Trabalho de Conclusão de Curso

Educação e sustentabilidade: desafios à prática de ações para sensibilização ambiental de alunos do ensino fundamental de duas escolas públicas – E. E. Eldah Bitton Telles da Rocha e E. E. Prof.ª Tereza Siqueira Tupinambá

The theme addressed here aims to present the development of workshops for the practical teaching of vertical gardens with students of primary school public schools as a bias towards sustainability. In addition, it has been reflecting on the teaching learning process of sciences in the classes su...

ver descrição completa

Autor principal: Drefs, Yosie Dias Serrão
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso
Idioma: por
Publicado em: Brasil 2022
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1055
id oai:localhost:4321-1055
recordtype dspace
spelling oai:localhost:4321-10552022-11-23T21:11:28Z Educação e sustentabilidade: desafios à prática de ações para sensibilização ambiental de alunos do ensino fundamental de duas escolas públicas – E. E. Eldah Bitton Telles da Rocha e E. E. Prof.ª Tereza Siqueira Tupinambá Drefs, Yosie Dias Serrão Silva, Janari Rui Negreiros da http://lattes.cnpq.br/2785071645616428 Gilonna Júnior, Roberto http://lattes.cnpq.br/6166429640155944 Silva, Janari Rui Negreiros da http://lattes.cnpq.br/2785071645616428 Souza, Heliamara Paixão de http://lattes.cnpq.br/0367991915005308 Enriconi, Adriana http://lattes.cnpq.br/4273322336883518 Biologia - ensino Sustentabilidade Educação ambiental CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS The theme addressed here aims to present the development of workshops for the practical teaching of vertical gardens with students of primary school public schools as a bias towards sustainability. In addition, it has been reflecting on the teaching learning process of sciences in the classes surveyed, as well as its disconnection with environmental education established as an opportunity to transform habits and attitudes that affect space, in addition to rethinking the place in which it is inserted. As a result of this work the research was based on sequence four of Zabala (1998), organized in 4 stages, which are: 1) Presentation of the Thematic; 2) Development of the Thematic; 3) Systematization of Knowledge and 4) Socialization of Knowledge. In this sense, it was concerned to adopt methodology in order to connect theory to practice and, on the face of it, the results showed that the workshops presented to the students were effective for their learning, because they showed how important it is to develop a sensitive and conscious behavior with the Nature, optimizing the society / school / environment relationship. It was evidenced in the results how the aspects of the development of workshops contributed to the development of the attitudes required by the education for sustainability, a robust requirement mainly because we inhabit the Amazon region. A temática aqui tratada assumiu o objetivo de apresentar o desenvolvimento de oficinas para o ensino prático de hortas verticais com alunos do ensino fundamental de escolas públicas como viés para a sustentabilidade. E assim, vem refletindo sobre o processo de ensino-aprendizagem de ciências nas turmas pesquisadas, bem como sua desconexão com a educação ambiental instaurada como oportunidade de transformar hábitos e atitudes que afetam o espaço, além de repensar o lugar em que está inserida. Como resultado deste trabalho a pesquisa foi sustentada tendo como base a sequencia quatro de Zabala (1998), organizada em 4 etapas, que são: 1) Apresentação da Temática; 2) Desenvolvimento da Temática; 3) Sistematização de Conhecimentos e 4) Socialização de Conhecimentos. Nesse sentido, preocupou-se em adotar metodologia de forma conectar a teoria à prática e, diante disso, os resultados mostraram que as oficinas apresentadas aos educandos foram eficazes para seu aprendizado, porque evidenciaram o quanto é importante desenvolver um comportamento sensível e consciente com a natureza, otimizando a relação sociedade/escola/meio ambiente. Foi evidenciado nos resultados como os aspectos do desenvolvimento de oficinas contribuíram para o desenvolvimento atitudes requeridas pela educação para sustentabilidade, exigência robusta principalmente por habitarmos a região Amazônica. 2022-11-04T19:54:07Z 2022-11-04 2022-11-04T19:54:07Z 2017-12-19 Trabalho de Conclusão de Curso DREFS. Yosie Dias Serrão. Educação e sustentabilidade: desafios à prática de ações para sensibilização ambiental de alunos do ensino fundamental de duas escolas públicas – E. E. Eldah Bitton Telles da rocha e E. E. Prof.ª Tereza Siqueira Tupinambá. 2017. 41 f. Monografia (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2017. http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1055 por Acesso Aberto Brasil Campus Manaus Centro Instituto Federal do Amazonas IFAM Licenciatura em Ciências Biológicas Instituto Federal do Amazonas IFAM Licenciatura em Ciências Biológicas Instituto Federal do Amazonas IFAM Licenciatura em Ciências Biológicas
