world population, being an important problem to public health, with a high prevalence in school-age children. Education is essential to diminish this situation by encouraging proper hygiene, means of prevention and the prophylaxis of these parasitoses. Didactic ga...
Autor principal: | Santos , Raissa Moura dos |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Brasil
2022
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1017 |
id |
oai:localhost:4321-1017 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:localhost:4321-10172022-10-14T16:57:20Z Uma proposta de sequência didática para o ensino do complexo teníase - cisticercose Santos , Raissa Moura dos Paes, Lucilene da Silva http://lattes.cnpq.br/0653747630550456 Paes, Lucilene da Silva http://lattes.cnpq.br/0653747630550456 Oliveira, Adriano Teixeira de http://lattes.cnpq.br/9164471794674935 Pinto, Elson Antonio Sadalla http://lattes.cnpq.br/9786797594989755 Ciências - ensino Parasitologia Saúde - educação CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::PARASITOLOGIA Parasitic diseases ravage the world population, being an important problem to public health, with a high prevalence in school-age children. Education is essential to diminish this situation by encouraging proper hygiene, means of prevention and the prophylaxis of these parasitoses. Didactic games can be a useful education tool to complement and contribute to the teacher’s work. Thus, it was developed a methodological propose based on the Scientific, Technological, Society and Environment approach – CSTA together at the three pedagogical moments: 1. Initial problematization; 2. Knowledge organization; 3. Knowledge application. For the data gathering in relation to the application and confection of the game Desvendando as Tênias, we conducted a survey that undergraduate students who evaluated and, in their majority, said that would use the game in their practice of teaching. Doenças parasitárias afligem a população mundial, sendo um importante problema de saúde pública, com alta prevalência entre crianças em idade escolar. A educação é fundamental para atenuar essa situação ao estimular a higiene adequada, meios de prevenção e a profilaxia dessas parasitoses. Os jogos didáticos podem ser uma útil ferramenta educativa para complementar e contribuir com o trabalho do professor. Assim, foi desenvolvida uma proposta metodológica baseada na abordagem Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente - CTSA em conjunto aos três momentos pedagógicos: 1. Problematização inicial; 2. Organização do conhecimento; e 3. Aplicação do conhecimento. Para a coleta de dados em relação à aplicação e confecção do jogo Desvendando as Tênias, realizamos um questionário que foi avaliada por alunos de licenciatura que em sua maioria afirmaram que utilizariam o jogo em sua prática. 2022-10-14T16:56:27Z 2022-10-14 2022-10-14T16:56:27Z 2019-12-06 Trabalho de Conclusão de Curso SANTOS, Raissa Moura dos. Uma proposta de sequência didática para o ensino do complexo teníase -cisticercose. 2019. 49 f. Monografia (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2019. http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1017 por Acesso Aberto Brasil Campus Manaus Centro Instituto Federal do Amazonas IFAM Licenciatura em Ciências Biológicas Instituto Federal do Amazonas IFAM Licenciatura em Ciências Biológicas Instituto Federal do Amazonas IFAM Licenciatura em Ciências Biológicas |
institution |
Repositório Institucional - Instituto Federal do Amazonas - IFAM |
collection |
IFAM-RI |
language |
por |
topic |
Ciências - ensino Parasitologia Saúde - educação CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::PARASITOLOGIA |
spellingShingle |
Ciências - ensino Parasitologia Saúde - educação CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::PARASITOLOGIA Santos , Raissa Moura dos Uma proposta de sequência didática para o ensino do complexo teníase - cisticercose |
topic_facet |
Ciências - ensino Parasitologia Saúde - educação CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::PARASITOLOGIA |
description |
Parasitic diseases ravage the world population, being an important problem to public health,
with a high prevalence in school-age children. Education is essential to diminish this situation
by encouraging proper hygiene, means of prevention and the prophylaxis of these parasitoses.
Didactic games can be a useful education tool to complement and contribute to the teacher’s
work. Thus, it was developed a methodological propose based on the Scientific, Technological,
Society and Environment approach – CSTA together at the three pedagogical moments: 1.
Initial problematization; 2. Knowledge organization; 3. Knowledge application. For the data
gathering in relation to the application and confection of the game Desvendando as Tênias, we
conducted a survey that undergraduate students who evaluated and, in their majority, said that
would use the game in their practice of teaching. |
author_additional |
Paes, Lucilene da Silva |
author_additionalStr |
Paes, Lucilene da Silva |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso |
author |
Santos , Raissa Moura dos |
title |
Uma proposta de sequência didática para o ensino do complexo teníase - cisticercose |
title_short |
Uma proposta de sequência didática para o ensino do complexo teníase - cisticercose |
title_full |
Uma proposta de sequência didática para o ensino do complexo teníase - cisticercose |
title_fullStr |
Uma proposta de sequência didática para o ensino do complexo teníase - cisticercose |
title_full_unstemmed |
Uma proposta de sequência didática para o ensino do complexo teníase - cisticercose |
title_sort |
uma proposta de sequência didática para o ensino do complexo teníase - cisticercose |
publisher |
Brasil |
publishDate |
2022 |
url |
http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1017 |
_version_ |
1787149956222550016 |
score |
11.755432 |