Trabalho de Conclusão de Curso

Proposta de melhoria na estratégia logística das empresas de telecomunicações no Brasil

Supply Chain Management (SCM) is one of the most important subareas of Logistics in Administration. Supply chain management spans from the raw material stage to post-sales, highlighting the importance of planning and controlling the entire supply chain, for the best flow of information and materials...

ver descrição completa

Autor principal: Medeiros, Luís Filipe Pinheiro
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso
Idioma: por
Publicado em: Brasil 2022
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1085
id oai:localhost:4321-1085
recordtype dspace
spelling oai:localhost:4321-10852022-12-13T15:08:11Z Proposta de melhoria na estratégia logística das empresas de telecomunicações no Brasil Medeiros, Luís Filipe Pinheiro Alves Neto, José Luciano Rodrigues Alves Neto, José Luciano Rodrigues Rafael, Giskele Luz Silva, Jefferson Fernando da Empresas de telecomunicação Estratégia logística Cadeia de suprimentos CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE SETORES ESPECIFICOS Supply Chain Management (SCM) is one of the most important subareas of Logistics in Administration. Supply chain management spans from the raw material stage to post-sales, highlighting the importance of planning and controlling the entire supply chain, for the best flow of information and materials. The current study aims to analyze the competitive advantages of implementing the strategy in the logistics of telecommunications companies in the market. A significant evolution can be seen in the Brazilian telecommunications services market through structural changes and the development of new technologies. The need for organizations' processes to get closer and closer to customers is a reality that affects the quality of their products and services, directly influencing the performance of the companies' logistics chain. The work was developed through bibliographic research, being carried out in books, magazines, internet, among others, in order to present possible competitive improvements of logistics strategies in telecommunications companies. A Gestão da Cadeia de Suprimentos (SCM) é uma das mais importantes subáreas da Logística na Administração. A gestão de cadeia de suprimentos abrange desde o estágio de matéria-prima até o pós-venda, destacando a importância de planejar e controlar toda a cadeia de suprimentos, para o melhor fluxo de informações e materiais. O atual estudo tem como finalidade analisar as vantagens competitivas da implantação da estratégica na logística de empresas de telecomunicações no mercado. Percebe-se significativa evolução no mercado brasileiro dos serviços de telecomunicações através das mudanças estruturais e do desenvolvimento de novas tecnologias. A necessidade dos processos das organizações se aproximarem cada vez mais dos clientes é uma realidade que afeta a qualidade de seus produtos e serviços, influenciando diretamente no desempenho da cadeia logística das empresas. O trabalho foi desenvolvido por meio de pesquisas bibliográficas, sendo realizada em livros, revistas, internet, entre outros, com o intuito de apresentar possíveis melhorias competitivas das estratégias logísticas nas empresas de telecomunicações. 2022-12-13T15:08:11Z 2022-12-13 2022-12-13T15:08:11Z 2022-09-16 Trabalho de Conclusão de Curso Medeiros, Luís Filipe Pinheiro. Propostas de melhoria na estratégia logística das empresas de telecomunicações no Brasil. Manaus. 2022. 72 f. Monografia. (Graduação em Tecnologia em Logística) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Distrito Industrial, Manaus, 2022. http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1085 por ALEXANDRE, Renata. et al. Gestão do serviço ao cliente sob a perspectiva da gestão da cadeia de suprimentos. Revista de Ciência & Tecnologia. v. 17, n. 35, p. 17-29, jul./dez. 2014. ANATEL, Agência Nacional de Telecomunicações. Disponível em: <https://www.gov.br/anatel/pt-br> em junho de 2022 BALLOU, Ronald H. Gerenciamento da cadeia de suprimentos/logística empresarial. Porto Alegre: Bookman, 2006 BERTAGLIA, Paulo R. Logística e gerenciamento da cadeia de abastecimento. São Paulo: Saraiva, 2009. BERTAGLIA, Paulo Roberto. Logística e Gerenciamento da Cadeia de Abastecimento. São Paulo: Saraiva, 2013. CAETANO, Adriana das Neves. Uma Estratégia para a implantação de uma solução de Gerenciamento de Relacionamento com o Cliente (CRM) em Empresas de Telecomunicações. UFSC. 2003. CARVALHO, Rita. Satisfação do Consumidor – Gestão de Reclamações. Universidade Católica Portuguesa. Porto. 