institution Repositório Institucional - Instituto Federal do Amazonas - IFAM
collection IFAM-RI
language por
topic Biologia - ensino
Sustentabilidade
Educação ambiental
CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
spellingShingle Biologia - ensino
Sustentabilidade
Educação ambiental
CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Drefs, Yosie Dias Serrão
Educação e sustentabilidade: desafios à prática de ações para sensibilização ambiental de alunos do ensino fundamental de duas escolas públicas – E. E. Eldah Bitton Telles da Rocha e E. E. Prof.ª Tereza Siqueira Tupinambá
topic_facet Biologia - ensino
Sustentabilidade
Educação ambiental
CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
description The theme addressed here aims to present the development of workshops for the practical teaching of vertical gardens with students of primary school public schools as a bias towards sustainability. In addition, it has been reflecting on the teaching learning process of sciences in the classes surveyed, as well as its disconnection with environmental education established as an opportunity to transform habits and attitudes that affect space, in addition to rethinking the place in which it is inserted. As a result of this work the research was based on sequence four of Zabala (1998), organized in 4 stages, which are: 1) Presentation of the Thematic; 2) Development of the Thematic; 3) Systematization of Knowledge and 4) Socialization of Knowledge. In this sense, it was concerned to adopt methodology in order to connect theory to practice and, on the face of it, the results showed that the workshops presented to the students were effective for their learning, because they showed how important it is to develop a sensitive and conscious behavior with the Nature, optimizing the society / school / environment relationship. It was evidenced in the results how the aspects of the development of workshops contributed to the development of the attitudes required by the education for sustainability, a robust requirement mainly because we inhabit the Amazon region.
author_additional Silva, Janari Rui Negreiros da
author_additionalStr Silva, Janari Rui Negreiros da
format Trabalho de Conclusão de Curso
author Drefs, Yosie Dias Serrão
title Educação e sustentabilidade: desafios à prática de ações para sensibilização ambiental de alunos do ensino fundamental de duas escolas públicas – E. E. Eldah Bitton Telles da Rocha e E. E. Prof.ª Tereza Siqueira Tupinambá
title_short Educação e sustentabilidade: desafios à prática de ações para sensibilização ambiental de alunos do ensino fundamental de duas escolas públicas – E. E. Eldah Bitton Telles da Rocha e E. E. Prof.ª Tereza Siqueira Tupinambá
title_full Educação e sustentabilidade: desafios à prática de ações para sensibilização ambiental de alunos do ensino fundamental de duas escolas públicas – E. E. Eldah Bitton Telles da Rocha e E. E. Prof.ª Tereza Siqueira Tupinambá
title_fullStr Educação e sustentabilidade: desafios à prática de ações para sensibilização ambiental de alunos do ensino fundamental de duas escolas públicas – E. E. Eldah Bitton Telles da Rocha e E. E. Prof.ª Tereza Siqueira Tupinambá
title_full_unstemmed Educação e sustentabilidade: desafios à prática de ações para sensibilização ambiental de alunos do ensino fundamental de duas escolas públicas – E. E. Eldah Bitton Telles da Rocha e E. E. Prof.ª Tereza Siqueira Tupinambá
title_sort educação e sustentabilidade: desafios à prática de ações para sensibilização ambiental de alunos do ensino fundamental de duas escolas públicas – e. e. eldah bitton telles da rocha e e. e. prof.ª tereza siqueira tupinambá
publisher Brasil
publishDate 2022
url http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1055
_version_ 1787149962339942400
score 11.653393