2013 CASTRO, Tainara Rigotti de. A Gestão da Cadeia de Suprimentos: uma Revisão Literária. VII Congresso Brasileiro de Engenharia de Produção, Ponta Grossa, PR, Brasil. 2017 CAVALCANTE, Heloiza da Silva et al. Uma breve Análise sobre a evolução da Logística. Disponível em: <https://www.aedb.br/seget/arquivos/artigos 19/23728201.pdf> em fevereiro de 2021 CHRISTOPHER, Martin. Logística e gerenciamento de suprimentos. 2. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2007. Council of supply chain management professionals - CSCMP. Apresenta definições e conceitos sobre gestão de operações e logística. 2006 DASKIN, M. S. Rede e localização discreta - modelos, algoritmos e aplicações. John Wiley & Sons, Nova York. 1995 FAGUNDES, Felipe Oliveira. Melhoria no procedimento de atendimento de pedidos em um centro de distribuição e vendas. Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. São Paulo, 2008 FIGUEIREDO, K., ARKADER, R. Da Distribuição Física ao Supply Chain Management: o pensamento, ensino e as necessidades de captação em logística. 1998. 70 GARVIN, D.A. Gerenciando a qualidade: a visão estratégica e competitiva. Rio de Janeiro: Qualitymark, 1992. Johnston, Robert and Sandy Mehra, Best-practice Complaint Management, Academy of Management Executive Journal, Vol. 16, No 4. 2002 KUMAR, V. et al. Is market orientation a source of sustainable competitive advantage or simply the cost of competing? Journal of Marketing, 75(1), 16-30, 2011. LAMBERT, D. M.; GARCÍA-DASTUGUE, S. J.; CROXTON, K. L. The role of logistics managers in the cross-functional implementation of supply chain management. Journal of Business Logistics, v. 29, n. 1, 2008. LEITE, Caio Cesar Lemes et al. A LOGÍSTICA E A GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS: um estudo de caso em uma empresa da região do sul de Minas Gerais. Disponível em: <http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/ article/download/4046/3014>. Acesso em fevereiro de 2021 LOBO, Ana Paula. Quantidade e Qualidade não Rimam. Computerworld: Tecnologia e Negócios no Mundo Corporativo. São Paulo. 2002. MAGALHÃES, Jhuly Martins et al. Logística Estratégica: A Cadeia de Suprimentos na Perspectiva de Futuro de Uma Organização. Revista da Universidade Vale do Rio Verde. v. 17. n.1 2019. MARCHESINI, Márcia Maria Penteado; ALCÂNTARA, Rosa Lúcia Chicarelli. Proposta de atividades logísticas na Gestão da Cadeia de Suprimentos (SCM). Production, v. 24, n. 2, p. 255-270, 2014 MATACANO, Luiambo Tchitula. Avaliação da Qualidade dos Serviços de Telefonia móvel celular da operadora UNITEL na Cidade de Huambo. Universidade Portugalense. 2007 MELO, Daniela. ALCÂNTARA, Rosane. A gestão da demanda em cadeias de suprimentos: uma abordagem além da previsão de vendas. Gest. Prod., São Carlos, v. 18, n. 4, p. 809-824, 2011 MENDES, Daniele. Comparativo promocional nas campanhas de Telefonia móvel: Brasil Telecom x Vivo. Centro Universitário De Brasília. Brasília. 2006 MURAD, Ronan. Gestão de relacionamento com fornecedores em arranjos produtivos locais: o caso do Vale da Eletrônica. Production, v. 25, n. 1, p. 1-12, jan./mar. 2015 NOVAES, A. G. Logística e Gerenciamento da Cadeia de Distribuição. 3.ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007. 71 PIRES, José Cláudio L. Políticas regulatórias no setor de telecomunicações: a experiência internacional e o caso brasileiro. Rio de Janeiro: BNDES, 199 PAULA, Nathan de Oliveira; NASCIMENTO, Marylaine de Oliveira. A Importância do Gerenciamento da Cadeia de Abastecimento Integrada como um Fator de Vantagem Competitiva para as Organizações. Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia, IFSudesteMG. 2014. Disponível em <https://www.aedb.br/seget/arquivos/artigos14/16820136.pdf> Acesso em 2021 PINTO, Caio Leonardo da Silva; NEGRÃO, Léony Luis Lopes. O Gerenciamento e Controle da Construção Civil: Um estudo de caso sob a ênfase dos sub- processos operacionais da gestão do fluxo na manufatura. Traços, Belém, v.14, n 30, p. 109-124, dez. 2012 PORTER, Michael E. Estratégia Competitiva: Técnicas para Análise de Indústrias e da Concorrência. Rio de Janeiro: Editora Campus, 2010. PORTER, Michael. Vantagem Competitiva: criando e sustentando um desempenho superior. 5ª. ed. Rio de Janeiro: Campus, 1989. PORTOGENTE. O que é e como funciona a gestão da cadeia de suprimentos. 2016. Disponível em <https://portogente.com.br/portopedia/91207-o-que-e-a-gestao- da-cadeia-de-suprimentos-e-como-funciona>. Acesso em fevereiro de 2021 RICCI, Marlucy Godoy. Estudo de Caso sobre Gestão da Qualidade em uma Empresa de Serviços de Telefonia. Universidade Federal de São Carlos. São Carlos, 2013 SALIM, C.; NASAJON, C. V.; SALIM, H.; MARIANO, S. Administração Empreendedora: teoria e prática usando estudos de casos. 1.ed. Rio de Janeiro: Campus, 2004. SANTANA, P. GAZOLA, J. Gestão, Comportamento da Geração Y. São Paulo: XIII SEMEAD, Setembro, 2010. SANTOS, Ana Paula. DA SILVA, Silvana. Modelo de gestão em desenvolvimento e produção de produtos em projetos sociais – Projeto Produção em Foco. Editora UFPR. Extensão em Foco, Curitiba, n. 7, p. 89-99, jan./jun. 2011. SIMON, Alexandre Tadeu; PIRES, Sílvio R. I. Uma Metodologia para Avaliação da Gestão da Cadeia de Suprimentos nas Empresas. XXVI ENEGEP - Fortaleza, CE, Brasil. Outubro de 2006. SOARES, Adriana Costa. Diagnóstico e modelagem da rede de distribuição de derivados de petróleo no Brasil. Departamento de Engenharia Industrial Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro. 2003 SOUZA, P. M. A contribuição dos sistemas ERP para a gestão da informação e do conhecimento: um estudo em uma empresa de pequeno porte na área 72 gráfica. Dissertação (Mestrado) – Curso de Mestrado Profissional em Administração, Fundação Pedro Leopoldo, Pedro Leopoldo, 127 f., 2012. VEROL, Marcus Vinícius Augusto. Estratégias logísticas nas empresas de telefonia celular: status e oportunidades na gestão de aparelhos. IBMEC. Rio de Janeiro, 2006. WOOD, T., ZUFFO, P. Supply Chain Management. Revista Administração de Empresas, vol 38. 1998. Acesso Aberto Brasil Campus Manaus Distrito Instituto Federal do Amazonas IFAM Tecnologia em Logística Instituto Federal do Amazonas IFAM Tecnologia em Logística Instituto Federal do Amazonas IFAM Tecnologia em Logística
institution Repositório Institucional - Instituto Federal do Amazonas - IFAM
collection IFAM-RI
language por
topic Empresas de telecomunicação
Estratégia logística
Cadeia de suprimentos
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE SETORES ESPECIFICOS
spellingShingle Empresas de telecomunicação
Estratégia logística
Cadeia de suprimentos
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE SETORES ESPECIFICOS
Medeiros, Luís Filipe Pinheiro
Proposta de melhoria na estratégia logística das empresas de telecomunicações no Brasil
topic_facet Empresas de telecomunicação
Estratégia logística
Cadeia de suprimentos
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE SETORES ESPECIFICOS
description Supply Chain Management (SCM) is one of the most important subareas of Logistics in Administration. Supply chain management spans from the raw material stage to post-sales, highlighting the importance of planning and controlling the entire supply chain, for the best flow of information and materials. The current study aims to analyze the competitive advantages of implementing the strategy in the logistics of telecommunications companies in the market. A significant evolution can be seen in the Brazilian telecommunications services market through structural changes and the development of new technologies. The need for organizations' processes to get closer and closer to customers is a reality that affects the quality of their products and services, directly influencing the performance of the companies' logistics chain. The work was developed through bibliographic research, being carried out in books, magazines, internet, among others, in order to present possible competitive improvements of logistics strategies in telecommunications companies.
author_additional Alves Neto, José Luciano Rodrigues
author_additionalStr Alves Neto, José Luciano Rodrigues
format Trabalho de Conclusão de Curso
author Medeiros, Luís Filipe Pinheiro
title Proposta de melhoria na estratégia logística das empresas de telecomunicações no Brasil
title_short Proposta de melhoria na estratégia logística das empresas de telecomunicações no Brasil
title_full Proposta de melhoria na estratégia logística das empresas de telecomunicações no Brasil
title_fullStr Proposta de melhoria na estratégia logística das empresas de telecomunicações no Brasil
title_full_unstemmed Proposta de melhoria na estratégia logística das empresas de telecomunicações no Brasil
title_sort proposta de melhoria na estratégia logística das empresas de telecomunicações no brasil
publisher Brasil
publishDate 2022
url http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1085
_version_ 1787149975741792256
score 11.653393